quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Os 9 Limitadores da Humanidade (parte 1)

A Humanidade não pode ser plenamente livre enquanto nao se conseguir desenraizar dos factores limitadores. Alias podiamos até dizer que ela nao consegue ser livre enquanto se regular por eles.
Alguns deles parecem ser indivisiveis e impossiveis, mas tecnicamente não o são.

Estes factores sao os responsaveis do Ser Humano como Ser social que é. Não são positivos, nem negativos, mas sim de origem ilusoria por assim dizendo.
Para poder explicar melhor, podemos considerar que dentro Daquilo a que consideramos ''vida'', ''mundo'' ou ''sociedade'' são acontecimentos que ocorrem Aqui . E este aqui pode ser ''planeta Terra'', esta realidade, etc. Porque fora d'Aqui nao temos dados que nos indiquem  que ocorrem, e nao nos interessa. Só o Aqui vale.
Este Aqui é aquilo que o Hinduismo chama de Maya, ou os judeus e cristaos como ''o mundo onde se Deu a Queda'', ou como Jesus dizia '' o meu reino nao é D'aqui''.

Mas passemos aos factores que limitam a Humanidade.


1- A Genetica de raça/genero

Cada ser humano vem com codigo genetico, nasce de celulas humanas, traz informaçao dos seus antepassados.
Usando a historia que Rousseau criou ( entre outros como Levi-Strauss, Victor de Aveyron, Condillac, etc), que um menino foi abandonado em bebé na selva.

Imaginemos 2 meninos ate. Um foi criado na cidade, com pais e familia, educaçao e o outro foi criado pelos animais, sobrevivendo pelos seus recursos no meio do nada.

Obviamente que o menino selvagem nao sabe ler, nem escrever, nem mesmo ''falar''. Mas sera que ele é menos humano que o outro, o menino da cidade?

Geneticamente ambos tem informaçao dos predecessores. Ambos tem maos, braços, cabeça, etc ou seja continua com Informaçao Social mesmo  que um deles nao tenha sido criado em sociedade. E essa criança continua a usar as maos, o corpo.

Estudos recentes demonstram que as emoçoes e vivencias dos progenitores alteram o ADN ( mas nao so) das crianças, mesmo na barriga das maes. Mais, que existe informaçao que ''vagueia'' pelo material genetico que pode pertencer a um avo ou antepassado mais longinquo.

Entao o primeiro factor limitador é que Antes que um Ser possa ser Socializado, Ele ja tem dentro de si a informaçao de Raça/Ser Social.

Raça no sentido de ser humano, nao é reptil, nao é ave, traz ja informaçao do que é .

Podemos entao dizer, que este factor é intrinseco a todos os seres humanos viventes? Sim
Podemos entao dizer que este factor é imutavel ? Sim, mas nao completamente.

A prova disso é que o ADN se modifica perante os nossos pensamentos, vivencias, alimentos, emoçoes, etc.
E no campo da Espiritualidade, todas as religioes e crenças falam que isto é apenas ALGO temporario. Para os cristaos a realidade ultima é o Céu, ou a Nova Terra. Para os hinduistas e budistas é o Nirvana, além do Samsara e da roda das encarnaçoes. Para o Islão é o paraiso.
Etc, etc, etc...

A fisica quantica tem atribuido novos valores á Identidade e Materialidade desta Realidade. Por outras palavras, tudo o que vemos e que geneticamente ou nao consideramos de certa maneira, nao é em ultima realidade.

Uma pedra nao é imovel, uma mesa nao é solida, o homem é feito de energia......

Os cientistas reparam que o pensamento tem um acçao construtora da REalidade.

Isso dá-nos a potencialidade de modificarmos a Primeira limitaçao, que talvez seja - Eu Sou aquilo que Vejo, Sinto, Oiço, Inalo e vivo....

Isto significa que a primeira liberdade vem do conhecimento que Eu sou Mais que aquilo que creio. E se eu posso mudar a realidade entao eu posso libertar-me desta genetica.


2- A socializaçao

O Homem é o resultado do seu ambiente, dirão alguns.
Não é mentira, mas tambem nao é Verdade.

Uma pessoa é violada e passa o resto da vida seguindo um comportamento ( que pode ser consciente ou inconsciente) de culpa e temeridade.
Mas outra pode ser violada e passa o resto da vida como exemplo de coragem.

Antes mesmo de nascermos ja os nossos pais, familiares, vizinhos, criaram uma especie de ''simulaçao'' de quem eu Serei.
E ao nascer a sociedade, dependendo do contexto ( onde nasci, quem me criou, as condiçoes de vida, religiao, etc) vai moldar-me .
Vou absorver o campo que me atribuem.
E ai vai depender de quem Eu Sou no intimo de mim mesmo, alem dos factores geneticos e ambientais/sociais, para eu recusar ou me mesclar nas regras sociais.

 O Segundo Factor limitador é Identificar-me com o que vivo, o que penso, o que creio.

Os Grandes Mestres fizeram a ruptura no seu tempo. E alguns foram punidos por isso.
É muito curioso pegar nos Evangelhos pela perspectiva de Libertaçao Social. É por si mesmo uma antitese. Pensar que Cristo revolucionou o pensamento e que depois foi dogmatizado por isso.
Mas mais interessante é que os primeiros Cristaos tinham ideia dos 9 limitadores da Humanidade, e quer tenham sido eles ou a Verdade é que os Evangelhos mostram como Cristo nao possuia os 9 limitadores.

Nasceu de uma mae virgem. - Liberto do Codigo genetico ( em parte podemos dizer)
Ja em pequeno se rebelava contra seus pais, indo para o templo falar - Liberto da Socializaçao
Nao julgava - Liberto do Julgamento
Nao era dogmatico - Liberto do Dogma (judeu)
Inspirava as pessoas a serem o que sao, a seguirem a verdade - Liberto do conceito de utilidade
Nao dava valor ao dinheiro, nas parabolas Ele diz isso mesmo - Liberto do Conceito de Dinheiro
Era livre, mas deixou-se prender, morreu mas ressuscitou - Liberto do Conceito de Liberdade
Nao via Deus como castigador e ausente, Ele se assumiu como divino e atribui ainda divindade aos outros - Liberto do Conceito de Divindade
Via-se Unido ao Pai, aos outros seres, o que fizeres aos outros faras a ti - Liberto do conceito de Individualidade.

É curioso como uma Escritura que pretende assumir uma Verdade e um Dogma, tem um Criador que se liberta a si mesmo destes limites.

Mas a Socializaçao nao é so os abusos que os pais fazem aos filhos, as humilhaçoes no recreio pelos outros, ou a falta de dinheiro ou alimento, é tambem o Conceito de FALTA, de TENS de, TU ÉS, de inferioridade, de culpa, de vitimizaçao, de incapacidade, de EGO....

O bichinho social é o Ego. O Ego é sempre o culpado e a vitima. O que quer, mas tem falta de.

A Segunda Liberdade vem do conhecimento que - Eu nao sou isto, eu sou algo para alem disto...
É por isso que os budistas meditam, tentam parar ou controlar o pensamento.
 A 2ª liberdade diz-nos que Nao nos podemos identificar com o que pensamos, vemos, cremos, porque tudo isso esta ''manipulado''.
A Segunda liberdade consiste em reconhecer que nao nos conhecemos, e que podemos nos conhecer alem de nos, conhecendo a TESTEMUNHA que Apenas ve o mundo sem se imiscuir no mundo.

Isso é possivel. Isso é realizavel.
Eu nao tenho que seguir a tendencia da moda, ou ter e ser algo para mostrar aos outros o a mim mesmo, eu simplesmente Sou.

Esta liberdade tambem nos diz que é o Aqui e o Agora que nos oferecem pistas, nao a Ciencia nem a Religiao, porque ambas sao humanas e sociais. Ambas sao feitas por homens. E uma busca a razao material das coisas e outra uma justificaçao imaterial das mesmas. E continuam ambas a serem imperfeitas.

Penso, logo existo disse Descartes. Segundo Eckhart Tolle, este ...No entanto, cometeu um erro básico: comparou o pensar ao ser.
No entender de Tolle, quase todas as pessoas são pensadoras compulsivas, “o que faz com que o mundo esteja povoado de conflitos”. O fato, segundo ele, é que nos identificamos com os pensamentos, uma interminável e autônoma produção mental que gera conceitos, rótulos, imagens, crenças, palavras, julgamentos, ideologias e definições.
 Navegamos na ilusão de que somos essa voz dentro da cabeça, quando na verdade ela forma uma espécie de tela que bloqueia o fluir dos nossos relacionamentos. Por isso, não seria exagero observar que os problemas de que queremos nos livrar são parte importante da identificação mental. Os outros precisam estar errados para você reforçar a si mesmo, e essa é a raiz da violência que se expressa nas relações humanas.
“Essa tela de pensamentos situa-se entre você e o seu eu interior, entre você e o próximo, entre você e a natureza, entre você e Deus”, diz Tolle. “Pensar tornou-se uma doença.”



Os factores limitadores que iremos discutir nos proximos posts.

3- O Julgamento
4- Os Dogmas
5- O conceito de Utilidade
6- O conceito de Dinheiro
7- O conceito de Liberdade
8- O conceito de Divindade
9- O conceito de Individualidade

Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...