sábado, 8 de fevereiro de 2014

Linguagem e Sociedade - uma abordagem

´´— Não sei por que você dá tanta importância a isso — disse Don Juan. — Sempre que o diálogo pára, o mundo entra em colapso e facetas extraordinárias de nossos seres emergem, como se tivessem sido mantidas numa guarda severa por nossas palavras. Você é o que é porque se diz a si mesmo que é assim.''

In Porta para o Infinito, Carlos Castaneda

´´Usamos a linguagem, mas poucas vezes paramos pra meditar que somos criaturas de sintaxe, nossa compreensão do mundo está associada a forma de nossa linguagem, descrevemos um mundo, tecemos uma descrição de mundo que tomamos por "realidade".``

Por Nuvem que passa no blog Pistas do Caminho

''O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.''
Mateus 15:11


Falar e compreender o mundo por palavras é um acto tão normal que chegamos a pensar que é sano.

A palavra não é apenas o que falamos, mas está embutida no que escrevemos, no que pensamos, em toda a nossa estrutura mental e neurológica....
Curioso como simples vocações, sopros evocados pela laringe conseguem dar origem a um mundo tão complexo e como usamos esses mesmos sons para dar e formar o mundo.

Até mesmo o ADN é catalogado em letras - A, C, G, T, U.

Damos forma ao mundo através da palavra!!

Os cientistas e investigadores, psicólogos e pedagogos têm investigado como a criança evolui - ela traz já na sua genética um componente linguístico, que depois é desenvolvido ao ouvir, escutar e manifestar o que os outros lhe ensinam...quase um relato para que ela depois construa o seu mundo..tendo por base o que aprendeu.

Segundo Dulce Critelli, investigadora de filosofia da Universidade Católica de São Paulo,  - ´´o padrão existencial se apoia em frases que as pessoas ouvem de outras ou que, acriticamente, dizem para si mesmas. Ela chama essas frases de "relatos".`` ( ver link a BOLD)

Isto leva ao conceito do mistico Don Juan que diz que Carlos Castaneda que o Homem apoia-se no relato que tem do mundo e não do Mundo em si.

Isto pode significar que o mundo como o conhecemos pode ser diferente do mundo real?
Provavelmente sim, basta lembrar que vemos o mundo através dos 5 sentidos - visão, audição, tato, olfacto e paladar e que estes sentidos assim como o nosso cérebro que os descodifica é passível de erro!!

Nós dependemos da linguagem.
Dependemos do pensamento, dos conceitos, das teologias e teorias, quer seja no campo cientifico ou espiritual.

Tenho a ideia que o mundo espiritual é além linguístico, porque transcende a mesma e por isso a limitação de Deus. O Deus linguístico é um falso Deus.
Ou seja todos os textos divinos - Vedas, Antigo e Novo Testamento, Canalizações, etc são limitados.
Não porque o Eterno o seja, mas porque não conseguimos traduzir esse INSIGHT na sua forma pura, mas sempre através da linguagem!

Assim conspurcamos grande parte dos conceitos. Eles são poluídos pela mente e traduzidos erroneamente pelas palavras e conceitos dimensionais humanos.

Mas existe no nosso dia a dia formas de Transcender a Linguagem e o mundo como o vemos - Como?
Através de rituais, ingestão de drogas e plantas com propriedades psicadélicas e alucinogêneas, através de lesões e alterações genéticas do cérebro (ex. autistas).

Infelizmente o autismo é definido como uma disfunção global do desenvolvimento, ou seja uma perturbação, uma doença. Na verdade estas crianças não se integram no Caos social a que chamamos Sociedade.
Elas vivem num mundo á parte....

Quando ás drogas, grande parte foram consideradas perigosas quando na verdade, o seu uso excessivo pode ser problemático ( como beber demasiado café, trabalhar noites seguidas, ou qualquer coisa em excesso).

Carlos Castaneda numa entrevista falou sobre as drogas, normalmente o peiote :
Eu me agarrava à minha descrição do mundo como se ela fosse a única verdade. Os psicotrópicos criaram um vácuo no meu sistema de interpretações. Eles destruíram minha certeza dogmática. Mas eu paguei um enorme preço. Quando a cola que segurava meu mundo unido foi dissolvida, meu corpo estava fraco e eu demorei meses para me recuperar.

De alguma forma essas drogas desligam o cérebro da pessoa da visão COMUM....

Existe um estudo (link abaixo) que diz que pessoas com graves depressões mudaram o seu comportamento e acepção de vida ao tomarem LSD uma única Vez - ficaram mais pacificas, com confiança e Grande fé na existência de uma Divindade ou Eternidade.

Mas continuando a debruçarmo-nos sobre a importância da linguagem, vários estudos feitos com doentes a serem operados reagiram de forma diferente conforme as palavras que o médico dizia.
Se o médico dissesse - Isto é um caso simples! Correu tudo bem! O doente tinha probabilidades de melhorar, mesmo que o medico estivesse a mentir!!
Mas se o médico falasse - Isto é grave, não tem cura! O doente tinha probabilidades de piorar, mesmo que o médico estivesse a mentir.

Ou seja as palavras REFORÇAM as nossas crenças ou alteram-nas.

Os hipocondríacos apresentam mais problemas clínicos que doentes comuns, isso poderá dever-se a que a sua consciência está sempre a incidir no negativo e a reforçar crenças negativas, que por sua vez causam alterações fisiológicas - aumenta o stress, que aumenta inflamação, que aumenta NF-KB que por sua vez é um promotor cancerígeno e de problemas inflamatórios graves.

Ou seja Recebemos informação e processamos a mesma.

Por isso o efeito Placebo ou Nocebo, em que Palavras ou Capsulas de açúcar Curam ou Pioram um estado de saúde.

Larry Dossey, médico reputado diz-nos que a Palavra é um conceito banal nos dias de hoje como sempre o foi. Que não sabemos usar a palavra assim como quem usa um bisturi e depois parar. E que usando a palavra como a Ferramenta que ela é podemos criar um mundo mais perfeito.

Eckhart Tolle incide essencialmente na noção que o mundo comum é caótico, que qualquer técnica que apareça pode ajudar mas se levar a pessoa ao silencio, ao interno, ao Agora, á Realidade Última.

Vivemos num mundo poluído por demasiados conceitos, demasiadas palavras, demasiada informação. Precisamos começar a entender o PODER da palavra na nossa vida, no nosso corpo, na sociedade. E discernir as palavras e conceitos que precisam de ficar das que precisam de ir embora.
Ainda mais fulcral é começar a parar o mundo, ficar no silêncio, contactar regiões internas e mundos que vão além deste, além do mundo da linguagem e dos sons, das palavras e das teorias...


Links Muito Curiosos :


Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...