sábado, 10 de maio de 2014

O Arcano sem Nome, a Morte

Dando um pulo ( os anteriores posts foram sobre o Mago e o Louco), vou até ao mágico e terrível Arcano do Tarot, o mais temido :


O Arcano sem nome, uma vez que é temível e horrífico pronuncia-lo, sempre foi a carta mais temida do Tarot.
No entanto, raramente, muito muito raramente esta carta indica Morte fisica, e é apenas em casos muito negros acompanhada de outras cartas.

Em 99,999% das vezes esta carta fala de outras Mortes - A morte do passado, a morte do ego, a morte dos conceitos inertes e inúteis que trazemos dentro de nos, a morte da infância e o inicio do Adulto, a morte da vida inútil, etc.

A morte é a grande Desconhecida. ''Aquela a que quem passa nunca retorna para contar'' dizia a minha avó.
Alguns chamam-lhe a Grande Malvada, a Indesejável das Gentes, etc.

A religião cristã diz que a morte separa a Alma da carne pecadora.

Mas na verdade a Morte habita connosco sempre - não só na sua aparição fulminante que pode ocorrer a qualquer momento, mas ocorre no nosso dia a dia - as nossas células morrem e renovam-se DIARIAMENTE! Todos os dias velhas ideias, velhas roupas, velhos adereços são deitados fora e novos surgem.

A segunda carta apresentada é uma das versões mais antigas desta carta. É do Tarot de Marselha. Reparem que não traz qualquer nome, apenas o numero 13, também ele muito ligado a Judas, à Paixão de Cristo. É a hora sombria.

Nesta versão :
  • o solo negro, representa o nigredo, fase da alquimia que representa a morte espiritual, o inconsciente, o misterio absoluto
  • as cabeças cortadas, que podem ser os conceitos e ideas que herdámos dos nossos pais, bem como os conceitos egoicos de estrutura (do arcano 4 Imperador)
  • O esqueleto não é de osso - tem pele e cor - 
  • o rosto parece ser apenas uma sombra interna, revelando que existe um trabalho a ocorrer de mutação
  • o olho do esqueleto é um dragão que morde cauda - sinal da vida eterna, da ouroboros.
  • as mãos e os pés cortados representam caminhos, atitudes e acções que já não servem e devem ser decepados
  • A erva azul que representa o inconsciente e amarela o consciente - ocorre uma profunda mutação que emerge de dentro para fora
A primeira carta é do Tarot de Artur Rider Waite com Pamela Colman Smith, enquanto a terceira é de Crowley, o Tarot de Thoth.

A primeira carta mostra a morte como um cavaleiro andante, vestida de armadura, num cavalo branco e tendo um estandarte de uma rosa.
- O rei está caido aos pés do cavalo, representa o ego que foi trespassado, a estrutura que corroeu porque era falsa, a ideia egoica que no fundo não tem qualquer verdade.
- O sacerdote está em pé e enfrenta a Morte, representa que um sistema de crenças verdadeiro que pode dar-nos um significado á vida e à eternidade.
- a moça desfalece, demonstrando que apesar de ser inocente, ela carrega em si já o peso do futuro, do projectar, do sonhar.
-E a criança, simbolo da inocencia, sem estruturas, sem ego, ligada ao mundo espiritual ainda, é a unica que traz flores para a Morte, simbolo da entrega.
- a morte traz armadura - simbolo de andarmos carregados com identidades falsas, e ao mesmo tempo, na sua cor negra, simbolo que absorve todas as vidas individuais.
- A rosa simboliza os desejos purificados, a Alquimia, o despertar do lotus
- O rio que conduz ao mar demonstra que toda a individualidade, todo o ego é dissipado, dissolve-se
- O sol desponta, dando a indicação que nova etapa surge, nova vida emerge.

Um simbolismo desta carta é que permite mostrar quem somos no TUTANO. Quantas vezes levamos máscaras? Somos X para pessoas x, somos Y para pessoas Y, somos Z para mostrar a pessoas A, etc.
Esta carte permite tambem que nos desfaçamos do ego, da historia pessoal, dos apegos, do passado, do que nos prende e nos liberte para uma mudança profunda que começa no encontro Conosco mesmos! Quem é este EU?? É mais que um nome...mais que uma história...e se não tivessem nome, nem história, nem passado, o que Seriam? O que nos define???

Esta carta serve primeiro que tudo para isso - Quem somos no fundo de nós mesmos???


Esta carta convida a uma limpeza radical do passado, uma revolução na nossa forma de viver a vida, fazendo emergir de dentro de nós a nossa Fonte interna.

No sentido mais negativo, convém não esquecer nunca que ao aceitarmos a Morte como um evento imutável permite-nos viver a vida mais intensamente.

Nas leituras indica normalmente >
  • Época de mudança
  • Transformação profunda
  • Corte
  • Fim de uma ilusão
  • Ira e necessidade de expelir algo de dentro de nós
  • Mudar de vida
  • Mudar de pensamento
  • Limpeza e purificação radical
  • Fim do velho para dar lugar ao novo
  • Medo da mudança
  • Mudanças involuntárias mas que devem ser aceites
  • Planear a vida
  • Boas novas após etapa

Invertida significa - Estancamento, dores e problemas que demoram a cessar, tudo continua igual, fracasso, imobilidade, inércia, enfadamento do quotidiano, vida estagnada, velhos medos que emergem.


''Nada se ganha, nada se perde, Tudo se transforma.
Lavoisier

''O ego você perderá, mas não a sua realidade. Na verdade, a morte lhe revelará a sua verdadeira identidade; ela levará embora todas as máscaras e revelará a sua face original.

OSHO



Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...