sábado, 8 de dezembro de 2012

O Padrinho - 2ªparte

  

Aproveitei a tarde de hoje para rever a 2ª parte da trilogia do Padrinho.
É considerada como a melhor ou em pé de igualdade com o primeiro filme....
Para mim sempre achei que a primeira parte funcionava melhor e devo confessar que por vezes me perdia um pouco no enredo.
Acho que a maturidade ajuda-nos a perceber melhor as coisas. Não que todos temos que achar um filme melhor ou pior por estarmos mais velhos, mas talvez por estarmos mais receptivos ao feedback que o filme nos dá.

Continuo a achar o primeiro filme melhor. Não desgostei do De Niro, mas para mim o Padrinho é Marlon Brando.
Achei que o primeiro filme era mais ''familiar'', conhecíamos a família  os negócios  e essencialmente assistíamos ao drama de Michael - do rebelde que não queria entrar no ''negócio'' da família até se tornar o cabecilha da mesma.

O Segundo filme parece abandonar um bocado o barco da familia, essencialmente mostra-nos as consequências de Ser sedento de poder. É essencialmente a Ascensão e queda dos Corleone.

Por alguns momentos questionei se seria necessário ter sido feito um terceiro filme, porque o final do filme já é bastante sui generis. Mas acabo de perceber que o Terceiro filme não é apenas a Queda definitiva mas também a possível tentativa Redenção de Michael.

Mas quanto a esta 2ª parte....É sem duvida uma Grande peça de Cinema. Al Pacino está talvez melhor que no primeiro filme, mais rude e ao mesmo tempo mais frio.
E enquanto vemos a queda da família vemos em flashbacks a historia do pai dele, Vito Corleone.

Devo dizer que resulta bem, e que mostra esse contraste entre o modo de fazer as coisas de Don Corleone com o modo do Filho Michael, e que enquanto o primeiro vivia para a família  o segundo acaba por levar á ruína da mesma.

Talvez a ausência do conceito familiar no segundo filme sirva para isso mesmo - realçar o quanto se pode fazer a mesma coisa e ao mesmo tempo ter um efeito oposto.

Este filme é muito centrado em Michael e no mundo dos negócios  ao contrario do primeiro que era concentrado na família, nos laços de sangue. Acho que o primeiro mesmo assim era um Verdadeiro filme de Mafiosos....

São de louvar neste segundo filme os Detalhes - desde a chegada dos italianos, a festa e morte de Don Fanucci, as festas no lago Tahoe....é muito mais perfeito em guarda roupa, em adereços, em exteriores que o primeiro.

Um dos defeitos que senti no filme foi uma ligeira quebra entre a primeira e a segunda parte do filme, que em dvd se divide em 2 partes e originalmente no cinema marcava um intervalo.
De algum modo a primeira parte é muito mais rica que a 2ª, e por vezes ficamos com a sensação de espaços vazios.

Mas não existe muito a dizer de defeitos. Creio que os defeitos surgem apenas quando comparamos com o 1º filme, que é quase perfeito, porque por si mesmo é um Grande Filme.



1 comentário:

  1. O primeiro filme é fantástico, mas sempre gostei mais da segunda parte. Parece-me mais trágico, irónico, e atar muitas pontas soltas.

    ResponderEliminar

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...