sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Fitoterapia para Problemas do Inverno



O Outono e o Inverno trazem o frio, o vento e a chuva.
Os virus e bacterias vêem á tona, precipitando gripes, constipações e infecções do foro oral e respiratório.

Segundo a Medicina Chinesa, é uma época em que os Rins e os órgãos regidos pelo elemento Agua são mais afectados, e existe um decréscimo de Yang (ou seja calor.)

O Rim é segundo a MTC um órgão poderosíssimo onde reside a Essência (chamada JING), fonte e regulação de toda a vida. Esta energia não pode ser renovada, mas pode ser Preservada.

Ao Rim estão associados a Bexiga, os órgãos reprodutores, os ossos, os ouvidos e o sistema nervoso.

Todos os Alimentos e Plantas Tónicas e que revitalizem o RIM e os órgãos a ele associados, são aconselhados.
É o caso das sementes como as Nozes ( que nutrem o cerebro, considerado mar das medulas), sementes de girassol, as amêndoas, todo o tipo de feijão ou lentilhas, bem como alimentos salgados e quentes.
Não é definitivamente o tempo das saladas, nem do consumo excessivo de algas ou peixe, pois arrefecem mais o organismo.

Há que reduzir também o consumo de leite e derivados.

Para Constipações será útil também : o Gengibre, Tomilho, Canela, Hortelã, Hibisco, o Polen e Propolis das abelhas, Sabugueiro, Pimenta, o Limão, o cogumelo Cordyceps e o Alho.

O Inverno causa tambem excessiva vasoconstrição, ou seja os vasos sanguineos estreitam-se, podendo aumentar risco cardiaco, inflamação e problemas circulatorios. Poder-se-ão utilizar o Alho, o Gengibre, Casca de Canela, Pimenta de Caiena, a Romã, a Centelha asiatica e as bagas de Goji.

Algumas formulas uteis, de MEDICINA CHINESA :

O Gui Zhi Tang Pian/ Cinnamon form é uma formula chinesa muito afamada por estimular as defesas, aumentar energia e vigor. Feito a base de canela, gengibre, alcaçuz, peonia e ziziphus. É optima essencialmente como preventivo da gripe.



CANG ER ZI PIAN/All Clear Form formula chinesa muito util para dores de cabeça, rinite, sinusite e congestão nasal.

JIAN BU WAN/ Healthy Step Form Pill é um formula para dispersar o vento e humidade interna, sendo muito util no caso de reumatismo, dores articulares, e ciática.


Himalaya SeptilinO Septilin é uma formula indiana, com efeito imunoestimulante. Renova as celulas de defesa, estimula a fagocitose, é anti inflamatorio e tem propriedades antibioticas e antivirais. Composto por Guggul, Guduchi, Rubia Cordifolia, Alcaçuz, moringa, amalaki.



Tambem o Arjun Chal é muito util em problemas cardiacos, alem de ser um tonico. Arjun Chal Capsules

Recomendamos obviamente que consulte o seu medico, Naturopata ou Especialista em MTC antes de tomar alguma formula ou suplemento.


Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...