sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Hoʻoponopono e as memórias



Hoʻoponopono é uma técnica kahuna, do Hawai para reconciliação e perdão.

Os Kahunas acreditavam que todas as doenças e todos os problemas no nosso dia a dia se deviam a emoções bloqueadas, que não só afectavam a pessoa em si como todos á sua volta e até gerações futuras.

O Ho'oponopono consiste essencialmente em pedir perdão á Divindade e para que ela limpe em nós e á nossa volta a Origem do problema, levando a que o mesmo cesse.

Segundo uma das kahunas Morrnah Simeona, o perdão não só limpa o karma acumulado por eons de encarnações, como é um processo de cura.  Para Simeona nós somos Seres Divinos e cada Emoção bloqueada fica na memoria, desta, de outra vida, de outra dimensão e persistirá até que o ser se arrependa e comece a amar.
Ao contrario de outras orações, não se deve fazer Ho'oponopono tendo em vista um resultado, mas sim perceber que somos parte do Cosmos e como tal ao pedirmos perdão estamos a curar o Todo, pois tal como o Sol nasce para todos, o Perdão também é para todos.

Existem relatos que um psiquiatra através da técnica conseguiu modificar e curar dezenas de presos e doentes mentais, Sem nunca os ter visto pessoalmente, apenas com o Ho'oponopono.

Ihaleakala Hew Len define que no Ho'oponopono tornamos nos responsáveis do todo e não apenas de nós, reconhecemos que Nós Somos parte do Todo e pedimos a Cura total do Todo...o que acontece depois é apenas um reflexo da limpeza e desse brilho interno.

Ao curarmos a memoria, é como se pudessemos tirar a faca que está a causar a ferida....ela desaparece e a ferida fecha-se...


Como nos diz Rubia Dantés  : '' Ao fazer o Ho'oponopono você pede a Deus, à Divindade, para limpar, purificar a origem destes problemas, que são as recordações, as memórias. Você assim neutraliza a energia que você associa à determinada pessoa, lugar ou coisa. No processo esta energia é libertada e transmutada em pura luz pela Divindade. E dentro de você o espaço vagado é preenchido pela luz da Divindade. Então, no Ho'oponopono não há culpa, não é necessário reviver sofrimento, não importa saber o porquê do problema, de quem é a culpa, sua origem.''

No momento em que você nota dentro de si algum incômodo em relação a uma pessoa, ou lugar, acontecimento ou coisa, inicie o processo de limpeza, peça a Deus:
"Divindade/ Deus , limpa em mim o que está a contribuir para este problema".

 Pode usar as frases desta sequência  "Sinto muito. Perdoe-me.  Amo-te muito . Sou grato"... várias vezes, você pode destacar uma que lhe toca mais naquele momento e repeti-la. Deixe sua intuição lhe guiar.

Quando você diz "Sinto muito" você reconhece que algo (não importa se saber o que) penetrou no seu sistema corpo/mente. E deseja o perdão interior pelo o que lhe trouxe aquilo.

Ao dizer " Perdoe-me" você não está pedindo a Deus para te perdoar, você está pedindo a Deus para te ajudar se perdoar.

"Amo-te muito" transmuta a energia bloqueada (que é o problema) em energia fluindo, religa você ao Divino.

"Sou grato" é a sua expressão de gratidão, sua fé que tudo será resolvido para o bem maior de todos envolvidos.

A partir deste momento o que acontece a seguir é determinado pela Divindade, você pode ser inspirado a tomar alguma acção  qualquer que seja, ou não. Se continuar uma dúvida, continue o processo de limpeza e logo terá a resposta quando completamente limpo.

Há 2 noites atrás decidi voltar a fazer o Ho'oponopono. Comecei por pedir a Deus que limpasse o que estivesse a contribuir para todos os problemas, meus, de minha mãe e dos meus amigos.
A certo ponto comecei a ter memorias de um conflito que tivemos em Altura há mais de 15 anos!!!!
Só sei que depois adormeci e de manhã não me lembrava de nada.

A noite passada voltei a fazer e não só me lembrei do anterior, como me lembrei da minha casa desde que eu tenho consciência . Lembrei-me de cada canto da casa antes das primeiras obras ( quando tinha 6-7 anos), depois quando tinha 12 ou 13, as ampliações aos 16-17 anos e as ultimas como o primeiro andar etc.
Mas mais importante foi lembrar-me de DETALHES - o cheiro da árvore de natal que fazíamos  as reacções da minha avó quando ficava a ler até mais tarde, o cheiro de cera do chão, um poster que eu nem me lembrava já que tinha, etc.
Lembrei-me de coisas muito antigas e muitas emoções que ficaram por ali a vaguear, algumas boas, outras nem por isso.

Será que o Ho'oponopono poderá mudar a minha vida?
Não sei, mas congratulo-me de ter podido aceder a velhas memorias e sentir muitas coisas que pensava que estavam seladas para sempre.

Aqui segue a Oração dada por Morrnah Simeona : 

"Divino Criador, pai, mãe, filho em Um... 
Se eu, minha família, meus parentes e ancestrais ofendemos à sua família, parentes e ancestrais em pensamentos, palavras, actos e acções do início da nossa criação até o presente, nós pedimos seu perdão... 
Deixe isto limpar, purificar, libertar, cortar todas as recordações, bloqueios, energias e vibrações negativas e transmute estas energias indesejáveis em pura luz... 
Assim está feito".

Fontes : 


Livro A CHAVE, de Joe Vitale


1 comentário:

  1. Faço isso há muito e acredito que pode mudar nossas vidas, pois deixa nossa consciência poder receber do Divino soluções para nossos problemas.

    ResponderEliminar

Ce soir c'est une chanson d' automne Dans la maison qui frissonne Et je pense aux jours lointains