segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Cordyceps - a bala magica


Há milênios que a humanidade está a procura da "panacéia universal", um produto mítico que não só curasse todas as doenças, mas tambem prolongasse a vida indefinidamente. Bem,  ha mais de vinte séculos, os chineses acreditavam ter encontrado uma substância estranha que chamaram de "Calor de Inverno e Frescura de verão" tão poderosa que era suficientemente capaz de  conseguir um rejuvenescimento notável que incluía não apenas a atenuação de doenças físicas  próprias da idade, mas uma  verdadeira revitalização mental e sexual. Você se sente jovem e mais forte depois de consumi-la. Mas como preciosa substância encontrada apenas em um canto remoto do império e por causa de sua escassez e do custo de obtê-la e levá-la para a capital e os excepcionais resultados de sua administração foi reservada exclusivamente ao imperador e seus associados mais íntimos. Que substância era essa que  recebeu um nome tão estranho?
É o Cordyceps sinensis, um cogumelo entomopatologico,  pequena palavra que indica que ele cresce dentro de um inseto e  este alimenta-o até a morte!

Atualmente são conhecidas cerca de 500 espécies deste tipo de fungo e muitos já estão sendo utilizados para controle de pragas, evitando assim a poluição ambiental causada por herbicidas e pesticidas, mas o Cordyceps sinensis é encontrado naturalmente no  planalto tibetano e nas altas montanhas de Qinghai província da China, a mais de 4.000 metros.

Diz a lenda que os pastores levavam o gado para pastagens de verão, quando descobriram os seus efeitos terapêuticos. Bastava observar que os animais que comeram erva contaminada com este cogumelo mostravam sinais claros de recuperação com um forte aumento na actividade sexual e fertilidade.

Hoje, o cogumelo está sendo colectado naturalmente em seu habitat do altiplano do Tibete, Butão, Nepal, norte da Índia e da China na província de Sichuan e é um importante recurso para os pastores locais e seu valor no mercado Xining cidade pode chegar a € 5.000 o quilo (no verão do ano passado até houve combates entre os colecionadores). A época de colheita começa em maio ou junho, dependendo da altura da região e representa uma fração significativa da renda desses agricultores. O governo chinês tenta regular o cultivo e colheita do cogumelo para evitar a sobre-exploração e possível extinção.No Nepal e Butão a sua colheita foi proibida por vários anos e na Índia não é permitido recolher em áreas de Reserva da biosfera. Na verdade a sua extinção é impossível, já que o micélio está enterrado no chão e feito nas áreas controladas foi observado que quanto maior  é a extracção , mais aumenta a abundância dos cogumelos no ano seguinte.

O cogumelo cresce no corpo de algumas lagartas são o estágio larval de um  borboleta na região conhecida como "Himalaia traça" (Hepialus armoricanus). Borboletas e mariposas passam por quatro estágios: primeiro são os ovos e os ovos eclodem as lagartas (que alguns consideram larvas). Eles se movem para se alimentar de ervas e raízes e são comedores de plantas grandes. No final do seu ciclo são fixos na lâmina de uma floresta e perdem o  seu corpo externo ou interno tornando-se numa "pupa" que não se move. Finalmente, a pupa dormente se torna uma borboleta ou mariposa.

A lagarta se alimenta de gramíneas durante todo o verão, mas no Outono está enterrado no solo, onde é invadida ou parasitados pelo fungo Cordyceps.Com isso, antes de completar o ciclo no verão seguinte, o fungo já comeu mais do corpo e cresce dentro do revestimento externo da lagarta morta (na verdade, cria um "pupa" em vez de fungos insetos), que é mumificada.

No Ocidente, o primeiro conhecimento deu-se quando um padre jesuíta o apresentou num encontro científico realizado em Paris em 1726, relatando o efeito da sua ingestão, algo que ele pode conferir pessoalmente, enquanto ele esteve a viver no tribunal do imperador chinês.

A Ciência contemporânea, com a análise química, testes de laboratório com células "in vitro" e animais e pela experiência clínica têm demonstrado que a lenda é verdadeira, que suas propriedades bioquímicas são extraordinárias. Assim, o cogumelo é actualmente usado tanto como um suplemento dietético e em produtos farmacêuticos com resultados notáveis ​​contra as doenças são difíceis de resolver como cancro .

Como quase uma centena de conhecidos cogumelos medicinais e estudou, Cordyceps sinensis rico em uma variedade de moléculas terapêuticas notáveis ​​entre os quais os chamados "beta-glucano" e "proteoglicanos", as moléculas de polissacarídeo de comprimento, que é formado por "links" de glicose em forma de cadeias são unidas por pares de espirais alongado. Uma das características mais interessantes destas moléculas é que muitos cruzamentos, ao longo dessas cadeias de oxigênio e esse oxigênio é libertado no ambiente celular, criando um ambiente oxidante que impede a proliferação de células tumorais. É esse efeito que muitos pesquisadores oxigenar relacionados à ação anti-cancerígena do cogumelo.

Dr. G. Halpern, que durante anos estudou as propriedades terapêuticas deste cogumelo, seria um dos descobridores do "cordicepina" apresentar novos antibióticos na amostra que também contém outras moléculas dos efeitos terapêuticos observados como galactomanano, manitol, ergosterol, o ácido, adenosina cordicépico e ácido palmítico.

Acrescentou que a medicina tradicional chinesa usa o cogumelo para o tratamento de doenças do aparelho respiratório inferior, especialmente asma brônquica e, inclusive tuberculose. E como um dos melhores estimuladores de energia do rim, assim, ter excelentes resultados em todas as condições relacionadas com o que consideram "rim vazio": a impotência, infertilidade, fraqueza, anemia osteoartrite, e senilidade prematura. Obviamente, o cogumelo também é utilizado na medicina ayurvédica indiana e tibetana. No Tibete é conhecido como yars Gunbad, o que significa "inverno-verão" - e na Índia como Keera Jhar ou "erva de insetos".

Benefícios terapêuticos

Entre os benefícios terapêuticos de comer contrastou Cordyceps sinensis são os seguintes:

-Redução de tumores. Diversos estudos clínicos na China e no Japão com pacientes com câncer, usando uma dose de 6 gramas por dia de Cordyceps naturais mostrou redução de seus tumores. Em um estudo, de 50 pacientes com câncer de pulmão, diminuição do tumor foi observada em 46% deles se dado Cordyceps juntamente com a quimioterapia usual. Em outro estudo com diferentes tipos de câncer encontrou que o fornecimento de 6 gramas / dia de extrato de Cordyceps por dois meses foram alcançados melhora subjetiva na maioria dos pacientes com melhora na contagem de leucócitos e tamanho do tumor reduzido.

No Japão, os ensaios foram feitos com ratos que foram injetados com células de câncer de linfoma e, em seguida, foram administradas Cordyceps. Ele observou que, com relação ao grupo controle foram - sobrevivencia  prolongada, melhoria da sua resposta imune e os tumores foram menores.

No ano passado, a equipe do Dr. Sang E. University Park, Daejeon (Coreia) publicou um artigo na revista Food and Medical Toxicology comunicando ter observado a indução de apoptose e inibição da telomerase em células de carcinoma de pulmão pelo efeito de um extrato aquoso de Cordyceps militaris (espécies muito semelhante da familia Cordyceps sinensis)

Em suma, podemos dizer que:

1. Ele inibe a produção de DNA e RNA síntese nas células cancerosas.

2. Ela estimula a diferenciação celular (células tumorais são indiferenciadas).

3. Promove a reestruturação do citoesqueleto.

4. Inibe a atividade de proteínas quinases.

5. Inibe a metilação de ácidos nucléicos.

5. Tem ação anti-câncer específicos de tumores na vesícula, rim, cólon, pulmões e fibroma.

-A estimulação do sistema imunológico. Potencializa a ação de células natural killer e estimula a atividade das placas de Peyer ea liberação de macrófagos de acordo com vários estudos. Um deles mostrou que esse estímulo ocorre em indivíduos saudáveis ​​e em pacientes leucemia. Outro estudo publicado no Jornal de Medicina Tradicional Integrado chineses e ocidentais, que sua administração em indivíduos saudáveis ​​aumenta a atividade das células natural killer em 74% e no caso de pacientes com leucemia em 400%.Resultados semelhantes foram obtidos com pacientes que sofrem de melanoma.

Ação antibiótica. Cordicepina contida no cogumelo e seus extractos ativos agem contra Clostridium perfringens e Clostridium paraputricum perigoso sem afectar a flora intestinal. Também demonstrou atividade bactericida contra bacilos, tais como Bacillus, Pasteurella, Streptococcus e Microsporum.

Ação específica de ação antiviral contra o vírus da AIDS/Sida (HIV). Além de sua capacidade antiviral derivado de  potenciamento do sistema imunológico, em 2004, indicam um efeito anti-HIV potencial inibindo a actividade da transcriptase. Foi dada uma fórmula contendo Cordyceps predominantemente a 3.000 pacientes em estágios iniciais da AIDS, e após seis meses de tratamento os pacientes apresentaram-se qualquer sinal de presença do HIV no sangue.

-Efeitos Imunossupressores . Compararam o efeito imunossupressor deste cogumelo com a ciclosporina, uma droga sintéctica (que imita uma molécula produzida pelo fungo Tolypocladium inflatum, é na verdade um anamorfo do gênero Cordyceps) amplamente utilizado para evitar a rejeição em transplantes de órgaos. O Cordyceps  tem sido efectivamente utilizada no tratamento de doenças auto-imunes, especialmente tiroidite de Hashimoto, alem de agir  contra os sintomas típicos: depressão hipotermia, fadiga, disfunção respiratória, disfunção cardíaca, e falta de libido.

Ele aumenta a resistência à fadiga. Um grupo de nove atletas da equipe de China chamou a atenção dos jurados quando eles conseguiram quebrar novos recordes mundiais nos Jogos Olímpicos da China 1993. E depois há vários casos de atletas com excelentes resultados que tinham sido previamente submetidos a uma dieta de Cordyceps. Na verdade, foi pensado para considerá-lo uma substância dopante. Sua administração pode aumentar a força muscular e reatividade a 40%, melhorando o desempenho aeróbico e posterior remoção do ácido láctico.

Pesquisa sobre o efeito energizante deste cogumelo revelou que um composto da mesmo aumenta (através de um uso mais eficiente de oxigênio disponível) até 55% a produção de moléculas de ATP (adenosina trifosfato), que acelera o metabolismo celular e consequentemente, a energia das células. Isso explicaria a maior capacidade e energia em um nível orgânico e diminuição da fadiga muscular.

Melhora a ventilação. Vários estudos têm mostrado que a administração de extratos deste cogumelo tem o efeito  de equilibrar o sistema nervoso simpático e parassimpático, diminuindo a "irritabilidade" do pulmão afectado e tecido brônquico, o que alivia os sintomas da bronquite crônica e asma juntamente com sua ação broncodilatadora e relaxar os músculos dos brônquios. Não se esqueça que este efeito broncodilatador acrescenta a sua ação bactericida, imunoestimulantes e anti-inflamatórios, por isso não admira que tenha sido usado por centenas de anos na medicina chinesa para o tratamento da tosse persistente e asma.


Melhora a função cardíaca. Vários estudos têm mostrado os benefícios de Cordyceps em casos de arritmia e insuficiência cardíaca.

Controles de níveis de colesterol. Quatro estudos têm mostrado que Cordyceps ajuda a baixar o colesterol e triglicéridos  altos, enquanto aumentava a proporção do chamado "colesterol bom" ou HDL.

-Protege e promove a função hepática.

Melhora a função renal.

-Retarda o envelhecimento. Melhorias também foram encontrados na ansiedade, insônia, amnésia, ea falta de libido.

-Tem efeitos antioxidantes. Vários estudos mostram a ação protectora do Cordyceps contra danos causados ​​por radicais livres.

-Protege a medula óssea de radiação. Estudos têm demonstrado que a ingestão do fungo protege a medula óssea de atenuar os efeitos da radiação de diminuição da atividade hematopoiética. Em Cordycep é considerado um fator hematopoiético e foi comprovada a sua acçao ao activar e multiplicar células-tronco hematopoéticas na medula de camundongos.

"É antianémica. Através do aumento da atividade hematopoiética mencionados acima.


-Ajuda em casos de zumbido.

-Aumenta a atividade sexual. Um estudo duplo-cego realizado pelo Instituto de Materia Medica em Pequim encontraram melhorias de 86% no nível de libido das mulheres. Em outro estudo com 189 participantes de ambos os sexos Cordyceps não só mostrou melhora da libido, mas também melhorou a fertilidade e contagem de espermatozóides de prolongar a vida dos mesmos em 66% dos casos. Tanto a acção de relaxamento da musculatura lisa arterial e do estímulo à produção de efeitos do óxido nítrico vaso-relaxantes faz alguns cogumelos consideram um verdadeiro "Viagra natural".

Melhora a fertilidade. No caso de a fertilidade masculina foi observado aumento de 33% na contagem de espermatozóides em 22 homens, após tomar suplemento Cordyceps por oito semanas, juntamente com uma diminuição de 29% de espermatozóides defeituosos e um aumento de 79% a sobrevivência dos espermatozóides saudáveis.

-Ajuda em casos de vício. Um dos usos tradicionais dos cogumelos na medicina tradicional chinesa foi para combater o vício do ópio.


por :
Juan Carlos Mirre Gavalda
na revista Discovery Salud

Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...