sexta-feira, 15 de junho de 2012

Cena digna de Novela

Ontem a noite tive a ver um episodio da novela brasileira Fina Estampa, escrita por Aguinaldo Silva ( um dos co-autores de Roque Santeiro, Tieta, Fera Ferida, Pedra sobre pedra, etc).

Devo confessar que alem de ser uma historia bem mexida, com um excelente ritmo e optimas personagens, alem de ter um leque de bons actores como Lilia Cabral, Cristiane Torloni, Jose Mayer, Carolina Dieckmann, etc.

Mas o episodio de ontem foi Verdadeiramente Excelente.
Uma pérola no mar de novelas insonsas....

Griselda Pereira ( Lilia Cabral) nasceu em Portugal, mas veio para o Brasil ainda menina, por isso não tem sotaque. Sua família se estabeleceu na região do quebra mar, na Barra da Tijuca - RJ, onde ela conheceu Pereirinha, também português, pescador, com quem casou e teve três filhos.
 Pereirinha morreu durante uma pescaria (seu corpo nunca foi encontrado) e Griselda ,com três filhos pra criar, começou a fazer pequenos consertos domésticos nas casas dos vizinhos e a cobrar por isso. Em pouco tempo se torna uma especialista no assunto, com direito a cartão de visitas e tudo, nos quais se apresenta como o "marido de aluguel", aquele que, na ausência do titular, faz tudo. "Tudo" no caso, são pequenos consertos, uma pintura, uma troca de telhas quebradas... Qualquer trabalho que tenha a ver com a manutenção e o bom funcionamento doméstico. Giselda trabalha de macacão, e carrega pra onde vai sua caixa de ferramentas. 

Griselda ganha o suficiente para criar e educar os filhos Joaquim  (Malvino Salvador),Amália (Sofia Charlotte), e o mais novo, José Antenor da Silva Pereira (Caio Castro) - que acabou de entrar para a Faculdade de Medicina. Mas o trabalho a torna assexuada e masculinizada, a ponto dela ser chamada, pelos homens do ambiente que frequenta, de "Pereirão". 

Griselda nunca se preocupou com isso, até perceber que José Antenor sente vergonha dela, ao ponto de contratar uma atriz decadente para se passar por sua mãe na frente da família rica da sua namorada.

 Ela descobre isso ao mesmo tempo que ganha uma fortuna na loteria, na qual joga religiosamente há anos... E ai já que não precisa bancar o "marido de aluguel ", ela decide contratar um professor de boas maneiras que a ensine a se comportar de acordo com seu novo status de milionária, ou seja, que a transforme numa lady. 
Nesse processo os dois se apaixonam... E Griselda descobre uma coisa terrível: ao mudar, ela perde a identidade, se torna outra pessoa, da qual ela já não gosta tanto quanto da original. 

O que vale mais para um ser humano, a aparência ou o carácter?



Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...