quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Gratidão - uma forma de Viver



Quando aprendemos Reiki, um dos princípios do mesmo é - Sê Grato!

No entanto, normalmente desvalorizamos os princípios do Reiki, bem como o valor da gratidão no nosso dia a dia.

Sim, costumamos agradecer quando nos fazem algo agradável directamente, mas apenas por isso, porque de resto não conseguimos discernir as imensas dádivas e ofertas que a Vida e os outros nos dão no nosso quotidiano.

Páre por um momento.

Estamos aqui vivos. Agradeçamos a Deus ou ao que quiser chamar.
Aos seus pais, mesmo que tenha sido orfão ou abandonado, pela dádiva de estar aqui.
Aos que cuidaram de si.
Aos que permitiram que tivesse o que tem.
Aos que permitiram ter um computador.
Aos que permitiram que tenha internet.
Milhares de pessoas tocaram em SI, em MIM, HOJE.

As pessoas que plantaram o que comeu, as que apanharam, as que transformaram, as que levaram de um lugar para outro, as que lhe venderam, até Si.
As pessoas que permitiram ter tudo o que tem - desde o criador da formula da pasta de dentes á Arvore de onde saiu o seu livro favorito, desde o compositor da canção da sua vida á pessoa que lhe entrega o correio...

Milhares de pessoas contribuiram SÓ HOJE para SI, para Mim.

Até mesmo aqueles que nos fizeram mal, aqueles que nos magoaram, aqueles a quem magoamos, aqueles que nunca conhecemos, Todos eles estão presentes AQUI, em SI, em MIM, nas nossas emoções, no nosso passado, no formato da nossa consciencia.

É uma dádiva tremenda!

Hoje peguei na garrafa de leite de chocolate e agradeci...
Primeiro aos pais da vaca de onde provem o leite e todos os ancestrais.
Á erva e alimento da vaca, bem como todos os milhões de animais e plantas do qual a mesma se alimentou....
Á vaca de onde vem o leite.
Ao produtor...
Aos que juntaram e fizeram a formula do leite com chocolate...
Aos que plantaram, cortaram e formaram o cacau para adicionar.
Aos que puseram tudo na garrafa e a levaram para o mercado.
Á minha mãe que a comprou.
E faltam ainda milhares de seres que contribuíram para todos esses pequenos intervenientes....

Lembro-me das palavras da Alexandra Solnado : '' A vida é muito abundante!''

Se eu agradecer até pelo que me ocorre de mal, quem posso eu julgar?

Houve uma frase, quem leu o meu post anterior já sabe, que me tocou muito :

'' Todo o acto é um acto de autodefinição.''
Isso inclui o acto de não fazer nada.
E lembrou-me a velha máxima : sê a mudança que queres ver no mundo!

Pensei para comigo mesmo - muitas vezes tenho deixado que a minha vida fosse um marasmo, tenho criticado, nem sempre com razão, e tenho-me desleixado até mesmo em encarar a vida como uma dádiva!

Como diz a Alexandra - O futuro é uma consequência do que Eu escolher agora.(...) O amanha é consequência do presente, se eu não estou presente na minha vida como posso esperar um futuro diferente?''

E é verdade. Até pela minha ausencia de acção, não só não vou criar um futuro diferente, a mudança que quero ver, como estarei sempre insatisfeito...

Isso leva á questão de Eu tenho direito a .......
somos uma sociedade extremamente egoica, absolutamente capitalista que procura consumir porque não está satisfeita, nao percebe que nada é dela, não vê que tudo é da vida, e como tal não dá valor, e se não dá valor é porque está obsecado com o passado ou com o futuro ou com coisas sem importancia.

Dou-me a pensar que este 2013 não me tem trazido nada, nada, NADA do que eu esperava. Mas tem me permitido perceber como TUDO isto está interligado.
Permitiu-me perceber, nem que seja por breves lampejos, o valor da Gratidão, o Valor de VIVER o presente, de lutar pelo que Somos, de nos Definirmos a nos proprios em CADA ACTO.

Sinto-me grato por tudo na minha vida.
E isso faz-me perceber que Tudo não passa de uma Mudança de Visão, de ter uma atitude diferente perante a vida....

Claro que os momentos dificeis são sempre os mais complexos de ''co0nseguir ver atraves deste prisma'', mas até eles permitem que eu MUDE algo.
Ontem a minha mae doia-lhe o peito. Por um lado enchi-me de medo.
Por outro senti que não procurei sintomas na net...uma coisa boa para um hipocondriaco.
Depois percebi que no fundo quando a Perda chegar nada poderei fazer....
E percebi a importancia que os outros têm na minha vida!
Percebi que tenho que agradecer pelos amigos que tenho, pelos conhecidos, até pelas coisas mais insipidas.
Percebi que se não valorizo o Agora, se não construo a minha Vida AGORA, o futuro será igual.
E percebi que se mudar apenas um bocadinho o ponto de vista, as coisas nem são tão más...podem ser 100% más, mas de repente tornam-se 99% más...e temos 1% de algo bom, nem que seja uma lição.

Gostava de poder gravar tudo isto na minha alma.
Para nunca esquecer.

Agradeço a todos os leitores, a todos os que permitem que tudo aconteça.
Agradeço aos meus amigos e familiares...
Agradeço á Vida e ao Divino.
Agradeço até a mim mesmo...


Deixo aqui dois links meus, alguns já batidos, mas Sempre actuais :

http://iscador.blogspot.pt/2012/12/last-words-of-2012.html

http://iscador.blogspot.pt/2012/01/vida-e-uma-dadiva.html

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zR40d4huzek


Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...