segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Ser coerente

''Não procure ser coerente o tempo todo. Afinal, São Paulo disse que “a sabedoria do mundo é loucura diante de Deus”.
Ser coerente é usar sempre a gravata combinando com a meia. É ser obrigado a ter, amanhã, as mesmas opiniões que tinha hoje. E o movimento do mundo – onde fica?
Desde que você não prejudique ninguém, mude de opinião de vez em quando, e caia em contradição sem se envergonhar disso.
Você tem este direito. Não importa o que os outros pensem – porque eles vão pensar de qualquer maneira.
Por isso, relaxe. Deixe o Universo se movimentar à sua volta, descubra a alegria de ser uma surpresa para você mesmo. “Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios”, diz São Paulo.''


Paulo Coelho

Um ou outro amigo meu acredita que devem ser coerentes para com a sociedade.
Se os outros são amarelos nós devemos fingir que somos amarelos para conseguir ir em frente, ou obter lucros e favores com isso.

Não creio nesse tipo de coerência. Devemos ser coerentes connosco próprios.

Ser coerentes com a sociedade lembra muito os judeus forçados a serem cristãos, ou os gays a casarem para mascarar a homossexualidade. Ou seja, uma pessoa coerente com a sociedade tem uma grave crise com ela mesma.

Eu creio que a sociedade é demasiada coerente, formal, rigida e dogmatica e creio que o futuro passa por cada pessoa ser o que é, livre, assaz, não formatada. 
Claro que em termos materiais, se quisermos grandes conquistas, ai devemos abdicar da ''nossa alma e conquistar o mundo.'' Mas não creio que as conquistas sejam assim tanto ao negarmos quem somos.
Além disso creio ser absolutamente incoerente uma pessoa se definir pelo seu grau de afinidade com o social.

Não me digam que uma pessoa é verdadeira quando é coerente. Essa pessoa até pode não ser manipuladora ou mal intencionada, mas ao não ser quem é, esta a manipular e a mentir para si mesmo.

Não pode haver verdadeira espiritualidade por cima de coerência. Cristo e Buda foram os maiores incoerentes da face da História. 
Um morreu mesmo por isso.

Por isso a coerencia é no fundo não sermos nós próprios, forçarmos ser algo para não estarmos sós, ou sermos aceites.
Isso para mim não é vida.

Mais vale perder o mundo e ganhar a Alma.....






2 comentários:

  1. Não creio que a maior parte das pessoas façam aquilo que façam por uma questão de coerência com a sociedade. Eu, por exemplo, sinto que não devo absolutamente nada à sociedade.

    A maior parte das pessoas estão presas em rotinas diárias porque não têm mesmo alternativa nesta vida. Diz-me quais as pessoas que se sentem plenamente realizadas e gostam daquilo que fazem. Quando vais a ver, contam-se pelos dedos e, na maior parte das ocasiões nasceram com o rabo virado para a lua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa mas existe muita gente que acha que Ganhar advém de se submeter a uma ordem, uma opinião, um partido...mesmo a pessoa nao ter nada a ver com isso.

      Tambem discordo completamente da ideia que estamos presos a rotina por falta de alternativas. Creio que existem muitas alternativas mas todas elas arriscadas e se é arriscada temos medo de perder , temos medo de mudar... A opção existe a pessoa é que finge que não a tem por medo de a escolher.

      Tambem nao concordo que as pessoas que têm tudo são as mais realizadas. A não ser que estejas a falar de posses, ferraris ou donos de empresas. Creio que o essencial esta mais a vista dos olhos do que julgamos. Nao me considero afortunado, uma parte tambem devido a minha auto estima baixa, mas creio que a Realizaçao tem mais a ver com uma Atitude perante a vida que nascer em berço de ouro.
      Conheço pessoas extremamente realizadas cujos primeiros anos de vida foram martirios e conheço pessoas ricas que por mais bens que tenham nunca se realizarão.
      Isso advem da incessante insatisfação do homem. Basta lembrar infancia - queriamos o brinquedo x, quando o tinhamos queriamos o H, depois o Y,etc

      Eliminar

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...