quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Reviver o Passado


Enquanto ouvia musica, lembrava-me de alguns episodios de infancia:

Num deles, eu e o meu melhor amigo na altura brincavamos. Apareceu a To que vinha de comprar peixe.
Trouxe por graça dois peixinhos minusculos (mortos), que nos pusemos em agua.
Diziamos que eles estavam doentes. O meu até boiava na agua, o do meu amigo não.

Ele dizia que haviam poucas esperanças pk o dele tinha sangue e as tripas de fora. E eu iludia-me a pensar que talvez houvesse algo a fazer.

Por fim, fizemos um enterro, com oraçoes, flores, etc aos peixes......

Eu era uma criança que adorava brincar e a To alguem que adorava imaginar.

Uma vez no estendal prendemos um palhaço velho, e onde a To nos vendava os olhos e tinhamos que acertar com um rolo da massa no palhaço. Muitas vezes, sem rolo e sem olhos vendados davamos ''porrada'' ao palhaço para nos treinarmos porque queriamos ser Super-herois.

Eu queria ser o Batman ou o Homem Aranha!!

Numa outra vez, no ,meu aniversario ela pos ovos em montes de farinha, e com os olhos vendados tinhamos que acertar no ovo.

Lembro-me de quando iamos a missa (eu sempre que ia a missa ia com a to), ela levava rebuçados (daqueles de fruta), para eu comer. Especialmente no momento da comunhao.....iam todos comer e eu tambem!!!

Lembro-me a da minha avo me ir buscar a escola primaria, vinha com um lençinho preto na cabeça, com que andou mais de 10 anos apos o falecimento do meu avô e tio.

Lembrei-me agora da Claudia, tavamos na 3ª classe e a professora ainda nao tinha chegado . E estavamos os dois junto a rede da escola, onde imagivamos que a professora se tinha tornado em velha, ou que aquela mulher gorda que passava era a professora!!!!!!!!!!!!!

Lembro-me das miriades de clubes que criei, tudo clubes de detectives- da Patrulha do Ataque áos Raposas.
Lembro-me de nas casas abandonadas ao lado da minha casa, morar la um negro cujo pais expulsaram e sabia-se que estava ligado á droga.
Entao começamos a investigar. O meu quintal era Avalon, tinhamos postos de observação como OA, etc.
O quintal do lado, as casas abandonadas eram Magonda.

Lembro-me da avo do rui e do Davide a chama-los...
Lembro-me da minha avo a chamar-me : Ó JOÃAAAAO FILIIPEEEE!!!!!!

Tambem me recordei da festa de mascaras que fizemos uma vez: eu ia de princepe, um outro de zorro, a minha prima de tartaruga ninja, outros amigos de palhaço e princesas, um de bebado, outra de dama....
E celebravamos com sandes, bolos, e sumos feitos na To.

Lembro infelizmente as noites em que tive de fugir para a Casa da To. Ela era o nosso refugio.
Como o manto virginal de Maria nos defende teologicamente contra o Mal, assim era a To.

Quantas noites fugi para ali?

Mas quantas mais dormi por querer. Quando era miudo e o meu pai me ia la por de manhazinha, ela fazia-me ''cafune'', passava as maos pelos meus cabelos, arranhando suavemente as unhas na cabeça.

Quando estou triste lembro-me do ditado que a To dizia : ai, ai. vida a nossa, comer e dormir e andar de carroça!!!

E é assim, reviver momentos vividos na Venda do pinheiro

1 comentário:

  1. Boas recordações. A Tó era de certa forma como a Lilian Gish em The Night of the Hunter.

    ResponderEliminar

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...