A grande diferença de fazer o Caminho e ficar no conhecido é essencialmente que no Caminho tudo muda.
Encontramos e ''desencontramos'' pessoas, fazemos ligações fortes que ficam, ligações fortes que cessam, ligações fracas, etc.
No Caminho tudo muda. Não existe um Caminho igual, mesmo que o Espaço nunca mude.
Cada dia de caminho é fastidioso, cansativo e ao mesmo tempo revigorante, intenso, cheio de vida, cheio de cansaço físico.
Serve de contraponto ao nosso dia a dia, quiçá aconchegante, pouco intenso, pleno de sobrevivência e cheio de cansaço mental
De algum modo o caminho é um Processo. O mais curioso de tudo é falar do Caminho como o vivi. Para quem lê não passam de episódios, não significam nada. Escrevo na ansia de realizar dois pontos: conseguir sintetizar e transcrever para o papel o que vivi, e ao mesmo tempo, transmitir alguma luz a todos os outros.
Fiz o Caminho sem esperar faze-lo. Só tres horas antes de partir decidi para onde ia.
Não li nada, apenas me informei que existiam albergues e muito baratos, e que o destino era a Catedral de Santiago.
Ir na aventura foi a melhor coisa que fiz. Mas claro não podemos fazer caminhos atrás de caminhos.
Aconselho a todas as pessoas a fazerem o caminho. Mas faze-lo pelo caminho, pela descoberta, melhor, pela auto-descoberta. De preferência sozinho e a saber apenas o minimo possivel.
Reparei que quando algumas pessoas levavam companheiros ou amigos, um dos aspectos que acontecia era darem-se menos com o grupo. E ir a saber o minimo é abdicar do controlo, apenas viver sem sabedorias atreladas.
Aliás muitas informações são dadas no caminho.
Agora...que esse Caminho ficou para trás, e outros Caminhos se abrem, agora que o bichinho de voltar existe, repenso e reflicto.
Que mudou?
Encontro-me numa enorme encruzilhada, agora mais adicto que nunca à aventura, mas a buscar um novo rumo.
Aprendi que quando um caminho cessa é um sinal que existe algo a aprender. Pode ser que Aquele caminho não fosse o certo. Ou que apesar de ser o certo há algo a aprender e mudar antes de continuar.
Veremos...
Tenho a certeza agora, que no momento certo um Novo Caminho se abrirá. Até lá reflicto....
Sem comentários:
Enviar um comentário