quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A Importância do JEJUM


Tem o jejum algum valor ?
Nos nossos dias importa o jejum?
Tem algum efeito no nosso corpo, mente e alma?

SIM....indubitavelmente SIM.


O JEJUM tem benefícios físicos, mentais e essencialmente espirituais.
Vou começar por falar da importância do Jejum para o corpo físico e para a mente, e depois a sua enormidade para o espírito segundo as mais diversas correntes espirituais.

1- O Jejum na manutenção da Saúde

Há alguns anos os cientistas que estudavam fungos e pequenos animais descobriram que quando os mesmos ficavam privados de alimentos, as células dos mesmos melhoravam e pareciam viver mais anos.

Provou-se mais tarde que dietas de poucas calorias ou jejuns regulares levam a um aumento da esperança de vida, que nos humanos se traduziria numa media de 89 anos ( versus os 77 actuais).

O Instituto Nacional do Envelhecimento, numa pesquisa liderada pelo cientista Mark Mattson descobriu que jejuar levava a uma melhoria nas funções cognitivas de doentes com patologias degenerativas.

Descobriu-se que o mesmo ocorria em doenças oncológicas, em dislipidémias ( colesterol alto na gíria popular), e que provavelmente seria um factor no aumento da esperança de vida.

Nas doença oncológicas, dietas de poucas calorias levaram ao atraso da progressão de cancros, bem como diminuição da angiogenese ( rede de vasos que alimentam o tumor), e maior sinergia com quimioterapia, levando a que cancros resistentes fossem curados.

No caso da Diabetes e Problemas Cardiovasculares, jejuns só a legumes e redução calórica levaram a melhoria das patologias - colesterol Ldl baixou, homocisteina também, e a sensibilidade das células a insulina melhorou, podendo assim se reduzir a dosagem de insulina.

Além disso doenças como epilepsia podem ser controláveis pela dieta e jejuns frequentes.

A nível mental, pessoas que fazem jejuns ou reduzem quantidade de calorias têm melhoria de estado de animo.

Os médicos naturopatas recomendam jejuns líquidos para descansar a digestão e melhorar todo o corpo pois promove desintoxicação completa do organismo e sua consequente cura.

2- O Jejum na Espiritualidade 

Para as varias religiões :


ReligiãoQuando?Porquê?
Bahá'íjejum bahá'í tem lugar entre os dias 2 e 20 de Março, que correspondem ao mês de Ala, o 19º do calendário bahá’í.O jejum simboliza um processo de transformação espiritual e o desprendimento das coisas deste mundo; o objectivo é que o crente se concentre em Deus
BudismoTodos os principais ramos do Budismo praticam jejum, geralmente em dias de lua cheia e em alguns feriadosÉ um método de purificação. Os monges budistas Theravada e Tendai jejuam com o objectivo de libertar a mente. Alguns monges budistas tibetanos jejuam para conseguir efeitos de ioga, como por exemplo gerar um calor interior.
CatolicismoJejum e abstinência de carne na quarta-feira de cinzas, e abstinência de carne em todas as sextas-feiras da Quaresma. Durante muitos séculos os católicos estiveram proibidos de comer carne às sextas-feiras. Mas desde os meados dos anos 1960, a abstinência de carne nas sextas-feiras fora da Quaresma tem sido deixada à consciência de cada um.Ensina o controlo dos desejos da carne, penitência pelos pecados e solidariedade para com os pobres. O jejum da quaresma prepara a alma para uma grande festa ao praticar a austeridade. O jejum de sexta-feira santa celebra o dia em que Cristo sofreu.
Cristianismo Ortodoxo OrientalExistem vários períodos de jejum incluindo a Quaresma, o Jejum dos Apóstolos, o Jejum da Ascensão, o Jejum da Natividade, e vários outros dias de jejum. Todas as quartas-feiras e sextas-feiras são consideradas dias de jejum, excepto aqueles que coincidem com as “semanas livres de jejum”.Fortalece a resistência à gula; ajuda a pessoa a abrir-se à graça de Deus.
HinduO Jejum é geralmente praticado na Lua Nova e nos festivais de Shivaratri, Saraswati Puja, and Durga Puja. As mulheres no norte da Índia também costumam jejuar no dia de Karva Chauth.Uma forma de conseguir concentração durante a meditação ou adoração; purificação do sistema; por vezes é considerado um sacrifício.
JudaísmoYom Kippur, o Dia da Expiação, e o dia de jejum mais conhecido. O calendário judaico contém ainda seis dias de jejum, incluindo o Tisha B'Av, o dia em que teve lugar a destruição do Templo.Expiação dos pecados e/ou fazer pedidos especiais a Deus.
Mormonprimeiro domingo de cada mês é um dia de jejum. Os indivíduos, as famílias ou comunidades podem realizar jejuns noutras ocasiões.Proximidade em relação a Deus; concentração em Deus e na religião.Jejuns individuais ou familiares podem ser realizados como pedido por uma causa específica, tal como a cura de um doente ou a ajuda a tomar uma decisão difícil.
IslãoRamadão, o nono mês do calendário islâmico, é um período de jejum obrigatório que celebra o período em que o Alcorão foi pela primeira vez revelado a Maomé. Várias tradições islâmicas recomendam dias e períodos de jejum além do Ramadão.Alguns muçulmanos jejuam todas as segundas-feiras porque se diz que o Profeta Maomé também o fazia. Outros jejuam durante o mês de Sha'baan, que precede o Ramadão, e especialmente durante os três dias que precedem o Ramadão.
PaganismoNão existe dias formalmente dedicados ao jejum, mas alguns pagãos jejuam na preparação do festival de Ostara (Equinócio de Primavera)O objectivo é purificar energeticamente a pessoa; frequentemente é usado para elevar os níveis vibratórios como preparação para trabalho de magia. O jejum de Ostara é usado para limpeza pessoal das comidas pesadas do inverno.
Protestante EvangélicoÀ discrição dos indivíduos, igrejas, organizações ou comunidades.Os jejuns evangélicos tornaram-se crescentemente populares, com pessoa a jejuar em busca de alimento espiritual, solidariedade para com os pobres, para contrabalançar a cultura consumista moderna, ou para pedir a Deus alguma coisa especial.
ProtestanteNão é um ponto central da tradição, mas o jejum pode ser realizado à discrição das comunidades, igrejas, outros grupos e indivíduos.Para melhoramento espiritual ou progresso na agenda de justiça social ou política. Exemplo a campanha de Oração, Jejum e vigília da ELCA
Buda jejuou por  43 dias.
Jesus por 40 dias e 40 noites.
Gandhi jejuou 17 vezes contra a violência.
Mikao Usui ( criador do Reiki) jejuou por 21 dias no Monte Kurama.


Para os Cristãos, Jesus disse que muitos demónios e problemas só poderiam ser curados com Oração e Jejum. 
Nas aparições de Fátima(1917) e Medjugorje (1981-...) a Virgem indicou que Guerras poderiam ser neutralizadas apenas com Jejum e oração.



Nossa Senhora deu uma mensagem em julho de 1982 que enfatiza isto: “O melhor jejum é a pão e água. Através do jejum e da oração, podem-se parar guerras, suspender as leis da natureza. A caridade não pode substituir o jejum. Aqueles que não são capazes de jejuar, podem alguma vez substituí-lo com oração, caridade e uma confissão, mas todos, exceto os doentes, devem jejuar”.


Os pastorinhos de Fátima faziam jejum pela expiação dos pecados do mundo.

O Grande valor do Jejum consiste nisto - Desapegarmos-nos da realidade ilusória do corpo, sacrificar uma matéria indigna de modo a fomentar um espírito iluminado e trazer LUZ para este mundo.

Esta é a verdade de todos os jejuns. 
Cientificamente, privamos o corpo de açucares, levando a que células cancerígenas morram, melhorando assim os órgãos emunctórios como fígado e rins, e promovendo a saúde e longevidade.

O Jejum é então VERDADEIRA prática para o corpo e para o Espírito.


LINKS cientificos :

LINKS sobre jejum como poder espiritual:

Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...