quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Temperança após a Morte

A Carta da Temperança sempre foi uma carta ligeiramente anormal para mim.
Não tinha um ´´prognóstico`` mau nem favorável.....era uma carta insossa.

Achava estranha ela aparecer após a Carta da Morte....


A Morte representa o fim de um ciclo - um emprego, uma concepção de vida, um problema, o fim de uma doença, de uma tristeza, de uma vida.....

Que sentido tem a Temperança depois disto...Ela que representa ''o Tempo cura tudo'', equilibrar as coisas, manter o balanço, experienciar saúde.

Como posso equilibrar o que termina?
Como posso terminar algo e manter o balanço ?

Na Verdade estes dois dias mostraram como as cartas estão fortemente ligadas.
A Morte do meu tio ( quando a morte representa mesmo morte) mostrou que certas situações dolorosas que não podem ser resolvidas precisam desta carta - se a morte não viesse, o Novo não viria - a árvore precisa de deitar as folhas velhas para ter folhas novas, a terra precisa da chuva de inverno para nascer os frutos no tempo de calor.

Com este evento pude perceber ao olhar a minha tia que apenas o Tempo pode aliviar a dor que sentia.

Ao mesmo tempo pude trazer para a minha vida aspectos que anteriormente não se realizavam - pude visitar a terra natal dos meus avós, pude encontrar familiares que estimo muito, pude tentar perceber melhor o que preciso equilibrar a minha vida.

A Morte de alguem, o despedimento de um emprego que adoramos ou odiamos, o fim de uma etapa, tudo isso leva a que questionemos a vida. Passamos a perceber que o Tempo é curativo se for bem usado.
A Temperança tempera as aguas para poder conciliar os opostos, de maneira a conseguir uma nova arte, uma nova visão na vida.
Percebemos que o proprio tempo é algo volatil, que ninguem tem a vida na mão e que precisamos de viver.
Percebemos que velhas querelas precisam ser curadas, que velhas afrontas deixam de ter poder, que a nossa concepção de vida pode não ser assim tão nossa....

A Dor que segue o arcano 13 só pode ser curada pela Temperança - Tempo, Equilibrio e uma Nova Arte, ou seja dedicarmos tempo ao nosso intimo, equilibrarmos a nossa vida de acordo com a nossa alma e Coração e não apenas com a mente e... criar uma Nova Arte que no fundo é uma nova concepção de vida!


2 comentários:

  1. E se a morte aparecer em ultimo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se a carta da Morte vier depois da Temperança numa leitura poderá indicar essencialmente que apesar de ''temperar as coisas'', a mudança terá de ser radical.
      Ou seja não é tempo para paninnhos quentes...

      Eliminar

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...