segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Saúde - um conceito









Saúde é um temazorro para mim....
Hipocondriaco há quase 10 anos, a passar por alguns problemas familiares com relação com o mesmo, e a exercer na área.....
Mas a Saúde tem muito que se lhe diga.





Deparei me há bocado com este artigo do Nouvel Observateur, onde 2 médicos analisaram 4000 medicamentos e descobriram que mais de 50% são Inúteis, 25% são bons e úteis e 5% são muito perigosos para a saúde publica.




Sinceramente não percebo como é que o mundo chegou ao ponto de considerar que para curar uma doença só precisa de tomar algo, sem MUDAR nada na sua rotina, na sua Alimentação e até nos seus pensamentos.


Por muito bons que os medicamentos sejam, as pessoas deviam pensar que a doença não é algo aleatório.


O Dr.Bruce Lipton provou com outros médicos que o que pensamos, sentimos e vivemos tem uma influencia muito maior que a própria genética.
Louise Hay e uma data de gente que deu o seu testemunho mostram que ao mudarem a sua forma de SER e de Encarar a vida a doença desapareceu.

Os médicos continuam a encarar-se a si mesmos e as pessoas continuam a encarar os médicos na medida do capitalismo químico - dê-me aquela droga para a diarreia, que foi de algo que comi.
Elas preferem o medicamento a mudar o que comem, por exemplo.

As pessoas detestam a palavra dieta, eu também não gosto, porque encaram a Dieta como algo Difícil  de curta duração ( elas querem o mais curto possível) para atingir determinado objectivo.

No entanto a macrobiótica e outras terapias dietéticas têm mostrado que muitos pacientes melhoram das suas doenças ao adoptar um regime vegetariano ou quase-vegetariano e voltam muitas vezes a piorar quando saem dele.

Ainda me lembro da dieta do Dr.Gerson que consiste em sumos de cenoura, laranja, brócolos  legumes, etc varias vezes ao dia, e também de casos de pessoas que ficaram curadas de doenças graves com essas mesma dieta, e muitas deles preferem assim.

É estranho o conceito de Doença. Porque o que nos leva ao medico é apenas o Sintoma. Por exemplo, uma gastrite demorou meses, até anos a formar-se : má alimentação, stress, raiva, provavelmente algum tabaco e álcool e pronto....

E se para ter uma Cura total eu tivesse que mudar a minha vida ?
E se a doença Não passar de um Mecanismo do corpo dizer - Hei tou aqui!! Cuida de mim!!




Acredito nisto cada vez mais, até porque sou hipocondriaco consigo por vezes perceber que coisas ''programei'.

Há cerca de um ano tive um calazio no olho, uma espécie de inchaço na pálpebra  Eu fui ao medico e ele passou uma pomada oftalmica...eu claro que pensava que era um cancro !!
Passadas 3 semanas ainda não tinha desaparecido e eu relatei com ansiedade á minha amiga Anabela, e ela disse-me com toda a calma - isso ainda não passou porque tu tas ai a programar isso, quando deixares de pensar nisso isso vai embora.
Passados uns dias comecei a ir menos vezes ao espelho, punha a pomada 2x ao dia e olhava o mesmo umas 3x ao dia e reparei que ele desapareceu em 2 dias.

Ou Seja eu com a minha ansiedade, só me Focava no problema.
E ele persistia.
Então devemos abandonar os problemas, poderão perguntar-me?
Creio que não, mas não devemos deixar que eles sejam o foco da nossa atenção.

A palavra holistico deriva de Todo, e a palavra Cura e Saúde derivam da mesma, ou seja a Cura é a Reintegração no Todo.
Então a doença nada mais é que Estarmos isolados do Todo.
Eu fabriquei a minha doença ao isola-la, ela persistia porque eu a via ali, distante do olho e da pálpebra  como se uma entidade única se tratasse.
Talvez todas as doenças sejam em ultima analise :


  • uma programação que nos vê como seres independentes do corpo e da Natureza das coisas, que emerge para nos mostrar essa mesma interdependência  É como se tirássemos a raiz da árvore ..ela murcharia e morreria.

  • É também um alerta do corpo para Termos cuidado com ele. Nós normalmente Só sentimos o corpo quando estamos doentes ou com algum problemas especifico. Talvez a doença seja uma maneira do corpo nos voltar a dizer - Hei tu usas-me mas nunca estas comigo, nunca me sentes.

  • no fim a doença é um processo de Escolha. Ou voltamos a nos re-integrar no Cosmos ou continuaremos ate ao limite, levando a que a planta de tanto se puxar fica sem raiz e já não pode voltar nascer....

Eckhart Tolle define a Saúde com Estarmos em contacto com a nossa Essência. Estarmos em contacto com o Presente, com as coisas boas que a Existência nos trouxe.

Já repararam que muitas pessoas só quando adoecem gravemente é que param para ver as Bênçãos que têm???
Só quando enfrentamos a morte podemos nascer outra vez, dizia um poema no livro You only live Twice de Ian Fleming.

Porque a Vida é muito mais que o corpo e que os pensamentos, a Vida é uma União de tudo - experiências  o corpo, os pensamentos, a Alegria, a totalidade.... 
Só quando estamos a nos desenraizar da vida é que percebemos que Não temos vivido.

Aquele que olha a morte com serenidade sabe que Viveu, e que o pior não é morrer, mas é nunca Ter Vivido.

Por isso a Saúde não pode ser um conceito burocrático  regido por cédulas ou organizações. A Saúde é uma escolha do Presente.

Eu Agora escolho ver a paz que brota disto tudo, ou só o conflito?
Eu escolho Agora sentir o meu corpo, meditar, parar o pensamento ou continuar a pensar sobre o mesmo problema sem chegar a lugar algum?
Eu escolho agora seguir o meu sonho ou sobreviver no dia a dia sem coragem?
Eu escolho Agora uma refeição saudável de legumes e verduras e um pequeno doce ou uma refeição gordurosa, rápida e barata que me satisfaz no momento mas me faz mal ?

A Escolha é Agora.
A Medicação, mesmo a natural, é apenas um recurso.

Se eu estou deprimido, ajudara tomar um comprimido e me isolar no quarto?
Ou sair, apanhar sol, mudar em mim os pensamentos , sentir e ouvir os pássaros  a vida la fora, fazer algo criativo, fazer um plano para ir em frente no meu sonho, beber agua pura, comer alimentos frescos e naturais, e por fim tomar uma cápsula de hipericão ou mesmo um comprimido?

Qual destas soluções é pra vocês mais saudável?


Ontem a noite reparei que aqui em casa não temos muita vontade de decorar para o Natal. A minha mãe diz que é essencialmente porque não pode comprar nada.
Mas eu penso - 

Se eu quero sentir o Natal eu devo preparar o Natal, para isso preciso de a decorar.
Talvez não tenha vontade, mas se eu criar o espírito natalício, se me puser a enfeitar a casa, a fazer bolos, ou cartões de natal com o meu afilhado, ao som de musicas natalícias, quem sabe assim o Natal volta.

No fundo quando mais eu me fecho, mais dificuldade terei em sair da clausura.
lá volta a programação, quanto mais me programo mais estarei limitado.

Existem tantas opções na Vida.
Amanha ...ou melhor dentro de horas, vamos saber algumas coisas sobre saúde.
Eu posso começar a pensar o pior ou a preparar a luta. 

Posso pensar positivo,
posso por musica positiva
posso mudar a alimentação, sendo mais natural e com agentes proprios
posso ate comprar suplementos adequados
posso dar ideia de sessões de meditação 

Os médicos podem ficar com o conceito limitado deles de Medicina e Saude....


Como diz o H'oponopono :

Não ha nada fora de si que nao exista dentro de si





1 comentário:

  1. Reflexão interessante sobre vida, saúde e hipocondria.

    Penso que te faz bem exteriorizares os pensamentos, assim escrevendo, racionalizando o porquê deles aparecerem. É o caminho certo para te libertares de vez.

    ResponderEliminar

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...