Sim, há mais de 20 anos que Rajneesh Chandra Mohan Jain faleceu.
Mas de algum modo o Osho continua presente - nos seus livros, nos videos, nos seus sannyasins, mas essencialmente nos seus ensinamentos.
Peguei no Osho Zen Tarot e perguntei 4 conselhos ao Osho :
- O que está na origem dos problemas que estamos a viver enquanto sociedade?
- O que precisamos mudar em nós ?
- O que podemos esperar do mundo ao mudarmos?
- O que dizer de 2013?
E depois peguei nos livros do Osho que tenho, e ao acaso retirei algumas Frases.
Então Aqui se seguem os Meus diálogos com Osho :
- O que está na origem dos problemas que estamos a viver enquanto sociedade?
A carta Controlo deu-me logo uma perspectiva forte do grande problema.
A sociedade, o individuo quer sempre controlar tudo, para que tudo Saia do jeito que ele quer. Ele quer ter poder, dinheiro, amor, mas tudo na Sua perspectiva.
A pessoa controla Tudo - a agenda do dia a dia, as horas e os segundos, tudo esta programado; programa quando se diverte e quando fica sério, quando pode cometer loucuras e quando deve ficar de uniforme ou fatinho de escritorio; ele controla o tempo que passa a amar e o tempo para trabalhar.....
O individuo aprende a conformar-se com as Regras da Sociedade, a viver uma Moral muito pouco ética, a expressar os sentimentos de forma muito suave e cuidadosa, deixando as emoções bloqueadas.
As pessoas começam a assemelhar-se a robots e não aprofundam os seus conhecimentos, ficam no frívolo no conhecimento comum, nos cliches - cor favorita, clube desportivo favorito, filme favorito e não vão alem.
Submetem-se á critica dos outros, ao padrão estabelecido, esmagam as suas emoções.
Tanto controlam a Vida que acabam por NUNCA a viver.
O Grande problema da Sociedade deriva de querer controlar Tudo e ao mesmo tempo nunca Viver completamente livre, completamente solto, e a Vivenciar as Emoções ao máximo.
''A vida está além do seu controle. Você pode desfrutá-la, mas não pode controlá-la. Você pode vivê-la, mas não pode controlá-la. Você pode dançá-la, mas não pode controlá-la.Normalmente dizemos que respiramos, e isso não é verdadeiro- a vida respira por nós. Mas continuamos a nos considerar agentes, e isso cria o problema. Quando você fica controlado, excessivamente controlado, não permite que a vida lhe aconteça. Você impõe demasiadas condições, e a vida não pode satisfazer nenhuma.
A vida lhe acontece somente quando você a aceita incondicionalmente e está disposto a dar-lhe as boas-vindas, não importa a forma que ela tome. Mas uma pessoa muito controlada está sempre querendo que a vida chegue de uma certa forma, está sempre pedindo que ela satisfaça certas condições - e a vida não se importa; ela simplesmente não leva em conta pessoas como essa.''
- O que precisamos mudar em nós ?
Precisamos de deitar os fardos que trazemos aos ombros fora.
Precisamos de nos desfazer do que é apenas acessório - posição social, hierarquia, status e condutas, éticas e morais falsas, leis e constituições, obediências e relações.
Osho diz que precisamos de Encontrar o Verdadeiro EU dentro de nós. Aquele Eu que foi subjugado pela moral das religiões, pelas regras da sociedade, pelas regras da conveniência ..até dos nossos pensamentos nefastos que nos tornam vitimas, feios e solitários dos pensamentos obsessivos, das manias e fobias, dos medos e do egocentrismo, das expectativas dos nossos pais, das nossas namoradas e namorados, até das expectativas bacocas e fúteis que temos dentro de nós.
Precisamos despir a roupa que nos deram, SER VERDADEIRO connosco mesmo. Com a nossa Essência.
''A verdadeira vida de um homem é o caminho no qual ele se desfaz das mentiras que lhe foram impostas pelos outros. Desprovido das roupas, nu, ao natural, ele é aquilo que é. Trata-se aqui de ser, e não de vira ser. A mentira não pode transformar- se na verdade, a personalidade não pode transformar- se na sua alma. Não existe maneira de transformar o não-essencial em essencial.
O não-essencial permanece não-essencial, e o essencial permanece essencial - eles não são conversíveis. Esforçar-se pela verdade só vai criar mais confusão.A verdade não precisa ser conquistada. Ela não pode ser conquistada, pois já está aí. Apenas a mentira é que precisa ser descartada. Todos os anseios, propósitos, ideais e metas, todas as ideologias, religiões e sistemas de aperfeiçoamento, de melhoramento, são mentiras. Cuidado com tudo isso. Reconheça o fato de que do jeito como você é agora, você é uma mentira, resultado de manipulação, produzido pelos outros. A busca da verdade é de fato uma distracção e um adiamento. É a fórmula encontrada pela mentira para disfarçar-se. Olhe a mentira de frente, examine a fundo a falsidade que é a sua personalidade. Pois encarar a mentira é parar de mentir. Deixar de mentir é desistir de buscar alguma verdade - não há necessidade disso. No momento em que desaparece a mentira, ali está a verdade em toda a sua beleza e esplendor. Encarando-se a mentira ela desaparece, e o que fica é a verdade.''
- O que podemos esperar do mundo ao mudarmos?
O homem tenta por todos os meios, por todos os lados, der por onde der, distinguir-se dos outros. Para isso vai construindo uma personagem teatral, que com tanto controlo, que de tanto ouvir os outros e o seu Ego, perde quem ele É.
E assim perde a Vida com a sua inocência.
É tempo de algo terminar.
É tempo do Homem deixar cair a Falsidade, o seu Falso EU.
E ao encontrar a sua Verdade, ele vai encontrar-se na Infinidade da Vida.
Ao encontrar a inocência nos seus actos. vai Agir como tiver que agir, mas sem se deixar levar por leis, por politicos e religiões, pela opinião dos outros, nem mesmo pelos seus pensamentos e pelo seu ego.
Ao mudar o Homem passa a ver-se Integrante no Cosmos, em que Cada Acção dele tem um papel, tem um lugar, sem ele precisar de mascarar quem ele é.
Ele faz o que sente que tem de fazer, obedece apenas á regra do seu Coração e ao Amor...Ele vive como tem de viver, sem ter medo de ferir a opinião dos outros ou do socialmente aceitável.
Ele finalmente aceita-se como É. Aceita a Vida como É.
E essa dádiva valerá mais que tudo....
Podemos então esperar um mundo pacifico não porque o mundo mudou, mas porque Teremos Mudado a Nossa Visão do Mundo.
''Na existência não há ninguém que seja superior e ninguém que seja inferior. Uma folha de grama e a grande estrela são absolutamente iguais...
O homem, porém, quer estar acima dos outros, quer conquistar a natureza, e por isso precisa lutar continuamente. Toda complexidade é fruto dessa luta. A pessoa inocente é aquela que renunciou à luta, que não está mais interessada em estar acima, que não está mais interessada em mostrar desempenho, em provar que é alguém especial; é aquela que se tornou semelhante a uma rosa, ou a uma gota de orvalho sobre a folha de lótus; que se tornou parte desta infinidade; aquela que se fundiu, se misturou e se tornou uma coisa só com o oceano, e agora é simplesmente uma onda; é aquela que não tem qualquer ideia do "eu". O desaparecimento do "eu" é a inocência.''
- O que dizer de 2013?
Mas curiosamente consigo ir além do que penso e ver a subjectividade do pensamento de Osho.
Qual a melhor altura para haver harmonia ? No meio do caos.
Só no caos desejamos a paz.
Só no caos evoluimos.
Só no caos vemos as injustiças.
Só no caos tentamos mudar.
Simplesmente precisamos de ser receptivos. Deixar que o caos do mundo cesse, para mergulharmos na Harmonia que existe DENTRO de Nós.
Cristo na cruz tem mais paz, que ao ser traido, esbofeteado e crucificado. Ele já está na cruz, já está no sofrimento. Já É o que É. Então rende-se.
Só no pico do caos conseguimos entrar dentro de nós e encontrar a nossa essencia.
Só quando não temos Nada a Perder, Escolhemos com o Coração, sem medos....
Então 2013 é a altura para mudarmos. Para fazer essa escolha, para viver com o coração aberto, com todo o amor, com toda a inocencia, sem controlar porque o caos não se controla....
É altura para nos encontrarmos a Nós próprios e o nosso lugar no universo.
É altura de amar e de olhar para a Natureza e encontrar a Paz.
''Ouça o seu coração, e aja de acordo com ele, qualquer que seja o risco:
Uma condição de simplicidade absoluta, custando nada menos do que tudo...
Ser simples é difícil, porque custa tudo o que você tem. É preciso perder tudo para ser simples. Por isso é que as pessoas optaram por ser complicadas e se esqueceram de como ser simples.
Apenas um coração simples, porém, pulsa de mãos dadas com Deus. Só um coração simples canta com Deus, em profunda harmonia. Para chegar a tal ponto você terá que encontrar o seu próprio coração, o seu próprio pulsar, o seu próprio ritmo.''
Uma condição de simplicidade absoluta, custando nada menos do que tudo...
Ser simples é difícil, porque custa tudo o que você tem. É preciso perder tudo para ser simples. Por isso é que as pessoas optaram por ser complicadas e se esqueceram de como ser simples.
Apenas um coração simples, porém, pulsa de mãos dadas com Deus. Só um coração simples canta com Deus, em profunda harmonia. Para chegar a tal ponto você terá que encontrar o seu próprio coração, o seu próprio pulsar, o seu próprio ritmo.''
...
E assim termina a minha ''conversa'' com o Osho para 2013, mas curiosamente este pequeno exercicio fez me muito bem, transmitiu-me muita paz, muita clareza e incendiou o meu coração com um Desejo Ardente de me encontrar a mim mesmo e poder olhar para a Vida e dizer - Tudo está bem como está!
O desenho dessas cartas é muito interessante, parecem quase aquelas ilustrações dos livros das Aventuras Fantásticas.
ResponderEliminar