sexta-feira, 15 de junho de 2012

7 Frases que Minam a Auto estima das Crianças e dos Adultos

1-  Tu não és capaz/ Tu não podes - ou versões similares, tu ainda és novo, tu ainda não consegues, minam a auto-estima, porque a criança interioriza e um dia torna-se um adulto que acha que Ainda não é capaz, que ainda não pode, que ainda lhe falta algo.

2 - Tens que trabalhar para seres alguém quando fores Grande - a Criança não precisa de ser Alguém, já É. esta noção que é pelos estudos que nos definimos é ridícula, é confundir Educação com Identidade, é formar génios que sabem tudo menos quem eles são, ou pessoas junk food que procuram algo sem saber o que porque lhes foi dito que precisam de SER alguém. Já são.....

3 - Nunca serás Alguém na vida - muito parecida com a anterior, mas neste caso Reforça a Ideia que tu Um dia Serás Alguém ou Não, e ao mesmo tempo baixa a auto-estima.

4 - Tu és Feio/Mau - os adultos gostam de reforçar as suas convicções as crianças, de modo a criar novos adultos mirins ( desculpem o uso do termo brasileiro), ou seja pequenos adultos frustrados, que seguem convicções bacocas, e por vezes ética duvidosa.

5 - Tens que ser Mais forte / tens que fazer melhor - reforça as convicções que o que fazemos não chega, ou é insuficiente ou na pior das hipóteses não presta ou não é nada.

6 - Não chores - especialmente dita aos rapazes, leva a que se bloqueiem emoções, assim originam uma pessoa que não sabe viver as suas emoções e sensações

7 - O que queres ser quando fores grande? - esta parece inofensiva, mas no entanto demonstra que o que importa é o futuro, menospreza-se assim o presente, e no fundo perdemos a identidade.


1 comentário:

  1. Há uns tempos ouvi alguém, não me lembro exactamente quem, dizer que educar um filho é um dos actos de maior responsabilidade que o Homem pode ter. Mas, infelizmente, a maior parte das pessoas não se apercebe disso, e tem filhos pelas razões mais disparatadas ou egoístas... Por isso temos tantos adultos disfuncionais.

    ResponderEliminar

Ce soir c'est une chanson d' automne Dans la maison qui frissonne Et je pense aux jours lointains