Tem vários nomes, mas um dos mais conhecidos é Chá do Diabo. Deve esse nome essencialmente devido a originalmente um dos ingredientes da tisana - o Chá Preto - ter sido cultivado na Tasmânia.
Pode ser feito por toda a gente, e só se recomenda precaução a quem tem tensão alta ou alguma condição médica mais complexa.
É feito de 11 ingredientes :
- 1 colher sobremesa de Chá Preto
- 1 colher sobremesa de Funcho
- 1 colher sobremesa de Pau d'arco
- 1 colher sobremesa de Dente de Leão
- 1 colher sobremesa de Cavalinha
- Meia colher de sobremesa de Lavandula Stoechas
- Meia colher de sobremesa de folhas de Macieira (em árvores que não levaram quimicos)
- Meia colher de café de Nopal ou Figueira da India
- Meia colher de café de Canela
- 4 folhas de oregãos ou de Erva das Azeitonas (Calaminta)
- 1 botão de Rosa Canina
Ponha um litro de água a ferver. Adicione logo o Pau d'arco, o Dente de leão e as folhas de macieira.
Quando a água começar a ferver baixe e deixe cozer uns 7 minutos. Após isso desligue e junte o resto dos ingredientes. Tape e beba ao arrefecer.
O Chá preto estimula o metabolismo, é antioxidante e regula o açúcar e é diurético.
O Funcho é carminativo, eupéptico e antiespasmódico, ajudando o funcionamento intestinal.
O Pau d'arco tem propriedades anti-inflamatórias, antitumorais, anti-parasitário e é um excelente depurativo.
O Dente de Leão é óptimo para o fígado e para os rins - é diurético, ajuda a eliminar cálculos renais e da vesícula biliar, é um laxante ligeiro entre outras propriedades.
A Cavalinha é diurética, ajuda a tonificar os tecidos, ajuda a controlar a tensão arterial, auxilia na osteoporose e consolidação de fracturas, bem como em todas as patologias do sistema urinário.
A Lavandula Stoechas reduz o apetite, é um ligeiro ansiolitico, ajuda a contrariar os efeitos de excitação do Chá Preto e ajuda a regular a digestão.
As folhas de macieira são diuréticas, reduzem a acção nefasta do açúcar, ajudam a controlar a Diabetes, reduzem a absorção de açúcares.
A Figueira da India ou Nopal ajuda a reduzir a absorção de calorias e controla o açúcar no sangue.
A canela facilita a queima de gorduras, ajuda a controlar a Diabetes, reduz a vontade de comer doces, atrasa o esvaziamento gástrico.
A Calamintha nepeta, ou o Orégão conferem sabor, aumentam a capacidade antioxidante do Chá preto e as suas propriedades.
A rosa Canina é riquíssima em Vitamina C, e recentemente descobriu-se que tem um composto polifenol que acelera a perda de massa gorda.
O Chá do Diabo tem um sabor óptimo, ligeiramente mentolado dizem alguns, outros acham adocicado. É fácil de beber - uma chávena (250ml) por dia.
E tem tido excelentes resultados - perda de peso sem dieta à volta de 2 quilos por mês, com dieta e exercício pode chegar a perder-se 5-8 quilos por mês.
A quem desejar tenho alguns dos ingredientes que podem adquirir ou a própria tisana.
Sem comentários:
Enviar um comentário