quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Rage within




Por vezes dizem-nos coisas que nos causa raiva, revolta, vingança, desprezo, etc.

Por vezes a pessoa diz-nos isso como uma informação, uma coscuvilhice.
Outras vezes diz-nos com intenção de nos comparar a outra pessoa, ou magoar.
Mas em 75% das vezes diz isso meramente como informação.

No entanto dentro de nós tal informação muitas vezes causa-nos raiva.
Por vezes raiva contra a pessoa da qual a informação é.
Muitas vezes raiva contra quem nos veio dizer a novidade.

Dentro de nós forma-se uma bola imensa - pensa que sou isto ou aquilo, a comparar-me, aquele sortudo, se eu ao menos....

Depois fazemos planos mirabolantes de vingança ou simplesmente entramos na malha depressiva e de rancores.

Tomemos um exemplo - A mãe da Veronica diz-lhe - Olha a Juliana arranjou um belo trabalho!!

A Veronica dependendo do seu estado de espirito e da forma como a frase foi dita começa a desdenhar na Juliana - sortuda, má como tudo mas com sorte, burra, etc. Depois ela ''vinga-se'' contra a mãe, ela bem sabia (achava ela) que a mãe lhe disse aquilo para a picar. Porque a vê como incapaz, ou o que seja.

Então dentro dela as causas são os outros, a mãe, o governo, o conservadorismo, a falta de sorte, etc.

Não que essas causas não existam, mas no fundo são meras desculpas, meros reflexos.
Foi Ela que se sentiu ferida.
Não pelo que foi dito.
Não como foi dito.
Mas sim Pelo Que Ela sente DENTRO dela.
ai esta a causa....

Não é o Pedro passos coelho, nem o Ronaldo, nem o cancro.
Isso ocorre feliz ou infelizmente.

A causa esta dentro da nossa mente que se vitimiza, que arranja soluções que não cumpre.

A ferida é interna.

Hoje quando me falaram uma coisa. Eu tive raiva daquela pessoa. Senti como se me comparasse.
E depois percebi.
ERA EU QUE ME COMPARAVA, EU QUE CHORAVA, EU QUE INVENTAVA.

Como alguém disse - A Dor é inevitável, o sofrimento é opcional.

Podemos acusar tudo  a nossa volta.
Por vezes temos razão, por vezes não.
Carregamos dentro de nós fantasmas de coisas que já pereceram, histórias que contamos over and over and over a nós mesmos, baixando a nossa estima, sofrendo, incapazes de fazer mudanças acusamos o mundo por não mudar!!

A sociedade é um reflexo de cada um.
Não existe um problema social, existe um problema de humanos.
E temo em dizer que se todos os problemas sociais se resolvessem, não resolveriam o problema que julgamos ter.


"É o ego que dá-lhe feridas e te machuca. É o ego que faz você, violento, com raiva, ciúmes, competitivo. É o ego que é continuamente o sentido miserável da vida."


Osho


“Our deepest wounds surround our greatest gifts.” 

Ken Page



Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...