quinta-feira, 22 de maio de 2014

A Torre

La Maison Dieu era o titulo original desta carta, mais vulgarmente conhecida como A Torre.

A Torre no Tarot de Marseille-Camoin
A Torre é outra das cartas ''malditas'' do Tarot.
É daquelas cartas que todos associam a ruina, dissolução, fim de uma relação, acidentes, doença, etc. Mas ter essa visão da Torre é deformar 90% do que ela representa.

Segundo Rachel Pollack, quando somos dominados pelo ego, sempre em busca das coisas externas, do poder, do social, da vida monótona e ambições sexuais, emocionais e mentais, sem darmos valor ao nosso inconsciente, à nossa alma, a pessoa vai formando uma prisão à sua volta.
É aí que de repente tudo cai, tudo se derruba, tudo rompe e explode.

Simplesmente porque as coisas como estavam já não podiam mais ficar....
Enquanto a Temperança indica uma espécie de moderação, de comporta dos instintos e verdades internas, a Torre é uma ruptura completa do mar do inconsciente...é a procura da VERDADE que vem ao de cima, porque já não podia conter a falsidade, a mentira, as estruturas que criamos à nossa volta e que não têm nada a ver connosco verdadeiramente.

É mais um alivio espiritual que uma derrocada, apesar de poder parecer.
O emprego chato e monótono acaba.
Uma relação sem vida extingue-se.
As tensões saem no meio de raiva, caos e verdade.
Expressa-se a criatividade.
É o orgasmo.
Existe uma iluminação.
Sucede-se um alivio.
Um evento natural como terramoto.
Deixar uma crença, uma igreja, um conceito.
Fim da ilusão.

Todas estas interpretações são válidas. Por vezes precisamos de abalar as estruturas que se formaram e que formámos à nossa volta para podermos recomeçar a nossa vida, dar-lhe uma nova direcção, fazer emergir a verdade que estava sufocada no inconsciente.

A Torre simboliza estruturas, o Imperador ao quadrado, ou seja a o poder do conservadorismo, da ausência de emoções, representa o Carro no seu esplendor que é ir em frente, domar as ideias, domar o que se sente, dominar a vontade para um objectivo. Representa também o pénis, o masculino, o dominio do homem., demonstra também a criação humana, o social, o desejo de prender o inconsciente segundo as Regras da Sociedade, da moral, da religião. 

A Coroa no alto representa de novo o Imperador, que controla, subjuga, domina, conserva, impulsiona, dirige, restringe. Representa o Ego que quer dominar e controlar.

E depois temos o RAIO, ou pluma divina, simboliza o sinal de Deus, da Natureza, que irrompe e LIBERTA.
Causa mutação das verdades, deita a casa abaixo, faz emergir as mentiras por meio da verdade, é o Fundo do poço, que nos permite despejar a falsa vida, os falsos ideais, as falsas concepções, a nossa vida inteira e Começar de novo, mais puros, mais verdadeiros.

E os homens que caiem...representam a libertação. Lembrem-se que a carta anterior - o Diabo- mostrava dois seres presos no ego, no inconsciente. Agora libertaram-se.
Claro que existe perda, dor, apego.

Só existem dois caminhos na vida - aprendemos pela Dor ou pela aceitação do que é. A Torre demonstra o caminho da Dor, é o Calvário.
De algum modo temos aqui a Morte de Cristo. A Torre representa a Cruz, a libertação, o destruir o corpo para fazer emergir a Verdade Interna do Ressuscitado.

Também aqui a terra treme, o véu do templo é rasgado, a verdade vem ao de cima, as estruturas mentais e sociais entram em ruptura, jamais tudo volta atrás se o Caminho for bem feito.

O Tarot de Marselha - primeira carta - mostra uma explosão de bolas azuis, vermelhas e brancas. Azul é a cor do Divino, do inconsciente que é libertado. Amarelo ou branco representa a alegria, é o Sol que emerge, é a verdade espiritual. E o Vermelho, cor do chackra raiz simboliza o vigor, a sexualidade que estava reprimida, o mundo dos desejos que é libertado.

Numa leitura, depende muito do tipo de questão e das cartas de entorno, mas pode mostrar:

  • Libertação
  • Ruptura
  • Fim de algo (relação, emprego, etc) que precisava terminar
  • Mudança
  • Iluminação
  • Explosão emocional (raiva, confissão, verdade, zanga)
  • Dissolver
  • Rompimento
  • Prejuízo por terceiros
  • Romper com o passado

Invertida, a carta simboliza prisão, sentirmos-nos presos, angústia por nada se resolver, controlo excessivo de algo incontrolável. Também pode indicar fortalecimento, dependendo das cartas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...