sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Tapar o Sol com a peneira


Hoje saiu um artigo de opinião num dito jornal online inglês onde se criticava uma outra noticia que dava conta de que tisana/chá de Dente de leão conseguia curar ou mitigar um cancro.

A critica disse logo que tinham sido apenas alguns casos anedóticos em que alguns pacientes com leucemia terminal tinham melhorado. Vieram logo com toda a estatistica e que não havia rigor e que não havia Nada que provasse que o Dente de Leão pode combater um tumor ou leucemia.

Isto para mim é tapar o sol com a peneira.
Só em relação ao dente de leão em termos de citotoxicidade temos cerca de 31 Estudos in vitro, in vivo e até relato de casos clinicos.

A ideia que algo só pode ser comprovado em estudos milionários tem que ser apagada.

Durante milhares de anos usaram-se muitas plantas com inumero sucesso, não é porque não houveram estudos randomizados em hospitais e apoiados/financiados pelas farmaceuticas que elas não funcionam. Mas é Essa a ideia que tentam Vender.

O Escorbuto deve-se à falta de vitamina C. Mas se tivessemos á espera de estudos nesta altura estariamos bem bonitos.

Não critico que se façam estudos, mas critico que não levem a sério e a bom porto o valor do empirismo, o valor do estudo in vitro e in vivo, o valor de alguns, poucos mas bons ensaios clinicos.
Ainda hoje saiu estudo em que doentes com Cancro do Pancreas fizeram ensaio clinico em que tomaram Extracto de Arctium lappa, a nossa conhecida Bardana.
Todos os doentes tinham progredido após a primeira linha com o agente quimioterapico Gemcitabine.
Tiveram uma sobrevivencia de 5,7 meses.
É pouco mas é praticamente o mesmo que Segunda linha de quimioterapia, além que esta é muito mais toxica e com efeitos secundarios graves.

Há que se ter bom senso. Ciência não deve ser religião.
E Medicina não tem que ter sempre quimicos....

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27685612
http://cancerres.aacrjournals.org/content/74/19_Supplement/CT213

Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...