segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O Inimigo

Resolvo ir ás compras ao Pingo Doce ás 21h....e quem dou de caras , o meu velho Arqui-Inimigo.
E isso proporcionou-me uma reflexão!


Será que aquela pessoa que me humilhou na infância ainda é o meu inimigo? Será que o que sinto por aquela pessoa é real ou não passa de um esquema da minha mente ainda recordada das emoções sofridas?

O Inimigo na verdade é alguém que nos marcou...tanto na negativa, como pela positiva. Existe algo no Inimigo que nós almejamos, e existem coisas nele que detestamos.

É uma dicotomia....somos parecidos e ao mesmo tempo opostos.

O Inimigo representa algo que detestamos, orgulhoso, maldoso, etc e ao mesmo tempo nós queremos uma espécie de vingança, nem que seja moral, nem que seja uma bofetada ''de luva branca'' e poder mostrar - Olha, mandaste-me abaixo, mas vê-me aqui no alto agora!

É um pouco egoíco, é um pouco como uma competição, mas ao mesmo tempo é uma Artimanha para irmos em frente.

O Inimigo por vezes representa aspectos muito parecidos connosco. Pode ter a mesma aptidão na nossa área  pode até ser parecido fisicamente, pode ter características de um amigo, e ao mesmo tempo é o oposto.

Um pouco como 2 gémeos que se odeiam. São iguais e ao mesmo tempo um é quente e o outro é frio, um é fraco ou outro é forte, um vence o outro é derrotado.

Um pouco Judas - discípulo e traidor.
Um pouco Fernand Mondego - amigo do Conde de Monte Cristo e um dos traidores.
Um pouco pai da Tieta - pai e o que a expulsa.


Que aspecto do meu inimigo desejo eu tomar?
Que reflecte ele de mim ?
Que representa o meu inimigo que eu tanto detesto?
Que tem ele que tanto quero?
Que me traria uma vingança Hoje a mim, além do meu ego?

Sentir-me-ia feliz, mas penso que seria uma satisfação para o meu ego.

Mas serve para algo alimentar um inimigo.
Não, e Sim.

Não, no fundo são aspectos a trabalhar. Por vezes sentimos-nos inferiores, outras vezes temos inveja, outras vezes raiva, ou um conjunto de tudo.
No fundo aquele inimigo foi algo real, mas já não é.

Sim vale a pena ter um inimigo. Porque um opositor leva-nos a questionarmo-nos, leva-nos a lutar por algo, a ir em frente.

Existem inimigos ferozes. Perigosos até.
A esses a luta é a resposta.
Lutamos pela ignorância.
Ou lutamos com as armas que têm que ser usadas.

Numa luta real podemos reagir com sabedoria sem isso ser retirada ou derrota.
Há que perceber até que ponto a inimizade é real.
Há que perceber o que podemos fazer para travar essa pessoa se estiver a interferir Directamente connosco.

Há que saber se o Inimigo é Real. Se sim vamos á luta...

Agora nos rancores do passado, usemo-los como trampolim, usemo-los como motivo.

Usemos isso para no fundo, nos conhecermos a nós mesmos, com as nossas qualidade, defeitos, emoções e vicissitudes...


2 comentários:

  1. Há pior que um inimigo joão....há os falsos amigos...

    Bjs

    ResponderEliminar

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...