sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Uma abordagem ao Tarot



Video sobre Tarot pelo cineasta e esoterico chileno Alejandro Jodorowsky


Varias opinioes e pontos de vista sobre o Tarot, entre elas uma Grande especialista - Rachel Pollack



O ocultista Arthur Edward Waite (1857-1942) dizia : “ O verdadeiro tarot é puro simbolismo;não fala outra linguagem e não oferece outros sinais e a sua linguagem interior dos emblemas, torna-o um alfabeto perfeito com infinitas combinações e todas prevalecendo de sentido próprio”.


O Tarot é um conjunto ( o tradicional ) de 78 cartas - 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores cujo significado tem dividido os especialistas e praticantes ao longo dos séculos.
Alguns vêem-no como um instrumento para ''advinhar'' o futuro, outros para conhecer a fundo situações, ou como o proprio Carl Jung determinava '' um instrumento do inconsciente''.

Como tal, todo o tipo de pessoas ja se cruzou com o tarot.
E como tal existem milhares de tipos de Tarot - desde os mais padronizados como Tarot de Marselha e Rider Waite Smith a outros  tipos de tarot como Tarot Espiritual, Tarot Africano, Tarot do Osho, dos anjos, da musica, do cinema ,etc 

O Tarot tem diferentes formas de ser lançado, e de ser lido.

Rider Waite dizia que no Tarot  - Cada Carta é  tem um simbolismo, como tal cada carta sugere apenas.....e nada mais.....


Rachel Pollack defende que o Tarot é muito mais que adivinhar se amanha chove ou faz sol, é uma ferramenta de auto conhecimento e De Auto Crescimento, nada medida em que não só me define, não só me mostra um padrão passado/presente/ e possivelmente futuro, como nos indica, aconselha, nos faz reflectir e agir de um modo novo ou mais profundo.

Na verdade, nada se sabe das origens do Tarot. Sabe-se que a sua estrutura comum veio da Idade Média,  mas alguns consideram que é muito mais antigo com origens egipcias. 
Foi usado na Idade Media e no Renascimento um pouco pelo povo e ás escondidas da Inquisição e foi-se tornando num ''jogo'' popular de adivinhação e reflexão.

Os Arcanos Maiores do Tarot são 22 , formam uma cadeia simbólica e evolutiva, e referem questões Humanas e Arquetipas, enquanto os Arcanos Menores, 56, são mais dirigidos á questão e aos assuntos do quotidiano, ás questões mundanas e praticas.

Simbolicamente os Arcanos Maiores representam o Eu Interior e a Individualidade, dando um plano amplo da Vida e Questão pendente.
Os Arcanos Menores representam a Personalidade e o lado mais Externo da vida.

O Tarot é assim sendo um Mistério absoluto. Rider Waite encarava-o como uma leitura das cartas, outros preferem seguir a intuição, outros associam cada carta a eventos, e assim adiante.

Na Verdade o Tarot nada mais é que um espelho do nosso ser. 
Que com olhos bem abertos podemos ver mais e melhor, e como tal, Nos conhecermos mais e melhor.





Links interessantes :



Sem comentários:

Enviar um comentário

Saboteur

Na nossa vida, o maior de todos os sabotadores somos nós mesmos. Uma parte de nós deseja brilhar, ser quem é,  triunfar, mas outra parte tem...