quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Um livro transformador

Ravi Ravindra - Sussurros da Outra Margem.txt



De importância central à busca espiritual é a pergunta "Quem sou eu?" Perguntar isto é abrir-se ao mistério de nosso próprio ser - com todas as suas confusões e pretensões bem como aspirações e possibilidades. Estar desperto para isto agora é estar presente na criação deste momento. Quando eu não estou questionando a mim mesmo, não existo, exceto como memória em um tempo inconsciente...

Pode ser ate mesmo possível ouvir, nos interstícios das formas religiosas, sussurros e indicações da outra margem, esclarecendo e aprofundando nossa busca...

Quem sou eu? Sou Judas, sou Jesus? Por medo, por desejo, traio a mim mesmo. Sou quem eu não sou. Cubro minha face com muitas máscaras e até mesmo torno-me máscaras. Estou demasiado ocupado representando quem eu penso ser para conhecer quem realmente sou. Tenho medo: posso ser nada mais do que eu pareço ser; pode não haver face alguma por detrás da mascara. Eu decoro e protejo minha máscara, preferindo algo fantasioso a um nada real....

Um monge zen perguntou a seu mestre: para se trabalhar no Tao há um caminho especial?

O Mestre respondeu: Sim, há um caminho.
Monge: Qual é?
Mestre: Quando se está com fome, come-se;
Quando se está cansado, dorme-se.
Monge: Isto é o que todo mundo faz;       
O caminho deles é o mesmo que o seu?
Mestre: Não é o mesmo.
Monge: Por que não?
Mestre: Quando comem eles não apenas comem,
 Mas tecem todo o tipo de imaginações. 
Quando dormem, eles dão rédea solta a mil pensamentos ociosos. É por isso que o seu caminho não é o meu caminho....

Pensamento, conhecimento e linguagem funcionam todos no tempo e podem, na melhor das hipóteses, compreender e descrever o que é temporal, não o que é espiritual e, portanto, eterno...
       

PS- Este livro não é indicado para jovens iniciados. Ele não é um fio que nos ajuda a sair da floresta, pelo contrario, ele desafia-nos a nos perdermos. Aqueles que buscam respostas não as encontrarão aqui, mas mais e mais questões. Este livro deve ser lido Internamente!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...