Qi gong é uma técnica milenar Chinesa de treino interior, objectivando o equilíbrio do indivíduo como um todo: físico, mental e espiritual.
Ele resulta de milhares de anos de experiência dos chineses no uso da energia (Qi) para tratar doenças, promover a saúde e longevidade, expandir a mente, alcançar diferentes níveis de consciência e desenvolver a espiritualidade. No entanto, para se obter os benefícios que esta prática proporciona, é necessário vários treinos regulares, disciplina e aplicação prática da sua filosofia no dia-a-dia.
Yoga é uma disciplina mental e fisica, que associa práticas meditativas, controlo da respiração e algumas práticas do corpo para conseguir unir o Eu/Ego ao Espirito.
Existem muitas escolas diferentes, com práticas também bastante diferentes - Vedanta, Raja yoga, Kriya Yoga, Hatha Yoga, etc.
Tudo em busca da Iluminação, do Samádhi.
Sufismo é um ramo místico do Islão. As danças sufis também elas esperam a integração do Homem no Divino - chegar a Deus através da catarse do movimento.
Gurdjieff foi um mistico do inicio do século XX, oriundo da região da Arménia e Geórgia. Os seus ensinamentos sempre estiveram envoltos em mistério e na conquista da imortalidade. Gurdjieff dizia que o Homem actual é um homem fragmentado pelas suas múltiplas identidades mentais e que não pode chegar a Deus, á Imortalidade, à súmula enquanto não se encontrar a si mesmo enquanto ser Uno.
Através dos Movimentos Sagrados que combinavam danças e movimentos sufis, orientais, etc ele concebeu ou deu a conceber uma técnica que gera um estado mental e orgânico unificado - Tudo se torna um, no Agora.
Omraam Aivanhov foi outro grande iniciado dos anos 70. Ele também tinha a consciencia que os Movimentos, quando feitos de forma especifica com todo o amor e concentração podiam fazer despertar o Ser Humano.
Carlos Castaneda criou Tensegridade - um conjunto de práticas de movimentos ensinadas pelos antigos Toltecas que consistem em libertar o Homem dos hábitos, enraizar uma consciência plena e despertar para a Verdade.
Sem comentários:
Enviar um comentário