sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O que une Lynch, Gurdjieff, David Icke e Carlos Castaneda?

O que pode unir o cineasta David Lynch, ao mistico Gurdjieff, o teorista David Icke ao estranho Carlos Castaneda?
Muito...
Comecemos com Gurdjieff.

Filosofo, curandeiro, mistico, vindo da Georgia, mais precisamente da fronteira com a arménia, foi um ser muito popular nos anos 10 e 20 do século XX. Viajante, dotado de um corpo de conhecimentos vasto mas de dificil compreensão, moldou muito o pensamento espiritual apesar de ter deixado poucas obras escritas.

Gurdjieff acreditava que o Homem não era Imortal, mas tinha a capacidade de o Ser.

Para ele o homem actual é um amontoado de identidades, sem uma vontade única, que vive como um autómato sem ´´lembrança de si``. Se o homem era um ser indefinido - que quer algo e depois faz outra coisa, que quer e não quer, que Homem poderia ser imortal??

Para Gurdjieff o ser humano é um escravo. Escravo que vive na pura restrição de outros mundos, e essencialmente escravo da sua mente ( que não é a sua alma) e que vive sempre programada como uma máquina de lavar ou um computador.

Carlos Castaneda foi um antropólogo polémico.
Escreveu dezenas de livros sobre o seu encontro com o indio Don Juan, um misterioso yaqui com conhecimentos vastissimos. Apesar de ser considerado por muitos uma fraude, não podemos desconsiderar que o seu ´´corpo´´ de conhecimentos legado pelo mesmo era muito vasto.

Don Juan dizia que o ser humano é um ser iludido, fragmentado por um poder exterior que lhe doou um orgão de controlo - a sua mente.

Para Castaneda/Don Juan o ser humano apesar de ter um potencial cosmico é um ser mesquinho na maneira como vive. E que o ser humano tem neste mundo apenas 2 escolhas - Ser a presa ou o Guerreiro.

Eles alegavam que algures uma raça de seres dominaram o ser humano e que ainda hoje obtém dele energia para se nutrir - medo, caos, emoções básicas.

Já David Icke diz que grande parte do mundo é controlado por uma raça de seres extra-terrestres que dominam o mundo. Eles são as mãos e os rostos por detrás da liderança da sociedade.
Alimentam-se das nossas baixas vibrações, e através de linhagens e imposições têm criado imenso poder.

Uma das suas teorias é que a Lua seria uma nave espacial de controlo.

Mas que ligam todas estas teorias a David Lynch ??

Hoje apercebi-me de como por exemplo Twin Peaks fala destes assuntos de forma absolutamente perfeita..

Twin Peaks começa quando o corpo da jovem Laura Palmer é encontrado. Fora morta e embrulhada em plástico á deriva no rio.
O investigador Dale Cooper é um detective nada convencional - usa sonhos, dedução e olhar atento para descobrir e resolver os crimes.

Assim pouco a pouco vão percebendo que Twin Peaks apenas é idilica á aparencia.
 Não só a vida social é caotica, cheia de intrigas, assassinatos e segredos como terrores muito piores se escondem.

Existem 3 aliados nem sempre importantes na história mas que servem de contraponto para o que quero mostrar - o agente policial Hawk, o Coronel Briggs e a Senhora do tronco.
O primeiro que traz um background sobre as origens da cidadezinha e os seus mitos e lendas.
O segundo que esta ligado a um programa que busca alienigenas.
E a terceira sobre as forças da floresta.

Num estranho sonho Cooper vê-se numa sala vermelha onde um homenzinho vermelho, uma Laura palmer e ele envelhecido estão e falam coisas sem nexo. Noutra cena dois homens falam entre si. Um deles é Homem sem um braço Mike e o misterioso Bob.

Pouco a pouco sugere-se a estranha teoria que as matas de Twin peaks abrigavam um Mal antiquissimo.
E que não só Laura Palmer fora morta por esse mal, como estes seres influenciam muito o que se passa.
Mais tarde vemos que Leland Palmer era possuido por essa entidade, e queria passar para o corpo de Laura para continuar a receber Dor, Medo e emoções básicas.
E que ela não deixou que acontecesse e preferiu a morte.

Por isso, quando Bob mata Laura, o anão diz - Bob Where´s my Garmonbozia ? que simboliza o medo e a dor.

No filme Fire Walk with me, Lynch volta a frisar atraves do papel de David Bowie - Nos vivemos dentro de um sonho!!!
Além disso surgem referencias como ´´above convenience store``, ou seja o nosso mundo é apenas alimento.

Castaneda refere que só deixamos ser controlados porque damos força a esses demonios que na maioria são internos - emoções básicas, pensamentos automaticos, vidas insossas, cheios de medo, fobias, crenças..


No final de Peaks existem vários acontecimentos - Windom Earle é apanhado e provavelmente é destruido, porque não tem força de guerreiro, Dale Cooper não venceu os medos e não é destruido mas torna-se mais um recipiente para esses demonios exteriores (esses Bob´s).
Já Laura no final do filme é finalmente transportada para uma outra dimensão, porque ela resistiu e lutou contra esses demonios.

Em Viagem a Ixtlan, Castaneda refere uma estranha noite envolta em corujas e sobre presenças na Natureza, seres malévolos e outros poderes....tal como Lynch indica na série.


 ''...Por outro lado, um feiticeiro mau era um tecolote (coruja). Dom Genaro disse que um feiticeiro mau era filho da noite e que, para um homem desses, os animais mais úteis eram a onça ou outros gatos selvagens, ou os pássaros noturnos, especialmente a coruja. ''
In Estranha Realidade, Carlos Castaneda

Além disso Don Juan diz a Carlos Castaneda que as corujas são mensageiros desses seres da noite e em Twin Peaks existe uma frase chave - As corujas não são o que parecem....
Bob aparece na forma de uma coruja, por vezes Bob não tem cara mas a cara de uma coruja e existe uma associação que as corujas são manifestações dos seres negros do Black Lodge.

No final da serie, descobrimos que aqueles que entram no circulo de Glastonberry Grove, local de entrada para os Lodges - dimensões de luz e trevas, se não tiverem o Coração puro e poder suficiente podem lá ficar.....é o que ocorre com Cooper.

No filme Fire Walk with me existem mais pistas  que David Lynch nos deixa - o anão faz um som de indio ( possivel referência á cultura de Don Juan?).
Pensei um bocado sobre como Lynch consciente ou inconscientemente refletiu sobre isso nesta serie. Mas tambem existem temas recorrentes que ele continou a falar - os demonios, os sonhos, etc.

Nos filmes de Lynch os sonhos não são apenas sonhos, são outras dimensões - Red Room em Twin Peaks, Mulholland Drive, Estrada Perdida.

Houve uma altura na minha vida ( curiosamente tambem na vida dos meus familiares maternos) que via o Bob. Era uma especie de visão mental, simbolo actualmente dos meus medos.
E Creio mesmo que eles são muito internos.

Não sou fã das teorias de Icke e algumas de outros autores, mas creio que o embrutecimento humano, a ideia que tudo tem que ser como queremos, a mente e os medos são verdadeiros demonios no nosso dia a dia.

Se conseguissemos nos ver livres dos condicionamentos, das falsas leis, da vida estereotipada e estupida do dia a dia, do pensamento incessante, das crenças limitadoras poderiamos ter uma verdadeira vida.
Mas talvez como o cinema de Lynch nos diz - tudo tem um duplo sentido...nem que seja um doppleganger noutra dimensão :D eheh


Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...