sexta-feira, 29 de abril de 2011

Fragilidade

Por vezes deparas-te com as fragilidades da vida humana.

Nos ultimos anos tenho-me deparado com isso quase anualmente....
Ha dias que andava com a intuiçao ligada sobre uma amiga da Tó ( a minha ama), que não dava noticias.
Ontem ao encontrar uma senhora, esta contou-me que ligava para a casa da senhora e esta nao dava sinal....

Fiquei em estado de alerta, procurei na net os familiares, e por sorte (ou nao!) encontrei um primo, que me disse que ela estava muito mal no hospital.

Apesar da Dra.Inacia (como a trato) não ser a Tó, ela foi uma presença constante na minha infancia.
Contam que quando parti a cabeça aos 2 anos de idade, a Tó desmaiou e a Dra. veio socorrer-me, enchendo o fato branco que usava de sangue...

O que senti ontem foi quase como se o meu sangue derramado chorasse....
Não so por ela, mas tambem, porque nos ultimos anos, ela era uma recordaçao da minha Tó.

Perdi, ( gosto de dizer que nao os vejo apenas), mas perdi...o meu pai, a minha querida avó, amigos como a Suzete, o Alain, a Sofia, o Sr.Ze, entre outros....mas a Tó continua a ser uma dor aqui no peito.
Nao que a amasse mais que ao meu pai e á minha avó, mas na mesma medida que os amava a eles.

A Tó sempre foi a minha outra avó...foi o meu refugio, foi um pilar, uma amiga.
Enquanto a partida do meu pai e da minha avo foi repentina, a da To foi como um fogo que se foi apagando.

Quando soube da dra.inacia, que estava mal, senti quase como se fosse a segunda parte do que aconteceu com a To....e deixei as lagrimas cairem.

As 3h da manha, abri a gaveta do meu guarda fato, e tirei as fotos da To....todas as fotos que ela tirou, toda a sua historia, os seus amigos, etc, como seu herdeiro considero aquilo o mais precioso que ela me deixou, sao uma especie de mil historias ali fechadas....e olhei para as fotos.

Orgulho-me de dizer que chorei...sinto como se a minha alma se lavasse, como se a dor que aqui se encontra agrilhoada fosse libertada, nem que fosse por segundos.

Hoje lá fui ao hospital. Obviamente mal, mas não terminal....a pessoa que era tinha diminuido de tamanho, a conversa fluia lentamente como se um pardal adoentado se tratasse, e por vezes baralhava as coisas.
Mas chorou ao ver-me, e eu depois de sair dali, tambem não me contive.

Fiquei ali, perto dela, senti que queria ficar o maximo de tempo possivel, porque nao saberia se a veria de novo. Naquele momento estavam ali todos os que partiram....por eles, e pela dra.Inacia eu deixei-me tar....porque nada se compara a dor de nao podermos estar com aqueles que partiram, e eu queria poder estar ali....

Estar ali enquanto ela ainda vive, estar ali e aproveitar, por ela, por todos eles....

Como a vida é fragil..... como só nestes momentos percebemos que passamos vidas em vão, em discussões, em argumentações, emaranhados em burocracias, em desculpas, em tudo menos em estarmos mais com aqueles que amamos....

Chega de tanto ruido.....vamos aproveitar os que amamos, paremos por momentos das diferenças, a distancia e as desculpas, e amemos!!!!

Eu daria tudo para estar com eles um só dia, com a Tó, com a minh avó, o meu pai, o meu majerico :-) .... (ps- o meu cao que durou 20 anos, 17 dos quais comigo)

Creio contudo que um dia, estaremos todos juntos, no amor, em paz.......

Ja agora, dei-me conta da minha fotografia Favorita da Tó.

Não é duma altura que conhecia a to, so a conheci mais velha, mas gosto desta foto.
Nesta foto esta la no alto, no cimo da minha montanha preferida - a Atalaia, e triunfa....
Sorri e abre-me os braços.... para um abraço ...um abraço profundo e enorme....



Dedico este desabafo a todos eles que partiram...
Dedico a Dra.Inacia que consiga ultrapassar esta etapa tao dura e que nao seja a ultima...
Dedico aos meus 2 amores - a minha mae e o meu afilhado...
Dedico aos meus Amigos...eles sabem quem sao......

E á Tó....com toda a saudade e esperança que o meu coraçao possa conter

E peço desculpa a todos os que lerem isto, pela minha lamechice......
A todos CARPE DIEM

Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...