O mundo ocidental tem nos EUA o seu supremo modelo. Imitamos a arquitectura, começamos a imitar o sistema de saúde tornando-o mais e mais elitista, a alimentação, trocando o mediterrâneo pela ''saudavel'' fast food, e melhor aprovamos tudo o que os EUA fazem.
Fazem guerra ao Iraque, ao Afeganistão, em breve ao Irão e achamos que esses é que são os maus da fita. Esses é que explodem torres, esses é que explodem bombas, mas poucos são os meios de comunicaçao que mostram a invasão do capitalismo americano nesses paises, tudo em prol do Sangue divino do Deus Petróleo.
E ainda se tem um enorme respeito pela vida humana - matam-se crianças, pessoas inocentes, urinam sobre cadáveres, etc
E nos aplaudimos. Ou então achamos repugnantes, mas os outros que façam algo.
Toca a imita-los em tudo....
Usam-se 8 bilhoes de cereais semanalmente para alimentar gado, que servira para 10 milhões de hambúrgueres, enquanto esses 8 bilhoes poderiam alimentar toda a humanidade por mais de 2 meses.
Eu gosto de muitas coisas dos EUA. Gosto do movimento cultural e de contra cultura, adoro o Cinema e a TV americana no geral, adorava passear por imensos locais e cidades, conhecer muitas pessoas, muitas americanas são giras, gosto da musica e acho que seria interessante viver lá.
Mas como diz o meu amigo Ric, não sao nenhum El Dorado, especialmente quando o capitalismo selvagem, o poder corrupto da wall street e os ideiais Nos somos os Maiores do Mundo, reflectem uma America pobre, degradante e incrivelmente mesquinha.
Os EUA são mais um país do mundo, com os seus defeitos e as suas virtudes. Tem coisas fantásticas que Portugal jamais poderá ter. Mas em contrapartida a estupidez também aumenta com a proporção territorial.
ResponderEliminar