sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Hoʻoponopono e as memórias



Hoʻoponopono é uma técnica kahuna, do Hawai para reconciliação e perdão.

Os Kahunas acreditavam que todas as doenças e todos os problemas no nosso dia a dia se deviam a emoções bloqueadas, que não só afectavam a pessoa em si como todos á sua volta e até gerações futuras.

O Ho'oponopono consiste essencialmente em pedir perdão á Divindade e para que ela limpe em nós e á nossa volta a Origem do problema, levando a que o mesmo cesse.

Segundo uma das kahunas Morrnah Simeona, o perdão não só limpa o karma acumulado por eons de encarnações, como é um processo de cura.  Para Simeona nós somos Seres Divinos e cada Emoção bloqueada fica na memoria, desta, de outra vida, de outra dimensão e persistirá até que o ser se arrependa e comece a amar.
Ao contrario de outras orações, não se deve fazer Ho'oponopono tendo em vista um resultado, mas sim perceber que somos parte do Cosmos e como tal ao pedirmos perdão estamos a curar o Todo, pois tal como o Sol nasce para todos, o Perdão também é para todos.

Existem relatos que um psiquiatra através da técnica conseguiu modificar e curar dezenas de presos e doentes mentais, Sem nunca os ter visto pessoalmente, apenas com o Ho'oponopono.

Ihaleakala Hew Len define que no Ho'oponopono tornamos nos responsáveis do todo e não apenas de nós, reconhecemos que Nós Somos parte do Todo e pedimos a Cura total do Todo...o que acontece depois é apenas um reflexo da limpeza e desse brilho interno.

Ao curarmos a memoria, é como se pudessemos tirar a faca que está a causar a ferida....ela desaparece e a ferida fecha-se...


Como nos diz Rubia Dantés  : '' Ao fazer o Ho'oponopono você pede a Deus, à Divindade, para limpar, purificar a origem destes problemas, que são as recordações, as memórias. Você assim neutraliza a energia que você associa à determinada pessoa, lugar ou coisa. No processo esta energia é libertada e transmutada em pura luz pela Divindade. E dentro de você o espaço vagado é preenchido pela luz da Divindade. Então, no Ho'oponopono não há culpa, não é necessário reviver sofrimento, não importa saber o porquê do problema, de quem é a culpa, sua origem.''

No momento em que você nota dentro de si algum incômodo em relação a uma pessoa, ou lugar, acontecimento ou coisa, inicie o processo de limpeza, peça a Deus:
"Divindade/ Deus , limpa em mim o que está a contribuir para este problema".

 Pode usar as frases desta sequência  "Sinto muito. Perdoe-me.  Amo-te muito . Sou grato"... várias vezes, você pode destacar uma que lhe toca mais naquele momento e repeti-la. Deixe sua intuição lhe guiar.

Quando você diz "Sinto muito" você reconhece que algo (não importa se saber o que) penetrou no seu sistema corpo/mente. E deseja o perdão interior pelo o que lhe trouxe aquilo.

Ao dizer " Perdoe-me" você não está pedindo a Deus para te perdoar, você está pedindo a Deus para te ajudar se perdoar.

"Amo-te muito" transmuta a energia bloqueada (que é o problema) em energia fluindo, religa você ao Divino.

"Sou grato" é a sua expressão de gratidão, sua fé que tudo será resolvido para o bem maior de todos envolvidos.

A partir deste momento o que acontece a seguir é determinado pela Divindade, você pode ser inspirado a tomar alguma acção  qualquer que seja, ou não. Se continuar uma dúvida, continue o processo de limpeza e logo terá a resposta quando completamente limpo.

Há 2 noites atrás decidi voltar a fazer o Ho'oponopono. Comecei por pedir a Deus que limpasse o que estivesse a contribuir para todos os problemas, meus, de minha mãe e dos meus amigos.
A certo ponto comecei a ter memorias de um conflito que tivemos em Altura há mais de 15 anos!!!!
Só sei que depois adormeci e de manhã não me lembrava de nada.

A noite passada voltei a fazer e não só me lembrei do anterior, como me lembrei da minha casa desde que eu tenho consciência . Lembrei-me de cada canto da casa antes das primeiras obras ( quando tinha 6-7 anos), depois quando tinha 12 ou 13, as ampliações aos 16-17 anos e as ultimas como o primeiro andar etc.
Mas mais importante foi lembrar-me de DETALHES - o cheiro da árvore de natal que fazíamos  as reacções da minha avó quando ficava a ler até mais tarde, o cheiro de cera do chão, um poster que eu nem me lembrava já que tinha, etc.
Lembrei-me de coisas muito antigas e muitas emoções que ficaram por ali a vaguear, algumas boas, outras nem por isso.

Será que o Ho'oponopono poderá mudar a minha vida?
Não sei, mas congratulo-me de ter podido aceder a velhas memorias e sentir muitas coisas que pensava que estavam seladas para sempre.

Aqui segue a Oração dada por Morrnah Simeona : 

"Divino Criador, pai, mãe, filho em Um... 
Se eu, minha família, meus parentes e ancestrais ofendemos à sua família, parentes e ancestrais em pensamentos, palavras, actos e acções do início da nossa criação até o presente, nós pedimos seu perdão... 
Deixe isto limpar, purificar, libertar, cortar todas as recordações, bloqueios, energias e vibrações negativas e transmute estas energias indesejáveis em pura luz... 
Assim está feito".

Fontes : 


Livro A CHAVE, de Joe Vitale


1 comentário:

  1. Faço isso há muito e acredito que pode mudar nossas vidas, pois deixa nossa consciência poder receber do Divino soluções para nossos problemas.

    ResponderEliminar

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...