domingo, 4 de maio de 2014

Um Aliado para os Desportistas



O grande aliado em qualquer forma de Desporto é a Água.

Beber água hidrata o organismo, auxilia o metabolismo, ajuda a excreção renal e repõe electrólitos perdidos. Mas devemos confessar - A Água é importante mas não tem uma acção genoreparadora dos danos do stress oxidativo que foram activados pelo exercício físico.

Existem já no mercado imensas fórmulas para desportistas - Isostar, Gatorade, Red Bull, Monster, Powerade, Vitamin Water, Aquarius, etc....

Apesar de saborosas nunca fui muito à bola com elas - têm imenso açucar, poucas vitaminas e antioxidantes e poucos minerais...ou seja prometem mais do que fazem!

No entanto existem fórmulas que podemos fazer em CASA, que permitem criar uma ÁGUA  com VITAMINAS, ANTIOXIDANTES, SAIS MINERAIS, COMPOSTOS FENOLICOS, ETC a baixo custo e com Beneficios para a sáude.


Elementos básicos - 1 Frasco de 1 litro
 

1 Sport Booster - para ajudar a tonificar, hidratar o corpo e aumentar energia 

1 Beterraba
4 folhas de Hortelã
1 limão
5 folhas de Coentros
Meia colher de café de sal
Meia colher de café de açúcar

Lave a beterraba e o limão e parta aos bocados. Ponha dentro do frasco.
Adicione as folhas de Coentros e Hortelã.
Adicione um pouco de água. Esmague com força a Beterraba, o Limão e as folhas permitindo extrair os sucos.
Adicione a meia colher de café de açúcar e sal e agite bem.
Junte o resto da água e alguns cubos de gelo e tape.
Leve ao frigorifico durante 10 horas ou se fizer de noite, estará apto para beber de manhã.
Basta filtrar e por numa garrafa e terá uma água saudável, com pouco teor calórico e rico em vitaminas, antioxidantes, minerais e compostos que ajudam a aumentar a endurance!!

Benefícios :

Coentros - ricos em Magnésio, desintoxicam intestino, fígado e pulmões, dissolve gases, alivia dores menstruais e fortifica oti estômago reduzindo a fome.
Hortelã - rica em Clorofila, desintoxica os tecidos, oxigena o sangue permitindo maior esforço sem o cansaço que produz o mesmo, é desinfectante, estimula a saudável digestão e eliminação dos alimentos. É uma fonte de ferro, cálcio e ajuda as vias respiratórias.
Limão - é um poço de Vitamina C e antioxidantes, contém muito potássio, estimula e regula a pele, gengivas, tecidos, oxigena o sangue, combate stress oxidativo e os danos do Exercício físico.
Beterraba - Rico em folato, ferro, manganésio, magnésio, potássio e betanina. Purifica o sangue, oxigena o sangue, reduz cansaço, melhora o sistema imunitario, ajuda a debilidade organica, aumenta a stamina, a energia,

http://www.sciencedaily.com/releases/2010/12/101217091157.htm
http://www.sciencedaily.com/releases/2009/08/090806141520.htm

2.LossandWin - para ajudar a perder peso mas aumentar massa muscular

1 maçã pequena
1 laranja
2 rodelas de melancia
1 rodela de ananás
1 colher de sobremesa de Spirulina
Meia colher de café de Canela
Meia colher de café de Sal
Meia colher de café de Açúcar
Meia colher de café de Pimenta de caiena

Lave a maçã e a laranja e corte em pedaços. Ponha no frasco. Adicione 1 rodela de ananás e duas rodelas de melancia - Com CASCA. Adicione Meia colher de café de Pimenta de Caiena. Esmague tudo muito bem. Adicione a colher de sobremesa de Spirulina e a meia de canela, sal e açúcar.
Agite bem e esmague e adicione a água e cubos de gelo.
Leve ao frigorifico durante 10 horas ou se fizer de noite, estará apto para beber de manhã.
Basta filtrar e por numa garrafa e terá uma água saudável, com pouco teor calórico e rico em vitaminas, antioxidantes, minerais e compostos que ajudam a ter energia, a estimular o metabolismo e a perder as gorduras...

Benefícios :

Maçã -  com Vitamina C, flavonóides e pectina, é um bom purificador, ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Regula os intestinos e ajuda a controlar a fome. É boa para os intestinos e pulmões. É um forte antioxidante.
Laranja - rica em Vitamina C, B5 e flavonoides. Estimulam as defesas, é um poderoso alimento nutritivo, fortalecendo as gengivas, a pele, os capilares e os intestinos.
Melancia - rica em potássio, vitamina C, magnésio e enzimas digestivas. É um forte hidratante apesar de ter propriedades diuréticas. Estimula e activa a boa função renal, drena toxinas e expele ácidos do corpo, reduz a tensão arterial . Ajuda a afinar a silhueta.
Ananás - rico em enzimas proteoliticas . Estimula o metabolismo, ajuda a digestão. Rica em açucares que não causam obesidade, pelo contrário, estimula o rebentamento das células de gordura. Reduz colesterol.
Canela - tónico, estimula o metabolismo, combate diabetes, reduz o nivel de açúcar. Dá energia e força. Ajuda a reforçar defesas e auxilia perda de peso.
Caiena -  estimula circulação, fortalece vasos sanguineos, rebenta células de gordura, estimula e confere energia. Auxilia fortemente na perda de peso.
Spirulina - alga riquissima em vitaminas e minerais. Regula o organismo, fortalece digestão, nutrição e células. Reduz fome e saciedade. Nutre o corpo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...