sexta-feira, 15 de junho de 2012

7 Frases que Minam a Auto estima das Crianças e dos Adultos

1-  Tu não és capaz/ Tu não podes - ou versões similares, tu ainda és novo, tu ainda não consegues, minam a auto-estima, porque a criança interioriza e um dia torna-se um adulto que acha que Ainda não é capaz, que ainda não pode, que ainda lhe falta algo.

2 - Tens que trabalhar para seres alguém quando fores Grande - a Criança não precisa de ser Alguém, já É. esta noção que é pelos estudos que nos definimos é ridícula, é confundir Educação com Identidade, é formar génios que sabem tudo menos quem eles são, ou pessoas junk food que procuram algo sem saber o que porque lhes foi dito que precisam de SER alguém. Já são.....

3 - Nunca serás Alguém na vida - muito parecida com a anterior, mas neste caso Reforça a Ideia que tu Um dia Serás Alguém ou Não, e ao mesmo tempo baixa a auto-estima.

4 - Tu és Feio/Mau - os adultos gostam de reforçar as suas convicções as crianças, de modo a criar novos adultos mirins ( desculpem o uso do termo brasileiro), ou seja pequenos adultos frustrados, que seguem convicções bacocas, e por vezes ética duvidosa.

5 - Tens que ser Mais forte / tens que fazer melhor - reforça as convicções que o que fazemos não chega, ou é insuficiente ou na pior das hipóteses não presta ou não é nada.

6 - Não chores - especialmente dita aos rapazes, leva a que se bloqueiem emoções, assim originam uma pessoa que não sabe viver as suas emoções e sensações

7 - O que queres ser quando fores grande? - esta parece inofensiva, mas no entanto demonstra que o que importa é o futuro, menospreza-se assim o presente, e no fundo perdemos a identidade.


1 comentário:

  1. Há uns tempos ouvi alguém, não me lembro exactamente quem, dizer que educar um filho é um dos actos de maior responsabilidade que o Homem pode ter. Mas, infelizmente, a maior parte das pessoas não se apercebe disso, e tem filhos pelas razões mais disparatadas ou egoístas... Por isso temos tantos adultos disfuncionais.

    ResponderEliminar

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...