quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Eyes Wide Shut





Devo confessar que tenho apreço por Stanley Kubrick, mas nunca foi um cineasta que me cativasse à primeira.

Laranja Mecânica, Doutor EstranhoAmor, Barry Lyndon são todos grandes filmes, Shining e 2001: Odisseia no Espaço são grandiosos filmes.

Mas a mim nunca me tocaram....até De Olhos Bem fechados.

Revi o filme esta semana e fiquei perplexo com a complexidade, com a enormidade de mensagens subliminares, de teorias de conspiração.

A aparente teia sobre atrações, fantasias sexuais, o relacionamento das personagens na verdade são apenas um fio condutor para algo maior que curiosamente e estranhamente no conduz também para o drama do casal.

Curiosamente o filme parece afastar-se da trama de onde foi retirado Traumnovelle, de Arthur Schnitzler que não apresenta qualquer clube ou organização secreta.

Achei curioso num anuncio do AXN mostrar certos elementos que à primeira pareciam inofensivos e acabam por ser estranhos - o pentagrama invertido, a musica ritual ortodoxa tocada ao contrario, a simbologia dos quadros de Ziegler, o olhar para fora de Alice Harford, etc.


Mais giro foi haverem semelhanças entre o estranho clube e o verdadeiro Bohemian Grove que já falei no blog.

Achei muito interessantes as interpretações de Nicole Kidman e Tom Cruise. Achei-o menos canastrão que actualmente.

Verdadeiramente um filme a rever.
Deixo-vos aqui um documentário curioso....


Tenho estado a ler O Clube Dumas, de Artur Perez-Reverte, que deu origem ao filme A Nona Porta, de Polanski. Achei bem curiosas as semelhanças...São dois grandes filmes....
Não são terror, nem um suspense profundo mas são para pensar.


Durmam bem, de olhos bem fechados.




1 comentário:

  1. É natural que os filmes de Kubrick não te tenham tocado, pois regra geral são bastante cerebrais e pouco emotivos, mais a dar para a provocação filosófica.

    Este é um filme um bocado diferente, mas também muito interessante.

    ResponderEliminar

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...