sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

2016 numa frase



“O medo é o caminho para o lado negro. O medo leva a raiva, a raiva leva ao ódio, o ódio leva ao sofrimento”

Mestre Yoda, in Guerra das Estrelas, A Ameaça Fantasma

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Previsão do Tarot para 2017


2016 foi um ano em cheio...as brechas da Torre orientadas pelo Diabo e pelo Ás de Paus.
Tivemos um Brexit, um extremista como Presidente da maior potência mundial, e imensas perdas tanto de artistas como pessoas importantes.
Foi um ano muito forte. E já está quase a passar e 2017 apresenta-se em menos de 30 dias...

E as Energias para 2017 são:

Temperance by David Higgins (Sacred Isle Tarot): Temperança e Rainha de Espadasby Vance Kelly MIDDENMURK:

E vamos começar pelo mais duro...

Saturno inaugura um periodo de regência de 36 anos. Saturno, o pai tirano, o que responde sempre ''NÃO'', senhor do karma e das provas..... além disso 2017 é ano de ...Saturno.
E a Rainha de Espadas em termos astrológicos,,, vejam bem as sincronicidades...representa...Saturno.

Então começamos 2017 com uma energia avassaladora.

A Rainha de Espadas é a viúva amarga. Ela passou por enormes experiências de dor, que lhe trouxe sabedoria. Mas ela é implacável. Ela é exigente, por vezes mesquinha, honesta, inteligente, directa e imparcial,

Ela passou por muito e talvez por ter atingido altos patamares, ela também exige dos outros. Não esperemos paninhos quentes com a Rainha de Espadas.

Ela pode ser cruel, pode ser a mulher tão frustrada que não conseguiu mudar a vida.

Ela é verdadeira....por isso tudo o que é ilusão, tudo o que está mal construído, ela sem medos, ou sem receio de ferir os sentimentos, mostra a Verdade. Ela rompe a ilusão.

Um casamento não tem amor.....ela termina.
Uma pessoa ignorou o que sentia e criou projecto que nada tem a ver com ele, ela mostra e erradica a ilusão.
Não esperem que ela seja simpática e meiga, ela não o faz por mal, mas sem meios termos ela rompe e diz o que tem de ser dito.

Ela representa o erradicar das velhas crenças, doutrinas e normas ultrapassadas.

Isto indica que para 2017 ela traz-nos :

  • Dor e sabedoria
  • Eventos fortíssimos para nos libertar do controlo
  • Eventos durissimos emocionais para vermos o peso do velho, o peso do conservadorismo
  • Eventos caóticos de guerras e dissoluções de organizações
  • É o dedo na ferida a dizer - Olha não está cicatrizado
  • É também um ciclo de obsessão tão forte que vai fazer eclodir o sistema
  • Representa eventos de mudança
  • Intolerância ao máximo
  • Fanatismo
  • Opressão ao máximo de modo a tudo perceber o valor da Liberdade 

Por isso pela parte da Rainha de Espadas não esperem facilidade...mas sim adversidade de modo a ganharmos Experiência e mais que isso.... Consciência!

O mundo encontra-se na corda bamba :
Na Rússia fabricaram-se este ano mais de 300 abrigos nucleares. A Nato tem milhares de soldados no leste. 
O Reino Unido está a separar-se da Europa, e esta corre o risco de resvalar.
O Extremismo ganha em todo o mundo, existe medo e medo, e mais medo.
Trump será o novo presidente americano, com todo o risco e racismo, xenofobia, etc que se possa imaginar.
O Brasil está a tentar erguer-se.
O mundo está complicado...e quando mais medo temos, soluções menos lúcidas escolhemos... talvez ai a Rainha de Espadas nos traga a dor de perceber a verdade e iniciar correcção.

Aliás nem tudo é mau, a Rainha é uma óptima estratega. Ela é a lucidez, a inteligência, a imparcialidade e o discernimento combinados com a experiência.

Também nos traz

  • Percepção da verdade ( escândalos que chegam ao fim, descobertas importantes, segredos revelados, etc
  • Novos projectos que se baseiam em lucidez, inteligência, estratégia e experiência do passado
  • Honestidade
  • Avanços tecnológicos

Mas a Rainha de Espadas não está sozinha a comandar o barco, uma força mais alta se eleva, a Temperança.

A Temperança é uma carta de moderação e equilibrio. É um bocado o doce refrigério de uma fonte a meio de um caminho de secura. Ela não é um fim em si mesma, mas uma oportunidade de ter paz, equilíbrio e poder restabelecer-se e decidir como vai progredir dali para a frente.


Se Saturno é o Senhor do próximo ano, o Sagitário é a casa onde ele vai estar em 99% do tempo.
Assim a Temperança é o signo que se assemelha ao Sagitário em Astrologia tarológica.

Mais uma sincronicidade.

Apesar do aspecto ser no geral mais negativo e com experiências fortes, a Temperança distancia-se do Diabo (carta de 2016) e vem trazer equilibrio, rompendo assim os ciclos de fanatismo que temos observado no ano ainda a decorrer e trazendo maior consciência.

É uma espécie de Mulher que casou por medo este ano e que afinal não ganhou assim tanto e que em 2017 apesar de ainda escolher o mesmo marido já questiona e começa a tomar decisões mais equilibradas.

A Temperança, vem do latim Temperantia, significa ''Guardar o Equilibrio''.
Representa o dominio de si, a moderação dos desejos, a integração dos opostos, a expressão do Ser Integral no passivel e corrosivel quotidiano.

Parafraseando Che Guevara : ''Podemos endurecer sem perder a ternura, e ser ternos sem perder a firmeza.''

A Temperança indica a necessidade de integrar os opostos. Perante um mundo tão forte, em que temos que fazer mil e uma coisas que não nos dão prazer, ela sugere a integração. Fazer algo dando o melhor de si. Apreciando o que lhe dá menos prazer ou escolhendo sempre por Si.

Ela indica que a Paz e a Guerra estão dentro de nós, assim como a Consciência, e que  dando o melhor de nós, podemos escolher um dos lados, podemos escolher por nós.

Um outro grande aspecto desta carta é Ser paciente.

A Temperança é a nossa bóia de salvação. Ela indica que tudo passa, que precisamos dotar o mundo da nossa presença, de usar a nossa Alma na nossa vida.

Ela pode indicar:
  • Momentos de paz 
  • Armistício ou Acordos importantes
  • Auto-descoberta
  • Cura
  • Tédio 
  • Manter ideais até ao fim
  • Ser Paciente
  • Fusão de empresas
  • Harmonia nas relações
  • Futuro propicio se for paciente e souber gerir vida com Equilíbrio 
  • Eventos de Paz

 Quando juntamos ambas as cartas vemos que apesar do ambiente poder ser castrador, de conservadorismo e de experiências extremas, existe também a possibilidade de mitigar os efeitos nocivos e ganhar Consciência através da integração dos opostos e de atitudes de paz e paciência.

Talvez o maior conselho da Temperança seja o de ser paciente. Aguentar! Não o aguentar que os outros nos maltratem ou enganem, mas sim aguentar o ritmo do tempo e aguentar a nossa consciência para que ela não expluda.
A Raiva é um mecanismo do ego. Se formos pacientes e soubermos perceber que tudo o que Existe foi atraido para nós, para percebermos algo. Se aguentarmos esse ímpeto, a nossa consciência apenas emanará para o mundo paz.
Normalmente quando nos zangamos com alguém explodimos. Dizemos raios, coriscos, causamos ansiedade, vivemos ansiedade. E mais tarde podemos ver que talvez tenhamos ido longe demais. Talvez a nossa reacção tenha causado mais sofrimento que o evento que nos fez estar assim.
Aguentar, ter paciência e agir depois com calma deve ser o nosso modus operandi.

Podemos esperar um ano dificil mas que pode dar um sinal que o medo e as estruturas não podem mais continuar como estão, que deverão ser integradas e os opostos eliminados. Deste modo e pouco a pouco veremos um surgir de Esperança


POLITICA/ECONOMIA
Não vamos negar que é um periodo dificil. Veremos isso em termos politicos e economicos. Não nos esperam facilidades mas conseguiremos ultrapassa-las com paciência, fé e amor.
Politicamente podemos ver problemas com dividas soberanas, novas vitórias populistas de direita mas não tantas como esperadas. Este ano indica também que haverá recuperação económica, apesar de lenta e sem grandes destaques. Podemos perceber que apesar de muitos conflitos (espadas no barco) vamos conseguir chegar à outra margem.
Haverá alguma instabilidade financeira mas não se esperam ruturas ou grandes colapsos.


CIÊNCIA/MEDICINA
The Victorian Romantic Tarot: Mudança é o mote para 2017 na ciência. O que estava escondido vem ao de cima, o caminho que estava a ser apresentado é substituido por outro.
2017 será um ano de volatilidade em termos cientificos. Do lado positivo - descobertas importantes que poderão levar a novas curas mas especialmente a substituir velhos tratamentos por novos.
Do lado negativo - podemos ter um decréscimo do valor gasto em investigação. Alguns ramos menos conhecidos e ensaios clínicos menos prometedores darão frutos. Poder-se-ão descobrir este ano algumas causas das patologias mais comuns.

AMOR
Resultado de imagem para knight of pentacles victorian tarotQuem está casado pode esperar boas noticias. Mas tenha atenção, não seja tão controlador/a.  Ele no geral também indica que estar casado não é esquecer a dieta, fazer da mulher escrava do lar ou o homem martir de serviço! É necessário dedicação e romantismo senão corre o risco do casamento ser estável mas não feliz.
Para os solteiros, abram bem os olhos, trabalhem a vossa auto-estima e o vosso modo de vida e poderão ter bons resultados em 2017.

ESPIRITUALIDADE
Resultado de imagem para 8 swords victorianO mundo está preso nas suas ilusões.  A sensação de insegurança em vez de levar a pessoa a ter um relacionamento com o Divino leva-o a procurar soluções externas ( igrejas, politicos, xenofobia e racismo).
Então espiritualmente podemos ver uma grande crise de fé. A Igreja vai ser abalada fortemente, porque certos sectores da cúria não gostam do trabalho de liberdade do actual papal, que lhes retirou poderes e tem disseminado a cultura do Amor acima de tudo.
Existe confusão a todos niveis. Existe confusão deliberada e confusão provocada pelo ego ( vejam as milhares de canalizações ditas espirituais que em enganos e ilusões transmitem a optica de ser espiritual!!).
É necessário que cada ser se liberte das ilusões e proceda o caminho interno, do amor e de um deus tambem ele feito de amor.


''Naquela altura eu distribuía o meu tempo entre Caxias, Lisboa e Cascais. Andava muito de comboio, para trás e para a frente, para a frente e para trás.
Comecei a perguntar-me o que andaria eu a fazer, tantos quilómetros de um lado para o outro e sempre no mesmo sítio.
Uma carta do Tarot de Osho manda-me acordar. Dias depois, um sonho: estou numa estação de comboios, há movimento e confusão. Entro num comboio, que se põe a andar, deixei ''as minhas coisas'' no cais, estou sem bilhete, penso ir falar com o revisor, mas digo: isto assim é muito complicado, o melhor é ACORDAR.
  Acordo: está tudo muito pacífico, calma profunda. Integridade. Sei que não há para onde ir. Aqui ou ali sempre Eu Sou.
''O país que não fica em parte alguma é,
a Pátria verdadeira.''
Acordar? De acordo! ''



''O poder não é sobre os outros ou as circunstâncias - o poder é sobre nós mesmos.''
Maria Lisete Soares, in Os 72 anjos da cabala - Inspiração e Prática.



Sobre Rainha Espadas:

''Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados, para vossa consolação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos;''
2 Coríntios 1,6

Sobre Temperança:

''Tão-somente apegai-vos com firmeza ao que tendes, até que Eu venha. Ao vencedor, aquele que permanecer nas minhas obras até o fim, Eu lhe darei autoridade sobre as nações.''
Apocalipse 2,25

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

''mi vida se asemeja a una bicicleta parada...tanto camina y no camina, tanto hogar a donde ir-se y no lo vai''

Autor desconhecido






Há dias em que me sinto o ser mais fétido a face da terra,
Estou tão cansado...........


quinta-feira, 24 de novembro de 2016

noites escuras da alma



''Me han puteado mucho en la vida pero nunca he sido una puta.''
                                                    Agrado, in Todo sobre mi madre











Há dias assim.
Dias em que a nossa volta tudo não está muito bem. Dias em que nós não estamos bem.
E se fora está mau tempo e dentro também.......então nem vale a pena falar.
São as noites escuras da alma!!


Não adianta escrever....nem vontade tenho........

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Vacinas claro que Sim, mas a todo custo??


Resultado de imagem para vaccines


''A mim preocupam-me a saúde daquelas criancinhas, que mal acabam de nascer e levam logo vacinas. O plano nacional de saúde inclui para os primeiros anos mais de 20 vacinas. Imagina a quantidade de excipientes tóxicos numa criança até aos 5 anos''. 

Afirmação de uma Médica Investigadora e Coordenadora na área da saúde


"If the State can tag, track down and force citizens against their will to be injected with biologicals of known and unknown toxicity today, there will be no limit on which individual freedoms the State can take away in the name of the greater good tomorrow."
— Barbara Loe Fisher, Co-Founder NVIC


Alumínio, polisorbato 80, ovalbumina, formaldeido, antibioticos como Gentamicina, Neomicina, fosfato dissódico, Desoxicolato, cloreto de benzetônio, beta propiolactona, fluido de embrião de galinha, proteinas de rato, glutamato monossódico, glicerina thimerosal, entre outros são encontrados regularmente em pequenas doses em vacinas.
Provavelmente 1mg não fará mal, mas talvez nas 20 injecções que a criança leva já não seja assim tão inocuo.

Aliás desconhece-se actualmente mais de 50% das interacções medicamento-medicamento, e mais de 90% de medicamento-alimento.

Fala-se bastante do risco das medicinas complementares mas creio que perante a toxicidade medica que já é 3 Causa de Morte nos EUA, repito TERCEIRA CAUSA DE MORTE.

Como explicar nas vacinas a :
Gentamicina - nefrotoxica e ototoxica que é Dada em VACINAS PEDIÁTRICAS MAS NÃO ESTÁ INDICADA EM CRIANÇAS  (... Gentamicin(e) may not be appropriate for use in children'')

Formaldeido - Tóxico, corrosivo, e Cancerigeno (...Studies of workers like embalmers exposed to high levels of formaldehyde have found increased incidences of myeloid leukemia and rare cancers of the nasal passages and upper mouth...)

Neomicina - inibe absorção vitaminica, ototóxica, problemas renais, Alergénico

Thimerosal  aka Mercurio - toxico, cancerigeno, corrosivo, obesogenico

Aluminio - toxicidade mamaria e hepatica, estrogenico, toxicidade cerebral,

Polisorbato 80 - causa problemas fertilidade, inflamação,

Aliás  muitos estados americanos proibiram Formaldeido em tudo o que seja para crianças - suplementos, alimentos, brinquedos, etc no entanto continua nas vacinas.
Uma das coisas que se fala é que a dose de uma vacina é bem mais baixa que numa pêra e que além disso todos produzimos a substância naturalmente.
Mas será tido em consideração que é injectada e não filtrada pelo figado?
Terá em consideração que a criança não leva apenas uma substância mas um cocktail cujas interacções e toxicidade não foram estudadas até ao tutano?


Agosto 2016. Flórida.
26 crianças vacinadas com vacina contra Tosse convulsa apareceram doentes e infectaram 13 pessoas mais(tambem todas vacinadas). Mas como se foram vacinadas?

No Norte da California mais de 90% das crianças foram vacinadas contra Tosse Convulsa, mas a taxa de infecção é superior a 9% . E quando o Governo local e o ministerio da saude declarou necessario dose extra de vacina, nesse mesmo ano houveram mais focos de tosse convulsa e mais graves.

''I think we were hoping the Tdap booster would counteract what happened in 2010. Unfortunately, it didn't.
— Dr. Nicola P. Klein, lead researcher

Desde que foi instaurada a vacina contra o virus do papiloma humano, foram reportados à autoridade europeia do medicamento, 311 mortes com vacina Gardasil e 41mortes com a Cervarix. Além de 7.308 danos neurológicos com o Gardasil e 2.848 com Cervarix.

Em França já houve e decorre ainda campanha assinada por 7000 médicos contra a vacina, por não apresentar eficácia mas sim toxicidade.

Quanto à vacina da gripe uma meta-analise revelou fraco resultado e nos grupos de pacientes cuja vacina é ''vendida como aconselhável''  doentes com mais de 65 anos, os resultados foram pobres e inconsistentes.

E o que dizer de várias vacinas, entre as quais a da Hepatite B, que está relacionada com aumento de casos de bronquiolites em bebés e sindromes de Vírus sincicial respiratório??

E do Thimerosal que causa obesidade, toxicidade neural ????

''Most adverse effects were minor and not greater than background rates compared with other vaccines, the exception being higher rates for syncope and thromboembolic events.[44] Venous thromboembolic events were noted in 56 reports at a rate of 0.2 cases per 100,000 doses distributed and included 19 cases of pulmonary embolism, four of which were fatal.[44] Overall, 772 events (6.2% of the total number of adverse events but only 0.003% of the total number of doses) were described as serious and included 32 reported deaths (1 per 1,000,000 doses)''

Na India o estudo com vacina parou porque 4 meninas morreram.


O NVIC (Centro Nacional de Informação sobre Vacinas) diz-nos que 33% das vacinas não têm efeito desejado, além que em 18% dos casos existem reacções extremamente adversas.


Uma das grandes questões sobre Vacinas é que quem não toma vacinas apanha a doença e transmite para os vacinados.
Então qual a utilidade das vacinas se os vacinados também ficam doentes?
E o que dizer da falta de formação de anticorpos em bebés e crianças vacinadas, na qual a vacina não tem qualquer efeito e que provoca sindromes respiratórias?
E dos efeitos secundários?

Não significa que as Vacinas não sejam importantes, mas não são uma panaceia, nem são isentos de complicações e efeitos secundarios.
Quem advoga a defesa incondicional das vacinas deveria ter todo conhecimento na mão!

O caminho das vacinas é frágil, apoiado pelas grandes corporações, que insistem que as mesmas são isentas de riscos.....Esperamos melhores tempos.

http://www.informedchoice.info/cocktail.html
http://www.bmj.com/content/353/bmj.i2139
http://www.baxter.ca/en/downloads/product_information/GENTAMICIN(E)_PM_AUG282012_EN.pdf
http://www.atsdr.cdc.gov/mmg/mmg.asp?id=216&tid=39
http://www.nytimes.com/2011/06/11/health/11cancer.html?_r=0
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19470301
https://www.thevaccinereaction.org/2016/02/recently-vaccinated-kids-are-spreading-pertussis-everywhere/
http://www.latimes.com/health/la-me-whooping-cough-20160205-story.html
http://www.doctissimo.fr/medicaments/news/cancer-du-col-de-l-uterus-une-petition-contre-la-vaccination
http://www.dnaindia.com/india/report-cancer-vaccine-programme-suspended-after-4-girls-die-1368681
http://www.thelancet.com/journals/laninf/article/PIIS1473-3099%2811%2970295-X/abstract
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19079256
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27583238
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24354891
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15764492

sábado, 22 de outubro de 2016

Felicidade e ser feliz, Matthieu Ricard


 “Para começar, a felicidade é um amor pela vida. Ter perdido toda razão para viver é abrir um abismo de sofrimento. Mesmo que as circunstâncias externas sejam importantes, o sofrimento, assim como o bem-estar, é essencialmente um estado mental. Entender isso é o pré-requisito chave para uma vida que vale ser vivida. Quais condições mentais vão enfraquecer minha alegria de viver, e quais vão nutri-la?

Mudar o modo como vemos o mundo não implica em otimismo ingênuo nem em alguma euforia superficial. Enquanto estivermos inclinados à insatisfação e frustração que surgem da confusão que domina nossas mentes, será tão fútil dizer a nós mesmos repetidamente “Sou feliz! Sou feliz!” quanto seria repintar um muro em ruínas. A busca pela felicidade não se trata de olhar a vida através de óculos cor-de-rosa ou cegar a si mesmo para a dor e as imperfeições do mundo. A felicidade também não é um estado de exaltação perpetuada a qualquer custo: é uma limpeza das toxinas mentais, tais como ódio e obsessão, que literalmente envenenam nossa mente. Também se trata de aprender a colocar as coisas em perspectiva e diminuir o buraco entre as aparências e a realidade. Para isso, precisamos aprender e conhecer melhor como a mente funciona e ter uma visão mais acurada sobre a natureza das coisas, porque no seu sentido mais profundo, sofrer está intimamente conectado com uma má compreensão da natureza da realidade.”
— Matthieu Ricard, “Happiness and Reality”, em seu blog.

E aqui a resposta de Matthieu a perguntas de Richard Gere, em entrevista à editora Lions Roar (“Happiness is…“, 2006):

(2) Richard Gere: Então, Matthieu, qual é o grande negócio a respeito da felicidade? Digo, de verdade?

Matthieu Ricard: Bem, a palavra é reconhecidamente vaga. E os intelectuais franceses odeiam isso. Eles dizem ‘não estamos interessados na felicidade’.  Até Goethe disse que três dias de felicidade imutável seria insuportável (risos do público). O sofrimento é tão bom; ele muda o tempo todo, todas as cores e formas, a intensidade. Mas na verdade as pessoas confundem sensações prazerosas com felicidade verdadeira. No prazer, nós pulamos sobre algo e então adicionamos algo mais, e algo mais, e então caímos exaustos e deprimidos. As pessoas nunca acham que a felicidade é uma maneira de ser porque estão pensando em prazer, que depende das circunstâncias. É condicionado. Um sorvete é ótimo, dois é okay, três e você está enjoado. Isso é prazer.

Richard Gere: No seu livro “Felicidade” você fala sobre momentos de felicidade real, não felicidade-de-sorvete , mas momentos que lembramos quando estamos sós – fazer uma criança sorrir, um pôr-do-sol que nos faz viajar, um momento onde a idéia de eu some, quando testemunhamos a força da vida em outro ser, ou em nós mesmos, sem o filtro da mente nos intoxicando com negatividade.

Matthieu Ricard: Essa é a nossa visão nata. Andamos na neve, sobre as estrelas, e uau, nos sentimos bem. Não há conflito interior. Quando fazemos um gesto de pura generosidade para uma criança,  sem compromisso, sem esperar por elogio ou recompensa, sentimos puro amor.

Nessas horas você se pergunta, naturalmente, se poderia ser sempre assim. Mas quando você fica com raiva, quando você pensa que está certo 100%, no próximo dia você se arrepende. Então, lentamente, você começa a distinguir os estados da mente que nutrem um profundo sentido de bem-estar e aqueles que emitem toxinas mentais que destróem o bem-estar em você mesmo e nos outros, e você se pergunta se pode abandonar um e cultivar o outro.

É possível? Se as poderosas toxinas mentais são parte de nossa natureza mais profunda, talvez ao destrui-las nós estejamos destruindo a nós mesmos. Mas se elas são como uma pintura na superfície, podemos mudá-las. Então a pergunta verdadeira é: essas emoções conflitivas são parte da nossa natureza intrínseca ou não?

(…) Geralmente quando experimentamos uma emoção como a raiva, nos associamos completamente com ela. Somos a raiva. E ainda assim tentamos escapar e ir em direção ao objeto da nossa raiva – a pessoa que foi suja conosco. Então nos sentimos tristes pela raiva. Sempre que nos lembramos daquela pessoa, dispara a raiva. Não tem fim.

Ao invés de olhar o alvo (da raiva), você pode dissociar sua mente da raiva. Pode olhar a raiva como se tivesse olhando um fogo ou um vulcão. Você pode realmente olhar pra ela, observar como um fenômeno, identificá-la. Se você fizer isso, vai cortá-la do seu combustível, o alvo. Então, lentamente, a raiva está destinada a desaparecer, como se diz, como “o gelo matinal sobre o sol nascente”. Não estamos reprimindo a raiva, como uma bomba-relógio. Não estamos ignorando-a. Estamos fazendo que não exploda. Estamos lidando com ela de uma maneira que a desarme.

— Matthieu Ricard, em entrevista a Richard Gere (Lions Roar)

http://www.lionsroar.com/happiness-is/

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Ao sabor do vento da vida


'' Estou aqui, não estou? A Existência guiou-me até aqui entre-tecendo, com suprema maestria, os fios de todas as cores que fazem da minha vida um rendilhado, uma filigrana, que surpreende pela coerência e perfeição dos encaixes. Como posso eu saber, little tiny thing, o que mais me está reservado? Há muito que deixei de gastar energia com projectos, planos, pré-figurações que era, antigamente, como desperdiçava, em sonho-acordado, o meu presente, o único momento de vida que temos garantido.
   Hoje deixo-me levar como folha pelo vento e, onde paro, esvazio-me, recolho-me num silêncio indizível e deixo que a Existência me use, qual instrumento musical, para tocar a sua melodia.''

Satori Darshan, in Reiki sobre Reiki




terça-feira, 4 de outubro de 2016

Prevenir e tratar a Gripe....naturalmente!


Há alguns anos escrevi um post chamado Combater a Gripe ( podem carregar Aqui ), que é um dos mais lidos do blog com mais de 5000 visualizações.
Não creio que esteja desactualizado, mas creio que está incompleto, por isso escrevi um mais arrumadinho e com mais opções terapeuticas contra a Gripe.

Gripe e Constipação são Virus, por isso o antibiotico não funciona.

Além do mais é importante  referir que Constipação e Gripe são coisas diferentes. Dois tipos de virus diferentes com alguns sintomas parecidos.

A Gripe é mais rápida, normalmente gera uma pirexia/febre mais alta, causa dores no corpo, calafrios, debilidade, diarreia e sintomas gastrointestinais, bem como sintomas respiratórios como tosse. Já a Constipação é mais insidiosa e normalmente menos grave, os sintomas são mais de origem ORL - tosse, dor de garganta, expectoração, febre ocasional, e algum cansaço.

No entanto todas as soluções que vou aqui referir servem para as duas ( a não ser que especifique).



A maior prevenção é lavar bem as mãos e tentar evitar grandes aglomerados de gente.
A Segunda é alimentar-se bem. Como???
Escolha comer mais vegetais, mais fruta da época, menos carnes e produtos processados, muito mas muito menos leite, de preferência Nenhum.

Não sou fã da vacina da Gripe como prevenção. Os estudos não têm demonstrado uma eficácia assim tão acentuada, e os efeitos secundários por vezes são nefastos.
Mas isso depende obviamente do seu médico e claro de Si.

A Homeopatia tem algumas opções em termos de prevenção. Não descure o resto, mas experimente. Já tive alguns resultados interessantes com alguns deles.

Oscillococcinum/ Anas barbariae, hepatis et cordis extractum 200K é um produto que tem demonstrado alguma actividade quer como preventivo, quer no auxilio em caso de patologia já instalada. Recomenda-se entre Meio Tubo a 1 tubo por semana como preventivo.

Hydrastis 1M - 10 gotas por semana -  tanto serve como prevenção como tratamento, Já experimentei um ano como terapia e mais tarde como preventivo e correu bem.

Engystol é composto por Vincetoxicum hirundinaria D6, D10, D30 e Sulfur D4 e D10.
É muito usado no tratamentos de gripes, constipações e patologias virais. Já se fez alguns estudos in vitro, in vivo que comprovam acção. E existe um estudo alemão que demonstrou efeito como preventivo.

Em Termos de Vitaminas - Vitamina C e D3.

A Vitamina C é a nossa panaceia Universal. É Antioxidante, melhora a imunidade e tem efeitos antivirais. Apesar da dose normal ser 80mg, a dose terapeutica é bem maior, normalmente entre 300-1grama.

A Vitamina D, especialmente a D3 sabe-se agora que tem um efeito bastante marcado  na imunidade.
Ela é um pro-hormona, encontra-se em muitos alimentos como ovos e peixe, mas essencialmente na exposição ao sol, que no Inverno é muito muito débil, por isso deve ser reposta.
A Dose depende muito da dosagem individual de cada pessoa, mas como prevenção pode ser de 600 ui-1300 ui diariamente, e de 1300-5000 ui em casos de gripe confirmados.

O Zinco é um mineral que também tem influência no combate à Gripe e constipações. A dose normal são de 15mg. No entanto actualmente existe num formato chamado Losangos de Zinco que demonstrou ser muito eficaz contra a Constipação. Apesar de não se ter demonstrado ainda grande eficácia na Gripe, ele pode no entanto ter um papel de reforço imunológico.

Outras vitaminas e minerais : O Selênio e o Cobre tambem têm algum papel contra gripes e constipações. Não se esqueça deles. Assim como as Vitaminas do Grupo B são muito utéis quando o paciente se sente cansado ou quando sintomas gastrointestinais têm sido muito debilitantes.

Quando a Gripe ou a Constipação já se instalou então há que:


  • aumentar Vitamina C e D nas primeiras horas mal sente primeiros sintomas, a Vitamina C pode ser dada até 5-7 gramas. 
  • beber muitos liquidos, sopas, água, tisanas/chás
  • ''hidrate'' o nariz. Ponha Agua do mar várias vezes ao dia.
  • Experimente um homeopático e/ou um fitoterapico


Na Gripe (e constipações) existem dezenas, se não centenas de plantas com actividade antiviral e que promovem uma recuperação mais rápida.

Echinacea  com Propolis são uma primeira opção. Escolha-a se tiver sintomas de dor de garganta, rinite, ou se costuma ter problemas mais fundos como bronquiolites, e outros problemas pulmonares. Porque a Echinacea é imunoestimulante, antiviral e o Propolis tem acção virucida mas também é antibiotico.

O Immunilflor é um produto que contém Echinacea, Vitamina C, Zinco, Uncaria tomentosa, e próbioticos o que é uma boa escolha.

O Lisobacter é um produto mais especifico para crianças. É um conjunto de três frascos- um com Echinacea e Cobre, outro com Tomilho e Propolis, e um terceiro com Bardana.

A Planta Lomatium dissectum tem demonstrado forte efeito antiviral. É dificil encontrar em Portugal, mas pela amazon pode-se encontrar.

O Sambucol é um produto mais raro em Portugal. Ele é feito do fruto e flor do Sabugueiro. Tem forte acção antiviral e age tambem nos sintomas como cansaço e fadiga. Se não encontrar pode experimentar uma Tintura de Sabugueiro 20 gotas 3x ao dia.

Se tiver imunidade muito débil pode adicionar Tintura mae de Viscum album - 15 gotas 2x ao dia, pois demonstrou aumentar peso da glandula Timo e numero de linfocitos T.

Mas existem imensas plantas que temos no nosso dia a dia. Faça uma tisana com elas.
Gengibre, canela e mel -  inibem virus, aquecem o organismo, especialmente se temos febre
Cidreira, menta e Alcaçuz - fortissimos antivirais ( deve reduzir um pouco o ultimo se for hipertenso)
Tomilho, Flor de Sabugueiro, Limão e alteia- especialmente para ajudar parte respiratória
Anis, hortelã e Eucalipto- podem melhorar tanto sintomas respiratorios como gastrointestinais

Mas muitas outras, Tilia, Astragalo, os cogumelos Reishi e Shiitake, os oleos essenciais de Tomilho, de Oregão, de Canela, a velha Cebola, a Hidraste, a Bardana, Acerola, Casca Salgueiro, Pinheiro bravo, Musgo da Islândia, Geleia real. etc.

Um produto que quase sempre as nossas avós tinham em casa e que é util é o Mel.
Podemos usar para adoçar as nossas tisanas e aumentar o poder antiviral das mesmas.
Convém é não abusar, especialmente os diabéticos.

Outro que todos temos na cozinha é o Alho. Sabor que nem todos gostam. Podemos toma-lo macerado em azeite morno ou em capsulas. Tambem é optimo na gripe, assim como a sua prima Cebola.

Os nossos amigos Limão, Laranja, Tangerina, Toranja tambem são uma familia forte contra gripe e constipações. Beba sumo, use cascas ( de fruta biologica) como tisanas. Existem também no mercado flavonoides citricos e extractos que melhoram a imunidade e têm acção antiviral e antibiotica.

Na homeopatia existem tambem dezenas de compostos que podem ajudar, vou resumir apenas alguns:

Febre -
se apos frio seco, com sede, agitação - Aconitum 7CH
se não há sede e com suor - Belladona 3CH
se existem sintomas gastrointestinais e debilidade - Arsenicum album 7CH
se existem dores, especialmente dor ossea, ou olhos e cara - Eupatorium 3CH

Se existem sintomas como dor garganta, com amigdalas infectadas, gosto metalico na boca pode adicionar - Mercurius Solubilis 7CH ( pode alternar com Belladona)

Se existe muito cansaço e debilidade persistente, mesmo que maioria dos sintomas já tenham remido - China rubra 7CH

Pode experimentar qualquer uma das outras soluções homeopaticas ja apresentadas na prevenção.
O ano passado experimentei o L52 e funcionou bem. E o meu primo tambem experimentou porque deixei la na casa dele e tambem melhorou.
O L52 é composto por  Eupatorium perfoliatum 12 CH   Aconitum napellus 4DH Bryonia alba 6DH
Arnica montana 4DH  Gelsemium 6DH China rubra 4DH Belladonna 4DH
Drosera 6DH Polygala senega 6DH Eucalyptus globulus 4DH

Aproveito para adicionar uma outra dica- Vapores.
Adicione algumas gotas do homeopatico (mesmo os granulos) ou 1 gota de oleo essencial (pode ser de eucalipto, oregãos ou Tomilho) e deixe-se inalar os vapores alguns minutos.
Há um artigo que li há algum tempo, comprovado depois pela ciência, que demonstra que o vapor, especialmente se acompanhado de alguma substância antiviral reduz chances da gripe.
Normalmente no inverno faço sempre na sala onde estou.
By the way li numa revista homeopatica, que podemos adicionar aos vapores ( mas pode ser usado até como spray de limpeza de maçanetas, teclados, telemoveis) Cuprum Mettalicum 3DH em liquido.

Outras técnicas -

Se for REIKIANO faça tratamento completo do corpo e depois fique algum tempo com mão esquerda sobre Timo ( Abaixo da garganta ligeiramente acima do peito) e mão direita abaixo do mamilo no Baço. São duas posições que reforçam a imunidade.


Outra posição referida no livro de Diane Stein, Reiki Essencial é fazer reiki nos ombros, e se for mestre ou algum lhe fizer reiki ,aplicar ai o simbolo de mestre.


Após isso ou se não for reikiano - bater cerca de meio minuto com ponta dos dedos sobre timo melhora e reforça a imunidade.





sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Tapar o Sol com a peneira


Hoje saiu um artigo de opinião num dito jornal online inglês onde se criticava uma outra noticia que dava conta de que tisana/chá de Dente de leão conseguia curar ou mitigar um cancro.

A critica disse logo que tinham sido apenas alguns casos anedóticos em que alguns pacientes com leucemia terminal tinham melhorado. Vieram logo com toda a estatistica e que não havia rigor e que não havia Nada que provasse que o Dente de Leão pode combater um tumor ou leucemia.

Isto para mim é tapar o sol com a peneira.
Só em relação ao dente de leão em termos de citotoxicidade temos cerca de 31 Estudos in vitro, in vivo e até relato de casos clinicos.

A ideia que algo só pode ser comprovado em estudos milionários tem que ser apagada.

Durante milhares de anos usaram-se muitas plantas com inumero sucesso, não é porque não houveram estudos randomizados em hospitais e apoiados/financiados pelas farmaceuticas que elas não funcionam. Mas é Essa a ideia que tentam Vender.

O Escorbuto deve-se à falta de vitamina C. Mas se tivessemos á espera de estudos nesta altura estariamos bem bonitos.

Não critico que se façam estudos, mas critico que não levem a sério e a bom porto o valor do empirismo, o valor do estudo in vitro e in vivo, o valor de alguns, poucos mas bons ensaios clinicos.
Ainda hoje saiu estudo em que doentes com Cancro do Pancreas fizeram ensaio clinico em que tomaram Extracto de Arctium lappa, a nossa conhecida Bardana.
Todos os doentes tinham progredido após a primeira linha com o agente quimioterapico Gemcitabine.
Tiveram uma sobrevivencia de 5,7 meses.
É pouco mas é praticamente o mesmo que Segunda linha de quimioterapia, além que esta é muito mais toxica e com efeitos secundarios graves.

Há que se ter bom senso. Ciência não deve ser religião.
E Medicina não tem que ter sempre quimicos....

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27685612
http://cancerres.aacrjournals.org/content/74/19_Supplement/CT213

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Um, dois anos...


Está quase a fazer um ano que fiz pela segunda vez o Caminho de Santiago, e dois anos desde que fiz o primeiro.

Sinto-me ligeiramente preso. Uma respiração pesada, uma ansiedade no peito. Quem faz o Caminho com o seu Eu mais alto sempre mas sempre quer repetir.

O caminho não precisa ser para Santiago.....

De algum modo o caminho representa a vida, com seus problemas e alegrias. Ao mesmo tempo é a pura liberdade. Por isso recomendo sempre ir sozinho.
A solidão ajuda a conhecermos-nos a nós mesmos.
E com a solidão encontras amigos.

E com a solidão encontras-te a ti mesmo....




quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Mente que entorpece o Real


Asanga, um grande praticante budista indiano, retirou-se em uma caverna para meditar dia e noite no Buddha Maitreya. Depois de seis anos, não tinha tido um único sonho auspicioso, uma única visão — nenhum sinal de realização. 
Então, concluiu que sua meditação era inútil. Deixou a caverna e, ao seguir pela estrada, passou por um homem que esfregava um lenço de seda numa coluna de ferro. Asanga perguntou ao homem, "O que o senhor está fazendo?"

"Estou fazendo uma agulha", respondeu o homem.

Asanga pensou, "Mas que perseverança! Ele está esfregando uma coluna de ferro com um lenço de seda para fazer uma agulha, e eu sequer tenho paciência suficiente para permanecer em retiro." Caminhou de volta para sua caverna e começou a meditar, dia e noite, sobre o Buddha Maitreya.

Depois de mais três anos de meditação, ela ainda não havia recebido sinal algum de realização. Nenhum sonho, nenhuma visão, nada. Novamente, muito desanimado, deixou o retiro. Ao seguir pela estrada, viu um homem que mergulhava uma pena num balde d'água e a passava sobre a superfície de um enorme rochedo. Asanga perguntou ao homem o que fazia.

"Este rochedo está fazendo sombra sobre a minha casa," respondeu, "então eu o estou removendo."

Asanga pensou, "Eis aqui alguém que, para ter apenas um pouco de Sol sobre seu telhado, se dispõe a ficar em pé interminavelmente, removendo um rochedo com uma pena. E eu não consigo sequer meditar até que obtenha um sinal." Então, voltou para a caverna e sentou-se em meditação.

Após um total de doze anos em retiro, ele ainda não havia recebido sinal algum. De novo, desencorajado e decepcionado, partiu. Ao seguir pela estrada, desta vez encontrou um cachorro muito doente. A parte inferior de seu corpo estava apodrecida por gangrena e cheia de larvas de moscas varejeiras. Sem as duas pernas de trás, ele conseguia apenas se arrastar pela estrada. Ainda assim, voltava-se para todos os lados, tentando morder quem estivesse em volta. O coração de Asanga se comoveu. "Este pobre cachorro", pensou, "O que posso fazer para ajudá-lo? Tenho que limpar a ferida, mas com isso posso matar as larvas. Não posso tirar a vida de um para preservar a de outro; toda vida tem valor."

Por fim, decidiu que, se usasse sua língua com cuidado para retirar as larvas da ferida, poderia salvar tanto os insetos quanto o cachorro. A idéia era repugnante, mas fechou os olhos e se abaixou. Quando abriu sua boca, sua língua tocou não o animal, mas o chão. Abriu os olhos. O cão havia sumido e ali estava o Buddha Maitreya.

"Faz anos e anos que estou rezando a você", exclamou Asanga, "e esta é a primeira vez que você aparece!"

O Buddha respondeu muito suave, "Desde o primeiro em dia que você começou sua meditação, tenho estado a seu lado. Mas, por causa do dos venenos da sua mente e dos enganos e ilusões criados por sua não-virtude, você não conseguia me ver. Era eu o homem que esfregava a coluna, era eu o homem que passava a pena no rochedo. Somente quando apareci como esse cachorro apodrecido é que você teve compaixão e altruísmo suficientes para purificar o karma que o impedia de me ver".

Chagdud Tulku Rinpoche. Portões da Prática Budista

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Ilusão/Sofrimento


sofrimento não pode te ensinar nada.
se o sofrimento fosse um grande guru,
a humanidade depois de milenios de sofrimento
estaria totalmente iluminada.
sofrimento leva somente a mais sofrimento,
um círculo vicioso, samsara.
simplesmente porque sofrimento é imaginado
tanto quanto você.
não há você para aprender nada.
sofrimento é paisagem mental.
uma região que somente existe na mente.
precisa de uma estória do mim e o outro.
além disso, tudo está bem,
vivo e pulsante.
ser é alegria silenciosa,
aqui agora.
olha mais fundo
ou acomode-se com o consolo
que amanhã não sofrerás
se abraças o imaginado.
não há você para sofrer.
não há você.
e você não pode fazer nada
a respeito do sonho
enquanto sonha.
acordar seria uma possibilidade
se o sujeito sonhado pudesse fazer algo.
ao acordar não há sonho
de você sofrendo.

Satyaprem

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Comentadores/Criticos e merdices do genero


Nunca fui fã de comentadores, sejam eles políticos ou que género forem.
Nem mesmo de filmes gosto.

Na verdade acho que não passam de um reflexo do pior do sistema. Lá por uma pseudo intelectual não gostar de um filme banal quem diz que eu não posso gostar?
Logo aqui fica resumido o papel do critico - ele fala, nós ouvimos e grande parte das pessoas absorve.

O comentador ou critico é uma especie de ave que só sabe falar. Costuma dizer-se - Quem não sabe ensina, e quem não sabe ensinar, ensina ginástica!
Neste caso é mais só saber praguejar e debitar a sete ventos a sua opinião!

Mas precisamos mesmo de opiniões??
Serve para alguma coisa eu saber que segundo o Marques Mendes o Centeno reagiu mal, enquanto o Passos esteve bem??
Serve para alguma coisa falar de um filme se eu posso ter opinião contrária?

Aquele que critica ou comenta no fundo é um reflexo desta sociedade podre. Até existem que fazem isto profissionalmente nos jornais. Uns badamecos de merda que tiram licenciaturas de paleio de levar no cu e que depois são pagos para dizer o que pensam, ou melhor o que lhes pagam para dizer.

Esse é outro aspecto. Grande parte deles tem um modus operandi, uma agenda propria. Seja a direita ou o banco a pagar, quem quer que seja, mas eles lá fazem o trabalho sujo de manipular a massa cinzenta já decadente desta sociedade de carneiros.

Até a Pimpinha Jardim já foi comentadora! Ainda me lembro quando contou da sua maravilhosa tournée a Marrocos e como era tudo tão feio que até um marroquino se imiscuiu dentro do barco e ninguém notou.

No fundo um reflexo de uma sociedade que nem quer pensar pela sua própria cabecinha ou ter os seus próprios gostos mas ser um papagaio numa terra de papagaios.


domingo, 11 de setembro de 2016

Mais um caso de sucesso com Homeopatia/Fitoterapia

Há 2 noites atrás estava em Gaia, telefona-me a minha prima em pânico - Tinha vindo do hospital e não tinha resolvido grande coisa, mesmo já tendo tomado Paracetamol tanto em comprimidos como intravenoso.

Tinha uma cólica renal forte que irradiava para a perna e costas. Estava muito ansiosa e aflita.
Mas como está gravida de oito meses não lhe podia dar muita coisa, além do mais estava a mais de 290 km dela.

Lembrei-me que tinha Tintura de Berberis vulgaris.
Prescrevi 3 gotas no imediato + 1 gota de 2 em 2 horas.

Além do mais pensei que Arnica podia dar uma ajuda. E tomou 3 granulos 3x ao dia.

Mandei fazer tisana de 1 litro de água, adicionar à fervura uma colher de sobremesa de Quebra pedras (não mais porque podia estimular o utero) e 1 ou 2 saquetas de Camomila e ir bebendo ao longo do dia.

Na manhã seguinte não a conseguia contactar e fiquei ligeiramente preocupado.
Ao almoço no entanto ela ligou-me.
Tinha passado bem a noite e a dor tinha melhorado bastante.

Hoje fui visita-la presencialmente. Está bem melhor, sem cólica.
Tem apenas leve dor de lado. A urina continua a não ser regular ainda é ''às pinguinhas'' mas está melhor.

Algo simples como 3 gotas e 3 granulos podem aliviar uma forte dor que uma ida ao hospital não melhorou. Além de que estamos a falar de uma grávida em que grande parte das plantas não podem ser dadas, bem como a 90% dos medicamentos.


segunda-feira, 5 de setembro de 2016

sábado, 3 de setembro de 2016

10 Castelos e 10 Palácios de Portugal

Na minha opinião os 10 Castelos e 10 Palácios mais bonitos de Portugal.


Castelos

10º
Castelo de Santa Maria da Feira


9º 
Castelo de Guimarães



Castelo de Marvão



7º 
Castelo dos Mouros Sintra




6º 
Castelo de Leiria



5º 
Castelo de Óbidos



Castelo Tomar/Convento de Cristo





Castelo de Porto de Mós



Castelo de Sortelha




Castelo de Almourol








Palácios 

10º
Palácio das Necessidades







Palácio da Bolsa, Porto






Palácio Paço Ducal de Vila Viçosa





Palácio Casa de Mateus





Palácio Nacional de Mafra






Palácio da Ajuda, Lisboa




Quinta da Regaleira







Palácio de Queluz








Palácio de Monserrate, Sintra









Palácio da Pena










Saboteur

Na nossa vida, o maior de todos os sabotadores somos nós mesmos. Uma parte de nós deseja brilhar, ser quem é,  triunfar, mas outra parte tem...