quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

A Música em Almodóvar

Já li muitos artigos e criticas sobre os filmes de Almodóvar, no entanto poucos referem a presença inequívoca da música nos seus filmes.

Não, não falo da belíssima música de Alberto Iglesias enquanto compositor.

Falo da presença da musica, seja um tema de acompanhamento, mas essencialmente Temas Musicais cantados por personagens ou para Personagens.

Eis alguns exemplos:


Labirinto de Paixões ( existem cenas musicais em Pepi, Luci, Bom, mas sem relevância)


Em Maus Hábitos a música torna-se um elemento de comédia, tendo um papel mais definido que nos filmes anteriores. ps - Ter um cantora erotica a tocar num convento de clausura de freiras lesbicas e junkies é demais!!


Em Matador existe música como motor de uma paixão entre dois psicopatas, levando a um final extremamente estranho e romântico.

A Lei do Desejo é talvez um dos filmes mais musicais da filmografia de Almodóvar.
Com muitas cenas musicais servindo de recurso narrativo para ilustrar a história, o passado emocional, o que ocorre no momento. 


Com Átame voltam a surgir mais cenas musicais, neste caso a ilustrar paixões desvairadas.


De Salto Alto, embora prefira o original Tacones Lejanos, é outro filme cheio de actrizes que se mascaram umas em outras para não demonstrarem o que são. Aqui a musica serve como evocação do passado e dos sentimentos.


Em muitos filmes do final da década de 90, a música passou a surgir mas numa forma menos ousada.
Em Hable con ella volta a surgir uma cena mais tradicional.


É oficialmente com Má Educação, com Gael Garcia Bernal, que retorna a ideia de ter os actores a cantarem ou imitarem uma musica.

Em Volver, Penélope Cruz volta ao passado ferido da sua história.


Amantes Passageiros é um retorno ás comédias da década de 80/90.

Pedro Almodóvar é um dos poucos realizadores com um estilo muito próprio.
Desde a loucura rock and roll, passando pelo flamengo, música tradicional espanhola, a musica de temática gay.
Os seus filmes do trágico ao cómico estão dotados de música, não apenas os exemplos fulcrais demonstrados aqui, mas na maioria das vezes por música de Alberto Iglesias, que atribui uma tonalidade muito própria aos filmes.
Costuma-se dizer ´´Um bom filme traz sempre boa música'', mas no caso de Almodóvar, apesar do axioma ser 100% verdadeiro, ´´uma boa música melhora sempre a qualidade do filme''

Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...