A RTP2 exibiu na sexta passada um documentario sobre as Irmãs Fokkens. Sinceramente li apenas nos dias anteriores o resumo assim por alto e pus a gravar.
Ontem a noite lá me lembrei, abri a gravaçao da Meo box e vi este hilariante documentario.
As Fokken são 2 irmãs gemeas, ja com 70's que trabalharam/trabalham na Red Light District em Amesterdão, na prostituição.
Não só é uma imagem curiosa - duas velhinhas cheias de vivacidade, muito tradicionais e ao mesmo tempo, num estilo de vida bem assaz.
Merece a pena ver este mordaz documentario, que mostra que Cada um é como tem que ser, e que no fundo somos todos Filhos do Mesmo Deus!
- Esses não pertenciam a você, eram das circunstâncias.
- Então são meus amigos, meus familiares?
- Sinto muito, eles nunca pertenceram a você, eles eram do caminho.
- Minha mulher e meus filhos?
- Eles nunca lhe pertenceram, eram de seu coração.
- É o meu corpo.
- Nunca foi seu, ele era do pó.
- Então é a minha alma.
- Não! Essa é minha.
Então, o homem cheio de medo, tomou a maleta de Deus e ao abri-la se deu conta de que estava vazia... Com uma lágrima de desamparo brotando em seus olhos, o homem disse:
- Nunca tive nada?
- É assim, cada um dos momentos que você viveu foram seus. A vida é só um momento... Um momento só seu! Por isso, enquanto estiver no tempo, desfrute-o em sua totalidade. Que nada do que você acredita que lhe pertence o detenha... Viva o agora! Viva sua vida! E não se esqueça de SER FELIZ, é o único que realmente vale a pena! As coisas materiais e todo o resto pelo que você luta fica aqui. VOCÊ NÃO LEVA NADA! Valorize àqueles que valorizam você, não perca tempo com alguém que não tem tempo para você.
Video sobre Tarot pelo cineasta e esoterico chileno Alejandro Jodorowsky
Varias opinioes e pontos de vista sobre o Tarot, entre elas uma Grande especialista - Rachel Pollack
O ocultista Arthur Edward Waite (1857-1942) dizia : “ O verdadeiro tarot é puro simbolismo;não fala outra linguagem e não oferece outros sinais e a sua linguagem interior dos emblemas, torna-o um alfabeto perfeito com infinitas combinações e todas prevalecendo de sentido próprio”.
O Tarot é um conjunto ( o tradicional ) de 78 cartas - 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores cujo significado tem dividido os especialistas e praticantes ao longo dos séculos.
Alguns vêem-no como um instrumento para ''advinhar'' o futuro, outros para conhecer a fundo situações, ou como o proprio Carl Jung determinava '' um instrumento do inconsciente''.
Como tal, todo o tipo de pessoas ja se cruzou com o tarot.
E como tal existem milhares de tipos de Tarot - desde os mais padronizados como Tarot de Marselha e Rider Waite Smith a outros tipos de tarot como Tarot Espiritual, Tarot Africano, Tarot do Osho, dos anjos, da musica, do cinema ,etc
O Tarot tem diferentes formas de ser lançado, e de ser lido.
Rider Waite dizia que no Tarot - Cada Carta é tem um simbolismo, como tal cada carta sugere apenas.....e nada mais.....
Rachel Pollack defende que o Tarot é muito mais que adivinhar se amanha chove ou faz sol, é uma ferramenta de auto conhecimento e De Auto Crescimento, nada medida em que não só me define, não só me mostra um padrão passado/presente/ e possivelmente futuro, como nos indica, aconselha, nos faz reflectir e agir de um modo novo ou mais profundo. Na verdade, nada se sabe das origens do Tarot. Sabe-se que a sua estrutura comum veio da Idade Média, mas alguns consideram que é muito mais antigo com origens egipcias. Foi usado na Idade Media e no Renascimento um pouco pelo povo e ás escondidas da Inquisição e foi-se tornando num ''jogo'' popular de adivinhação e reflexão. Os Arcanos Maiores do Tarot são 22 , formam uma cadeia simbólica e evolutiva, e referem questões Humanas e Arquetipas, enquanto os Arcanos Menores, 56, são mais dirigidos á questão e aos assuntos do quotidiano, ás questões mundanas e praticas. Simbolicamente os Arcanos Maiores representam o Eu Interior e a Individualidade, dando um plano amplo da Vida e Questão pendente. Os Arcanos Menores representam a Personalidade e o lado mais Externo da vida. O Tarot é assim sendo um Mistério absoluto. Rider Waite encarava-o como uma leitura das cartas, outros preferem seguir a intuição, outros associam cada carta a eventos, e assim adiante. Na Verdade o Tarot nada mais é que um espelho do nosso ser. Que com olhos bem abertos podemos ver mais e melhor, e como tal, Nos conhecermos mais e melhor.
Diversas profecias coincidem com essa data do Calendário Maia. Para os Maias é o fim de uma Era e o inicio de outra que culmina com a chegada de Bolon Yokte.
Se eu fosse escrever um artigo Exaustivo sobre o que se fala de 21 de Dezembro de 2012, penso que seria grande demais para se ter paciencia de ler.
Desde os webbots, a profecias cristas, profecias de Cayce, Nostradamus, Mãe Maria, Et's, existe uma panoplia de informação (ou palha) a dizer que 21 de Dezembro é o fim de algo.
Existem profecias e apariçoes que dizem que os Tempos são chegados, que a purificação se avizinha...
Será a 21 de Dezembro??
Pessoalmente creio que é um dia importante.
Mesmo que nada do que foi dito aconteça, o que é provavel, ja originou no colectivo uma egrégora energetica programada para esse dia, ou seja, energeticamente ja criámos algo para esse dia.
Por outro lado creio que tudo o que ja esta a ocorrer no nosso planeta nos ultimos tempos é já um preludio para o que vem em breve.
Creio na noção que 21 de Dezembro é o fim de algo mas o inicio de um outro Algo muito maior.
O mundo como esta não pode continuar. E não falo só do mundo politico, economico, das guerras, etc.... falo da forma como Vivemos e Encaramos a vida.
Todos temos a noção que estamos nas ''Vesperas'' de alguma coisa.
Os crentes todos esperam o seu Messias - desde o retorno de Jesus pelos cristãos, á Chegada do Imam Mahdi dos muçulmanos.
Os sinais quer queiramos quer não estão á vista de todos.
Existe uma luta pela Liberdade a ocorrer nos paises europeus, existe um cansaço dos sistemas governativos, uma revolta contra as elites, qualquer que sejam - politicos, grupos económicos, religiosos, etc.
Existem revoltas em toda a parte a surgirem.
Existem guerras na eminencia de ocorrerem - entre o Irão e Israel/EUA, entre Japão e China, etc.
Por isso creio que algo vá ocorrer. Não nesse dia, mas nos dias e meses que se seguem.
Só espero que após tantas trevas, a Humanidade finalmente encontre a sua Luz.
Sou daqueles seres que acredita que a nossa inspiração artistica não é necessariamente nossa.
Se formos a ver bem a palavra origina-se de In+spirare = ou seja receber o ar dentro de si.
E assim é a nossa Inspiração.
É uma especie de fagulha, de curto circuito criativo, uma ideia vinda do nada que se vai construindo.
Assim foi a minha tarde após vir de Loures, a criar ou melhor a escrever uma historia que me empolgou imenso, como nenhuma há muito tempo me fazia sentir assim.
Creio que o ambiente certo + disposição certas são capazes de por vezes nos dar ideias excelentes. No entanto e ai esta a teoria que a Criatividade é uma transmissão e não uma criação nossa - estamos no ambiente certo, disposição certas e a criatividade não aparece...
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Revolto me neste momento :
com os padrões burocraticos e capitalistas falhados
com o padrão de vida e de pensamento dos que me rodeiam
dos meus superiores ou pseudo superiores - começando com os que moram comigo aos que acham que sabem algo da minha vida
"Quando há um incêndio num avião, não há sítio para fugir. E não é possível fazer entrar oxigénio no avião porque as janelas não abrem. Não sei por que é que eles não fazem isso. É um problema sério. É muito perigoso", disse Mitt Romney, num comentário sobre a aterragem de emergência do avião em que viajava a sua mulher, na sexta-feira passada. Pois, parece que Mitt Romney não só não sabe de ciencia como não vê filmes. Sr.Romney a pressão no interior é muito superior á do exterior...como tal não só gelaria o interior, despressorizava a cabine e as pessoas seriam expelidas...á La Goldfinger :
Existem momentos num telespectador com bagagem no mundo audiovisual em que já reconhecemos grande parte dos arquetipos, estereotipos e padrões da ficção.
No mundo da Dramaturgia portuguesa isso acontece quase indubitavelmente.
As historias, salvo algum bom guionista tipo Rui Vilhena ou Antonio Barreira nos seus dias bons, são uma grande seca! Verdade seja dita....
As personagens são ocas na maior parte, ou então são pouco verosimeis - o heroi é bonzinho, o vilão é mauzinho, e o resto são adereços.
A trama só consegue aguentar-se para 50-70 episodios no maximo...o resto é para encher chouriços como se diz em curto e mau tom.....
É tudo tão igual, os temas são tratados tão superficialmente, são tão grandes os episodios, de duração infinita que eu creio que nenhum bom guionista aguenta. Por isso a culpa não é 100% do guionista, é do realizador, do produtor, dos actores e muito particularmente das cadeias de televisão que ao verem ali o filão querem extorquir ao maximo.
E um dos problemas está ai - o que hoje é fixe, amanha pode não ser... aumentar uma novela 20 episodios nao é o mesmo de aumentar 50 ou 100!!
A não ser que surja uma Janet Clair que dê uma volta de mestre á coisa....como a mesma autora fez - pegou numa novela sem audiencia, pegou nos que o publico mais gostava, fez uma festa e fez aparecer um desastre natural que ''matou'' mais de 2 terços das personagens, para poder recomeçar de um modo diferente!!
Como dizia, a tv portuguesa começou a cansar-me. Os telefilmes, as series são piores que as novelas, e as novelas estão gastas. Mesmo uma novela que ate foi original como Remedio Santo - abordava santos, diabo, igreja catolica, carpideiras, humor, misterio, etc foi tao prolongada que ficou como um doente terminal....
Então começei a ver a novela Fina Estampa, da Globo.
Eles não tiveram uma fase muito boa com o inicio do século, mas ultimamente têm melhorado, quer fazendo remakes quer trabalhando em novas historias.
É o caso da original Fina Estampa.
O que me chamou á atenção ? - Aguinaldo Silva - o escritor de Roque Santeiro, Tieta, Pedra sobre pedra, Fera Ferida, Duas Caras.
Foi o isco....
E depois o elenco de luxo - Lilia Cabral, Christiane Torloni, Dalton Vigh, Carolina Dieckman, Marcelo Serrado, Eva Wilma, Renatah Sorrah, Arlete Sales, etc
E para finalizar ...ter como Director geral Wolf Maya - um director de grandes sucessos
Hoje sentei me para assistir e devo confessar que fiquei deslumbrado.
É uma novela sem grandes dramas amorosos, existe o complexo rico e pobre, temos uma nova rica, temos muitos temas e um leque muito diversificado de personagens - temos desde a tia rica dos ''States'' até a bicha declarada e servo da vilã, passando pelo heroi que quer ser rico, a heroina que é como é, o corno apaixonado pela ex mulher, a ex mulher ''vaca como tudo'' que volta quando o ex fica rico, a jornalista, o casal perfeito, a doutora de fertilizaçao in vitro, etc, ou seja um leque bem variado de personagens!
E isso é uma mais valia da novela.
Outra é a Profundidade das personagens.
Começemos pela vilã Maria Teresa Cristina Buarque Siqueira Velmont como a mesma gosta de frisar, interpretada por Christiane Torloni.
É uma verdadeira cascavel, do jet set brasileiro, tem um criado que ela trata mal como tudo, mas que a adora dando-lhe titulatura egipcia - minha rainha de tebas, filha de osiris, etc.
Teresa Cristina tem uma verdadeira paixão pelo marido, cozinheiro famoso e fiel, e por isso esconde dele um grande segredo...
Vive atormentada por esse segredo, indo ao ponto de matar a certa altura.
É louca, serve num episodio á filha gravida um rato morto no prato, trata todos friamente, no entanto causa uma reacçao ate ''simpatetica'' com o espectador , ja que gira entre a comedia e o drama.
É uma personagem muito grega, no sentido de ser muito polivalente. É um vilão que compreendemos por vezes, que simpatizamos noutras vezes e noutras vezes odiamos.
Não é o vilão que é mauzinho e pronto. Ela é boa, tenta agradar ao marido, e ao mesmo tempo odeia a rival de morte, trata mal meio mundo, é uma pessoa.
Ja Lilia Cabral interpreta uma personagem mais padronizada - abandonada pelo marido, teve que trabalhar como canalizadora e electricista para poder sustentar 3 filhos, é leal, amiga do amigo, pobre, até ao dia em que ganha na lotaria.
Já é uma personagem mais comum - é agressiva por vezes, vingativa a mais para os padroes de santidade, mas ganha a o publico que se revê em algumas atitudes e vivencias da mesma.
Já o filho, Antenor é um estudante de medicina que namora com a filha da vilã e que não quer ser pobre. Ele não é vilão, é mais um antagonista/ heroi.
Ele tem vergonha da propria mae e é capaz de inventar uma historia sobre si mesmo, arranja ate uma actriz para se fazer passar por mãe num jantar de noivado. No entanto é sobre ele que recai um dos maiores momentos de tensão dramatica - É a Personagem que vai sofrer a mutação !!
Ele é o que mais muda ao longo da novela - do ''cafegeste'' para o heroi!
Mas existem muitas mais personagens e tramas verosimeis ou inverosimeis que enriquecem a novela.
E uma das coisas que mais me embeiçou hoje foi - Linguagem Corporal.
Não só o texto era limpo, claro e preciso, como a linguagem corporal estava perfeita.
Não era o José Carlos Pereira a dirigir-se zangado e a falar como se tivesse no café.... Não eram aqueles gestos clixés e pouco naturais...
Era uma naturalidade, como se Aquela personagem, Naquele contexto, Naquele momento fosse REAL!
E é isso um dos marcos da boa ficção.
Obviamente quando temos um bom texto, bons actores, uma trama minimamente interessante e coesiva resulta numa boa obra.
E Fina Estampa é uma boa obra de ficção.
Não é a mais original, não é perfeita, tem erros, tem coisinhas longas demais ás vezes, mas é uma novela que transpira leveza e consegue criar uma Cadencia entre cliffhanger e os momentos de palha sem cansar.
( Cliffhanger é um recurso para prender a atenção do espectador - tipo - quem matou X foi ...e de repente o episodio acaba, deixando as pessoas na ansia de saber o desfecho....)
Espero que a tv portuguesa aprenda, porque as audiencias tem mostrado que o material portugues esta a ''desvalorizar'' em termos de ficção - Fina Estampa arrasa o programa de Nuno Eiro e Leonor poeiras, arrasou Morangos com açucar, Dancin'Days tem um background de ser um remake de uma novela brasileira, e parece que Gabriela tem ajudado tambem).
A Tvi agora parece apostar em actores da treta - já nao bastava a geração Pereira - rita, jose carlos, ricardo araujo....Pereira's... vem adicionar Luciana Abreu.......
É mau em termos de ficção que se escolham os bonitinhos burros em vez dos menos bonitinhos inteligentes, e que se continue a forçar formatos e a aumentar o numero de episodios.....
Espero que aprendam....
Sinto me um bocado felizardo pelas minhas series favoritas dos ultimos tempos terem ganho os respectivos Emmy's.
Falo de Homeland - Segurança Nacional e de Modern Family- Uma familia muito moderna, grandes series, cada uma no seu ramo - drama e comedia.
E fiquei com curiosidade para conhecer a serie Boardwalk Empire....tenho que ir ver se algum canal da Meo transmite ou irá transmitir.