domingo, 23 de novembro de 2014

Previsões e Reflexões do Tarot para Dezembro

Fim do ano a chegar.
E temos como energias dominantes :

7 de Pentáculos e O Imperador

É sem dúvida uma boa energia para começar Dezembro.

O 7 de Pentáculos fala-nos do valor da experiencia, de olhar para o que conseguimos, para o nosso próprio mérito, para as coisas boas que a Vida nos deu.

É sem sombra de dúvida um momento de reflexão. De valorizar a vida que temos e as coisas que conseguimos levar a cabo.

E seguindo essa óptica, continuar com os esforços, ir em frente, lutar pelo que lhe faz vibrar.

Já o Imperador vem trazer ainda mais estabilidade.

É no entanto um bom momento para seguir no caminho que prossegue ou de mudar para um caminho que o faça mais feliz. Depende de como se sente!!

Saiba que a vida é demasiado curta para não fazer o que gosta. Aprenda também que a vida é dualidade, e como tal, não espere que ao controlar as coisas, tudo saia da maneira que quer.

Então pode contar com um Dezembro :

  • nostálgico
  • bom mês para reflectir
  • seguir o caminho se tem tido bons resultados
  • mudar de caminho
  • ser determinado e valoroso
Não espere no entanto Grandes ganhos. Apesar do Imperador denotar estabilidade financeira, estabilidade em todos os géneros, o 7 de Pentáculos diz-nos que tudo isso advém dos frutos do nosso trabalho fisico, mental, emocional, social, espiritual, etc. 

Repetindo o que disse, é um mês para continuar ou para fazer um corte abrupto. Tudo está em si.

Na sociedade podemos ver algum crescimento economico, boas noticias, mas tambem o continuar dos ultimos tempos - austeridade, controlo, estabilidade sobre a criatividade, conflitos, etc .

Siga o coração e mai nada!!!

Cada signo tem também uma carta dominante :

CARNEIRO
Não se foque tanto no negativo. Entregue, reze, tenha calma. Pode ser um mês demasiado ansioso e angustioso para estes nativos. Mas tudo se irá com calma resolver. Cuide do seu sistema nervoso - tome Passiflora com Valeriana.

TOURO
Último mês do ano, mas optimo para novas aventuras para estes nativos. Seja mais prático. Boa altura para voltar a estudar ou começar algo novo. Bom momento para trabalhar a sua espiritualidade, quem sabe fazendo algum voluntariado. Saúde boa. Se tiver cansaço mental tome Ginkgo Biloba com Lecitina de Soja.

GÉMEOS
Não se deixe levar pelo passado, pela nostalgia, pelas quedas que deu. Reflita e saiba agir em conformidade. Nada está perdido. Boa altura para recuperar a saúde, que tal uma viagem ou ida ás Termas? Saúde fisica a melhorar, para ter melhor humor tome Rhodiola rosea.

CARANGUEJO
Boa altura para estes nativos. Saia da penumbra, viva a vida. Boa conjuntura geral. Saúde excelente. Divirta-se mais e faça actividades ao ar livre.

LEÃO
Dedique-se um pouco mais a si mesmo. Mês propicio para estudos, desenvolvimento de dons, pensar no futuro, etc. Tudo a crescer lentamente. Saúde regular, se tiver problemas nos pés, lave-os com sal marinho e argila.

VIRGEM
Um mês muito iluminado para os virginianos. Saiba avançar na vida com energia. Seja criativo. Acredite mais em si. Saúde excelente, coma mais sementes de girassol e gergelim para melhorar a sua vitalidade.

BALANÇA
Sempre em frente mas com precaução. Um Mês bastante bom. Avance nos projectos que tem em mente, mas saiba ser prudente. Caminhos a abrirem-se. Saúde boa e a recuperar de algum problema. Não faça esforços desnecessários, tome Magnésio para ajudar.

ESCORPIÃO
Enfrente os problemas de cara. Saiba ser fiel a si mesmo e aos seus valores. Mês muito oscilante entre o positivo e negativo.Actue com justiça e não de acordo com o humor. Use a mente. Saúde um pouco irregular - tome Kyolic alho para ajudar o organismo contra problemas indesejados.

SAGITÁRIO
Celebre o seu mês com alegria. Esteja mais familia e amigos. Conviva mais. Mês muito positivo. Saiba dar asas aos seus sonhos. Saúde excelente, escolha uma dieta sempre com alimentos de diversas cores.

CAPRICÓRNIO
Bom Mês. Tenha orgulho dos seus feitos. Sucesso do seu esforço em breve será recompensado. Foque-se nas coisas boas e verá quão cheio esta. Saúde boa, cuide da coluna com uma massagem ou Harpagofito.

AQUÁRIO
Materialmente um bom mês. Não seja forreta, lembre-se que na vida tudo vem e vai. Saiba agir com humildade e amizade. Saúde regular, se for corajoso tome um banho de mar, senão compre sais marinhos e tome um banho quente em casa para desintoxicar, tomando uma boa chávena de chá de Dente de leão.

PEIXES
Parar para reflectir. Cuidado com o caminho que está a levar. Mês um pouco débil. Aja com confiança e seguindo o seu Eu mais Interno. Saúde débil, fortaleça-se Geleia Real, se tiver dores de cabeça tome uma tisana de Tanaceto.

sábado, 15 de novembro de 2014

Anjo do Mês - Dezembro/14


Jofiel é o Arcanjo que vai orientar a evolução para o mês de Dezembro.
A sua frase é - ''O que existe hoje dá-lhe todas as pistas para o passo seguinte.''

Mas quem é Jofiel?
Jofiel, no hebraico beleza do Senhor, é um arcanjo que não é referido na Biblia. A tradição enuncia-o como o Instrutor, Guardião da Arvore do bem e do mal. A Kaballah diz que ele é o espirito de Jupiter em Peixes e Sagitário.
Paracelso considerava Jofiel um dos regentes de Jupiter. É o anjo da Paciência ( Paz/Ciência)
É essencialmente um Anjo da Presença, e o maior ensinamento é a Lei do Presente.

Conhecer quem é o Arcanjo do mês não tem muito a ver com conhecer anjos ou conhecimentos esotéricos. A função é perceber que Energia/Anjo/espirito/luz nos pode ajudar e conduzir e ao mesmo tempo que lição nos traz.

E a grande lição é como foi referida - ''O que existe hoje dá-lhe todas as pistas para o passo seguinte.''

Uma das coisas que aprendi, e continuo a aprender (sou um obstinado), é que grande parte dos problemas que temos não pertencem ao presente. Ou são do futuro ou do passado.

Do passado porque continuamos a :

  •  remoer velhas mágoas
  •  pensar no presente em reacção ao que aconteceu no passado
  •  usar velhos conceitos que nunca nos foram uteis ou foram mas passaram, para guiar a nossa vida


Do futuro, porque constantemente :

  • temos ansiedade por algo que pode ou não acontecer
  • por termos medo que algo ocorra


Então o mais importante é Focar no presente. Ver o que podemos mudar. O que queremos mudar. E seguir isso. Tentar não correr, nem ficar, mas simplesmente aproveitar ao maximo com o material que temos hoje.

''Eu ontem tinha uma relação'' Azar, hoje já não tem. Concentre-se no hoje.
''Amanha vou ser rico''. Azar, o amanhã ainda não veio. Veja o que tem hoje.

Estarmos presentes na nossa vida é um Desafio enorme. Raramente estamos presentes por isso a vida é cheia de buracos. O nosso pensamento no comboio saltita entre o filme de ontem, o sonho fantasiado com uma miuda gira, o ralhete do patrão, o problema que pode acontecer...
Estamos sempre fora.
E por vezes sentimos-nos perdidos.

Que fazer?
Tenha paciencia. Aja quando PUDER agir. Mas não culpe o passado ou o futuro. Cada coisa a seu tempo.

Esta é a lição de Jofiel para Dezembro - o que existe hoje, seja fisico, seja no nivel mental é a forja para o Amanhã.
É hoje que define o futuro.
E só vivendo plenamente o hoje podemos encontrar soluções.

Se teve uma intenção e ela saiu frustrada não desanime. Algo melhor virá. Mantenha a esperança e a paciência. Agradeça o que já tem.

Esta é a lição. Carpe diem. Saiba perceber no dia a dia o rumo da sua vida, sem pressas, mas muito presente.

Deixo-lhe 3 sugestões para viver melhor esta lição :

* Passeie à beira rio, veja o rio, as aves, pessoas, locais, edificios, etc... mas sem pensar, sem julgar, sem qualquer pensamento. apenas a admirar e a sentir o presente

* Assista ao filme Do céu caiu uma estrela, de Frank Capra. Sobre o valor da amizade, da fé, e também de que tudo se encaixa e que tudo tem um significado.

* Veja esta meditação/episódio que o Mestre budista Tich Nhat Hanh nos traz :

Paciência e tolerância

Dois valores a desenvolver e praticar: Tolerância e Paciência.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Um estranho sonho

Esta noite sonhei que caminhava. Não sei se era o Caminho de Santiago, mas caminhava de mala ás costas.
Aí no meio da chuva umas senhoras indicaram que havia uma biblioteca que acolhia pessoas.
Lá cheguei.
Havia muita gente à volta de uma bonita rapariga numa cama de hospital. Era uma rapariga loira pelo que me lembro, dos seus 20´s. Tenho uma leve sensação que me recordava a Adriana Esteves.
Sei que a rapariga tinha um saco de sangue, ou seja estava a receber sangue.
Aproximei-me de lado e falei com ela, e ela disse-me algo. Recordo que me disse que não estava a receber sangue. Era só para as pessoas verem, porque apesar de ela precisar, Ele não deixava.
Percebi que a rapariga era uma espécie de refém, de alguém que se aproveitava dela e do seu circulo de amigos.
Eu perguntei - Quem?
- Kouden.
Ai ela apontou para um homem sentado ao fundo da sala. Uma especie de Robert Blake,da Estrada Perdida de David Lynch.
Ela apontou e ao lado do estranho homem um outro, alto, forte e grande, a volta dos 50 anos, levantou-se e ameaçou a rapariga que o patrão não gostava que ela apontasse para ele, nem que revelasse nada.
Atrás da cama da rapariga muita gente se sentava. Liam revistas e mexiam na internet.
Assustei-me.
Kouden estava atrás de mim e sorria. Um sorriso ameaçador. Ele dizia que já percebia porque todos gostavam de se por ali. É porque ali podiam ler revistas à vontade.
... E despertei.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

bola no estomago



''A diferença básica entre um homem comum e um guerreiro é que um guerreiro toma tudo como desafio, enquanto um homem comum toma tudo como bênção ou como castigo.
A maneira mais eficaz de se viver é como um guerreiro. Um guerreiro pode se preocupar e pensar antes de tomar uma decisão, mas uma vez que a tomou, segue seu caminho, livre de preocupações ou pensamentos; haverá mil outras decisões ainda à sua espera. Esta é a maneira de viver do guerreiro.''

Don Juan em Porta para o Infinito, Carlos Castaneda


O que nos prende aqui?
O que nos leva a ficarmos numa vida mesquinha, de dias monótonos, das mesmas preocuapções de sempre.
Semelhantes a células num ambiente inóspito, não nos movemos mas tendencialmente culpamos o ambiente quando somos nós que deviamos mudar.
Desde que vim da viagem, e muito antes sequer de viajar, já sabia, e sinto um cansaço persistente nesta estrutura chamada vida. Olho muitas vezes á volta e vejo o tempo a passar, tantos a viver e eu aqui.
Que tenho feito da minha vida?
Sinto-me muitas vezes só, confuso e absolutamente perdido.
Porque não abdico do pouco que tenho por um novo mundo? 
Hoje ao ver uma conhecida minha disse para mim mesmo que talvez esta pessoa não se queira ajudar, não queira mudar.
E eu?
Até quando eu?
Porque não mudo eu?
Porque a vida é sempre a mesma merda?
Nasci com azar? Provavelmente...
Culpo a imagem, culpo o peso, por vezes altura, barba....
Mas no fundo sinto que é uma sintese de tudo.

Talvez esteja na altura de ser louco. De agir como um guerreiro.

Talvez...
Quando souber para onde ir. E que decisões tomar....

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Anagramas divertidos

Anagramas são rearranjos das letras de modo a formar novas palavras.

Alguns exemplos divertidos :

Amor - Roma
Argentino - Ignorante
José Saramago - seja amargoso
Idalina Gama - amiga ladina
Aníbal Cavaco - cabala nociva
Fátima Correia - freira atomica
Diogo Amaral - ladrão amigo
seta - tesa
valer - relva
corpo - porco

em inglês também existem uns muito giros :

Dormitory = Dirty Room
Elvis = Lives
Listen = Silent
Clint Eastwood = Old West Action
Madam Curie = Radium came
Evangelist = Evil's Agent
The country side = No City Dust Here
Astronomers = Moon starers / No more stars
Waitress = A stew, Sir?
Desperation = A rope ends it
The centenarians = I can hear ten "tens"
Slot Machines = Cash Lost in'em
Mother-in-law = Woman Hitler
Heavy Rain? = Hire a Navy!
Tom Cruise = So I'm Cuter
Debit card = Bad credit


e por fim João Franco - o fraco anjo !!!



terça-feira, 4 de novembro de 2014

Livros Incómodos

Poucos livros li que me incomodaram, quer pelo seu realismo, quer pelas suas ideias.

  • Diário Secreto de Laura Palmer, de Jennifer Lynch
  • Presença de Anita, Mário Donato
  • Bonjour Tristesse, Françoise Sagan
  • Viagem a Ixtlan, Carlos Castaneda

    O Diário Secreto de Laura Palmer marcou-me pelo enorme realismo. Entramos dentro da vida de uma adolescente, entramos no seu mundo, no sofrimento, na dor e nos episódios enormemente dolorosos e negros de uma estranha entidade.
    Foi um livro que teve o condão de me fazer passar noites sem fim sem conseguir dormir, até a ver homens misteriosos e a tomar muitas vezes doses de ansioliticos e indutores de sono para não ''ver'', não sentir, não nada.


    Presença de Anita é um livro de Mário Donato, que foi adaptado aos ecrãs por Manoel Carlos.
    É um história erótico-trágica de uma rapariga que vai mexendo com a sensualidade e sexualidade dos homens despertando em cada um o que existe de mais animalesco. 
    É um drama fortissimo que é como uma enorme teia de loucura e sexualidade, dor e sofrimento que levam a um final trágico.
    Deixa um travo de nostalgia e dor dentro de nós.


    Bonjour Tristesse é um livro que também foi brilhantemente adaptado ao cinema.
    É uma história simples, de uma rapariga apaixonada pela vida ''luxuosa'' e que perante a ameaça dela findar tenta controlar a vida de todos para impedir que tal ocorre. O seu desejo é concedido mas com um preço alto demais.
    O que incomoda no livro é uma sensação de melancolia. Já existe no inicio, continua e aumenta no fim.


    Poderia dizer que esses livros foram incómodos. Sim. Mas são ficção.
    Incomodam, fazem doer, trazem forte experiência emocional. Ponto final.
    Difere completamente do incómodo do ultimo livro :

    Viagem a Ixtlan é o terceiro livro de Carlos Castaneda.
    Ele fala do seu encontro com o bruxo nagual D.Juan Matus, algures nos anos 60, e de como teve estranhas experiências e vivências com o mesmo.
    O que incomoda no livro é a possibilidade de tudo isso ser Real.
    Fala de um mundo em que ''a morte caminha do nosso lado esquerdo'', em que este mundo existe porque ''recordamos'' que ele existe, que as divindades, as crenças e a sociedade são no fundo ilusões, assim como as crenças arreigadas ás mesmas.
    É o mais incómodo de todos os livros. Faz surgir em nós um debate forte -entre a crença que temos e uma visão purista e quase existencialista da realidade.
    Acompanhar o livro com a musica Sound Cloud Meditation Carlos Castaneda ( disponivel no youtube) é quase aumentar 3x a sua força e estranheza.
    Muitas vezes apago o pdf do livro, e depois, tempos depois, bem depois, volto a ler....

    “In a world where death is the hunter, my friend, there is no time for regrets or doubts. There is only time for decisions.” —   Carlos Castaneda

    segunda-feira, 3 de novembro de 2014

    Lógica

    ''— Eu tinha a impressão de que o meu grande defeito era procurar explicações.
    — Não. O seu defeito é procurar explicações convenientes, explicações que se adaptem a seu mundo. ''

    in Porta para o Infinito, Carlos Castaneda


    domingo, 2 de novembro de 2014

    Hábitos e rotinas




    '' Quando o nosso ambiente influencia de tal modo a nossa mente, o nosso habitat torna-se o nosso hábito.
         Por isso, se continuarmos a ter os mesmos pensamentos, a fazer as mesmas coisas e a sentir as mesmas emoções, começamos a criar ligações no cérebro até termos um padrão finito, o reflexo directo da nossa realidade finita. Consequentemente, ser-nos-á mais fácil e mais natural reproduzirmos o mesmo estado mental a cada momento.
      Este ciclo inocente de resposta faz com que o cérebro, e a seguir a mente, reforcem ainda mais a realidade particular que é o nosso mundo exterior. Quanto mais disparamos os mesmos circuitos como reacção à nossa vida exterior, mais ligações criamos que tornam o cérebro igual ao nosso mundo pessoal. Ficamos neuroquimicamente ligado às condições da nossa vida. Com o tempo, começamos a pensar sempre do mesmo ângulo porque os cérebro só consegue disparar um conjunto finito de circuitos, criando uma assinatura mental muito específica. Essa assinatura chama-se personalidade.
       Como efeito dessa habituação neural, as duas realidade da mente interior e do mundo exterior parecem tornar-se quase inseparáveis. Por exemplo, se não conseguirmos parar de pensar nos nossos problemas, a nossa mente e a nossa vida fundir-se-ão numa só. O mundo objectivo fica então matizado pelas percepções da mente subjectiva, pelo que a realidade se acomoda continuamente a elas. Perdemo-nos na ilusão do sonho.
        Podemos chamar a isto rotina, e já todos caímos numa, mas o problema é muito mais profundo: não são apenas as nossas acções, mas também as atitudes e os sentimentos que se tornam repetitivos. Criámos o hábito de sermos nós próprios tornando-nos, em certa medida, escravos do nosso ambiente, seja ele objectivo ou subjectivo. O nosso pensamento torna-se igual às condições da nossa vida, e nós, na qualidade de observadores quânticos, criamos uma mentalidade que se limita a reafirmar essas circunstâncias na nossa realidade específica. Estamos sempre a reagir ao nosso mundo exterior, conhecido e imutável.
       De uma forma muito real, tornámo-nos efeito das circunstâncias que nos são exteriores. Abdicámos do controlo do nosso destino. Ao contrário da personagem de Bill Murray no filme Feitiço do Tempo, nem sequer estamos a lutar contra a monotonia interminável do que somos e em que a nossa vida se tornou. Pior, não somos sequer vítimas de uma força misteriosa e invisível que nos prendeu a essa espiral repetitiva; somos nós o criador dessa espiral.''

    in Como criar um novo Eu, Dr.Joe Dispenza

    Saboteur

    Na nossa vida, o maior de todos os sabotadores somos nós mesmos. Uma parte de nós deseja brilhar, ser quem é,  triunfar, mas outra parte tem...