sábado, 29 de março de 2014

Perder peso através da Orelha

A Auriculoterapia é um sistema independente da acupunctura e especialidade dentro da Medicina Chinesa. 
A aplicação actual da auriculoterapia não se restringe apenas ao tratamento das enfermidades através dos pontos auriculares, este sistema tem-se desenvolvido em relação ao diagnóstico em muitas patologias. Através da auriculoterapia podem ser tratadas cerca de 200 enfermidades, entre as quais estão: enfermidades de carácter funcional, enfermidades de carácter neurótico e psicótico: cefaleias, neurastenia, insónia e dor, etc. 

A auriculoterapia é provavelmente um dos mais antigos métodos terapêuticos praticados na china. Este microsistema já era referido nos textos antigos como o Huang Ti Nei Jing, onde se relata a estreita relação do pavilhão auricular com o resto do corpo.
Auriculoterapia
Em 1947, o Dr. Paul Nogier, publicou alguns trabalhos nos quais expõe a relação existente entre o pavilhão auricular e o resto do organismo, descrevendo inclusivamente, as experiências realizadas com clientes e os óptimos resultados obtidos. Ao que se sabe, ele partiu da observação dos povos do mediterrâneo, que tinham por hábito o uso de pequenas cauterizações na orelha para o tratamento de várias moléstias, conseguindo descobrir uma série de pontos curativos. Ao estudar esses pontos estabeleceu uma ligação entre a posição destes no pavilhão auricular e aquela ocupada pelo feto pouco antes do nascimento. Estes trabalhos do Dr. Nogier foram publicados em jornais de Xangai levando os chineses a acelerarem as investigações sobre esta área, criando vários centros de investigação por toda a China.

Um estudo recente demonstrou que a auriculoterapia, a inserção de agulhas ou tachas em certos pontos da orelha levaram a perder peso mesmo na ausência de dieta ou exercício!!

Num estudo controlado, 92 coreanos foram recrutados - 76 mulheres e 16 homens, todos com excesso de peso, e nenhum a fazer qualquer método de controlo de peso.

Foram divididos em 3 grupos - o primeiro fez auriculoterapia em 5 pontos, o segundo em apenas 1 ponto e o terceiro fez ''falsa acupuntura auricular''.

Foram escolhidos os pontos - Shen Men, Estômago, Baço, Fome e Endócrino. As tachas foram postas numa orelha por uma semana e na semana seguinte foram retirados e postas novas tachas na outra orelha e nos mesmos pontos.

O segundo grupo fez apenas uma tacha no ponto Fome.

Tudo isto ao longo de 2 meses, com apenas algumas recomendações alimentares.

Durante o estudo 24 pessoas (das 92) sairam do grupo - 15 das quais no grupo placebo que fez falsa auriculoterapia.

Mas dos restantes que ficaram no estudo os resultados foram estonteantes.

Houve uma redução de quase 7% do peso no grupo que fez auriculoterapia nos 5 pontos, e 5,5% nos que fizeram apenas num ponto auricular, enquanto o grupo que fez  falsa acupuntura auricular não perdeu qualquer peso.

Sendo de referir que o grupo que fez os 5 pontos teve maiores reduções ao nivel da cintura e gordura abdominal.

A Auriculoterapia é assim não só um Suporte do que é feito na Acupuntura regular, como também por si mesma um tratamento em si.

Possivelmente combinada com Acupuntura abdominal ( e não só), Dieta, alguns suplementos e exercicio dará resultados muito maiores.


Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...