segunda-feira, 16 de junho de 2014

Venha a nós o Colesterol !!



Wow..isto deve surpreender muita gente, já que o Colesterol é apontado como um grande mal. As pessoas olham para o Colesterol e Glicémia como ´´´monstros´´ que apanharam e que querem erradicar.

Primeiro Grande Erro - Sem Colesterol e Açúcar no sangue morreríamos!!


Precisamos do Colesterol para :
- produção e manutenção das membranas celulares
- formação de hormonas ( testosterona, estrogenio, corticoides, vitamina D, A, E, K, etc
- saúde do Cérebro e sistema nervoso
- actuar como antioxidante
- para formação da bílis com outros compostos

Estudos sugerem que Baixo nível de colesterol leva a Depressões, Doenças Neuro-degenerativas como Alzheimer, Hemorragias Cerebrais, Cancro, etc ....


Como a Loucura do Colesterol começou ?
Em 1913, o Doutor Anitschkov, ao alimentar coelhos com colesterol (alimentos à base de gordura animal) reparou que grande parte deles desenvolvia problemas cardiacos e morria. PRONTO, ESTAVA DESCOBERTA A CAUSA DOS INFARTOS.
Ooopssssss....só que o Dr.Anitschkov tinha-se esquecido de um pormenor - os coelhos são herbívoros, eles não estão preparados fisiologicamente para processar a gordura animal!!!

Se esta teoria do colesterol estivesse correcta, poderíamos esperar o seguinte: as pessoas com um elevado nivel de colesterol iam apresentar uma elevada incidência de doenças cardiacas!

Mas, e há sempre um mas....
O Dr. Alfin-Slater da Universidade da California, decidiu fazer um estudo em 25 individuos iriam comer 2 Ovos por dia, além de outros alimentos ricos em colesterol; e a outra metade seguiria uma dieta normal, com poucas alterações.
O resultado foi que  ao final de 2 meses não tinha havido Qualquer alteração nos valores do Colesterol!!

Outros estudos foram mais contundentes, seguiram 2 grupos em que metade controlava o colesterol e a outra metade tinha uma dieta rica em colesterol.....ao final de 5 anos, oito dos pacientes no grupo que controlava o colesterol tinham morrido de enfarte, e nenhum tinha morrido no grupo com colesterol.

Isto leva-nos a questionar - Será que o Colesterol é um factor de risco assim tão grande? A ultima moda americana é enfiar Estatinas (medicamentos para reduzir colesterol) em toda a gente, quer seja obeso, grupos de risco, adolescentes, etc.....será isso bom?

Vejam os anúncios de Danacol e afins e parem nas LETRINHAS PEQUENINAS, diz lá - As doenças coronárias podem ter múltiplos factores de risco, e alterar um desses... o excesso de colesterol do sangue) podeou nãoter um efeito benéfico

Ou seja....afinal o Colesterol pode não ser um factor de risco só por si.

Um outro assunto leva-nos ao:

 Segundo Grande Erro - Os Valores HDL e LDL  Não correspondem ao Colesterol Bom e Mau.

Devo confessar que esta é tiro e queda ....HDL e LDL não são MERD.. de Colesterol Nenhum...são lipopoteinas que transportam Lipidos, Fosfolipidos e Triglicéridos, ou seja podem transportar o Colesterol, mas não são em si o colesterol!!!!!

Ou seja...ter estes valores Baixos ou altos não indicam, Necessariamente, que tem o colesterol alto ou baixo.... sem fosfolipidos as bainhas de mielina dos neuronios ficam danificadas, as celulas funcionam mal, etc... Ou seja, inibir a HMG-CoA reductase como fazem as estatinas, podem ter Efeitos nefastos em Todo o organismo.

Agora a teoria dominante é que como as LDL têm mais colesterol são mais perigosas porque podem ''andar pelo sangue  a danificar e a contribuir com placas nas arterias''.

O Q da questão é isto - quando reduzimos o Colesterol por uma via, o organismo tendencialmente aumenta-o por outra.........

Se o HDL for mais baixo que o LDL - o organismo absorve mais colesterol pelo intestino, logo poderia haver maior risco de problemas cardiacos.

Mas se o HDL subir e o LDL descer - o organismo absorve menos mas sintetiza mais.

Ou seja Existe uma Compensação Orgânica.

Como tal tudo isto leva-nos a perceber que o Colesterol não é assim a Unica razão para problemas cardiacos. Aliás a Teoria que o Colesterol é o causador da placa da ateroma e que as placas são a causa dos enfartes também é muito debatida.

Em 1920 ao se analisarem em autopsias as artérias e veias corononárias, repararam numa placa, a chamada placa de ateroesclerose, que por sinal tinha muito colesterol....como 2 e 2 são 4, eles atribuiram isso como causa.

No entanto existe um grande paradoxo - Porque se as artérias coronárias não as únicas artérias com placas, não se explica que seja só nelas, que na diminuição do fluxo sanguineo provoque necrose!
Por outras palavras, Porque não enfartam os outros órgãos ????

Tanto o Dr.M.H. Nathanson, como o Dr. David Spain e a Dra.Victoria Bradess numa analise post mortem deram-se que conta que apenas 25% das mortes por enfarte se deviam a trombos e bloqueios graves!!
75% tinham bloqueios ligeiros apenas.....

Já o Dr.Murakami, do American Journal of Cardiology, publicou um estudo em que demonstrou que encontrou em 49% dos doentes trombos, em 30% nenhum trombo ou placa, em 14% placas de ateroma leves e em 7% foi devido a outras complicações....ou seja apenas 49% deviam-se a trombos e placas.

Isso leva a uma hipótese muito forte - As placas de ateroma e os bloqueios são consequência do enfarte e não a sua causa.

Uma Teoria é do Dr.Berthold Kern, que afirma que a causa do infarto do miocardio se deve a Acidez Metabolica do Ventriculo Esquerdo.

Ou seja, o tecido cardíaco sofre por defice de oxigenio, stress oxidativo, ph demasiado ácido etc e esse agravamento leva por um lado - a que os miócitos cardiacos morram por necrose e apoptose levando por um lado a que o organismo envie colesterol e macrofagos para ''tapar'' o local, bem como esse evento é em si um enfarte em muitos casos devido a morte excessiva do tecido, e por outro lado - essas condições propiciam a oxidação do Colesterol levando a que este endureça.

Aqui temos um modelo mais consensual em que vários factores dão origem a vários eventos que entre si levam a vários tipos de causas de infarto. Não é o colesterol. Ele é apenas um elemento.

A lista das causas mais comuns :
- Défice de Oxigénio no organismo
- Acidez intraventricular
- Inflamação desregulada
- Stress oxidativo
- Stress nervoso
- Sal em excesso

Isto vai conduzir-nos ao :

Terceiro Grande Erro - As Gorduras são importantes para o Organismo, deve reduzir-se sim os Hidratos de Carbono

Actualmente a grande loucura é cortar gorduras.

Por um lado, SIM, devemos consumir menos as gorduras da carne, o uso de banha, o uso de fritos e abuso de oleos. 
Mas deve-se AUMENTAR o Consumo de outras Gorduras - Azeite, Oleo de Peixe, Salmão, Arenque, Sardinha, Oleo de coco, oleo de linhaça, carnes magras, lecitina de soja, etc.

Mas Deve-se Cortar mesmo  :
>Açúcar e alimentos açucarados como bebidas, doces, bolos, etc
> Pão de farinhas brancas 
>Alimentos processados e enlatados
> Sal e alimentos salgados
> entre outros.

Os Hidratos de Carbono como açucares e farinhas brancas são causadores de mais epidemias que o consumo de azeite ou banha de porco.

Uma prova disso é a Dieta cetogenica que reduz em 90% o consumo de hidratos de carbono (bolos, bolachas, pão, cereais, batata, cenoura,etc) e aumenta o consumo de gorduras  - Ovos, Azeite, Linhaça, Óleo de Coco, e proteinas, demonstrou reduzir Risco de AVC, protegeu parcialmente contra danos de infarto.

Claro, a dieta Cetogenica deve ser dado por um curto periodo de tempo. O Paradoxo é que os valores do Colesterol sobem apenas ligeiramente em alguns casos e a maioria tem beneficios na manutenção de problemas cardiacos.

Alem disso a Alimentação moderna é propicia para isso.
Farinhas brancas e açucares - diabetes, problemas com insulina, inflamação
Sal - hipertensão, acidez organica
Falta de legumes e frutas que são ricos em vitamina C e outros compostos - levam ao degenerar de todos os outros problemas.

Aliás a Vitamina C é um elemento que RARAMENTE é tida em conta pelos Cardiologistas. Assumem que esta tem um efeito marginal.
Mas esta Vitamina tem nesta patologia em concreto 5 beneficios :
- Reduz stress oxidativo dos miocitos 
- Reduz oxidação do colesterol 
- Reduz a inflamação 
- Tem efeitos na acidez intraventricular
-Reduz o colesterol 

Na Alemanha existe um grupo de investigadores que aponta 4 substancias naturais como Tratamento e Prevenção dos Infartos.
São 2 Antioxidantes + 1 extracto natural + 1 quimico derivado de uma planta, estou a falar,
da Vitamina C, da N-Acetil- Cisteina, da Estrofantina (derivada da planta Strophantus gratus) e a Aspirina (tambem ela vindo originalmente da casca do Salgueiro branco)

Estes investigadores, entre eles Dr.Berthold Kern, Dr. Anton Graupner, Dr. Mathias Rath, afirmam que com os sinais de Infarto, tomar 600mg de N-Acetil-Cisteina + 500 mgr de Vitamina C, junto com 100mg de Aspirina e uma solução de Estrofantina (que pode variar de 10mg a uma solução homeopatica até D5), pode:
- reduzir complicações do infarto
- melhorar o sistema coronario
-reduzir a inflamação
- ajudar na dissolução do trombo (se for causa)
-combater a acidez intracelular das celulas do ventriculo esquerdo
- reduzir a viscosidade do sangue permitindo mais sangue e oxigenio
-reduzir o stress oxidativo e inibir a Caspase 3 nestas celulas (caspase 3 - enzima proapoptotica, a favor da morte celular)


Fazer isto enquanto espera os Bombeiros pode salvar Vidas. Na Medline podemos ver dezenas de estudos sobre estas 4 substancias.

3 dos Factores de risco que pouco temos referido são :
- TABACO
- OBESIDADE
-STRESS

O Tabaco causa logo vários efeitos no organismo :
- Stress oxidativo
- Toxinas e radicais livres
- Imunodeficiencia 
- Reduz capacidade respiratoria e consequente capacidade coronaria
- Reduz aporte de sangue e oxigenio
- Aumenta inflamação

Tudo isto factores de risco!!

Já a Obesidade, também vem contribuir:
- inflamação em excesso
-Triglicerideos e colesterol em niveis mais que epidemicos
- Radicais livres e acumulaçao de toxinas
- Acidez organica 


O Stress é uma das piores Armas para o coração, leva-nos a comer coisas para nos sentirmos saciados, leva-nos a fumar para compensar ansiedade, leva a hipertensão e arritmias, estreita o fluxo de sangue, aumenta as interleucinas 6 e 8 que são Pura Inflamação, aumentam sintese do colesterol, etc.


Isto indica-nos que fiarmos-nos inteiramente pelos valores do colesterol como se ele fosse um bicho papão não nos traz beneficios. Reduzir o consumo de carne e hidratos de carbono simples parece ser a solução mais eficaz.
Use e abuse dos vegetais, frutos, tome peixes gordos, use as gorduras boas como Azeite, a Linhaça, os Ovos. Elimine o tabaco da sua vida, e reduza o stress. Adopte um programa vitaminico e use plantas naturais para as soluções do dia-a-dia.
Verá que grande parte dos problemas e risco cardiovascular desaparecem...

O Uso de Estatinas deveria ser o ÚLTIMO RECURSO.
E, apenas por algum tempo, enquanto a pessoa reduz o consumo de gorduras saturadas e hidratos de carbono e adopta uma alimentação e hábitos saudáveis. Depois disso, deviam retirar-se.
Ponto final.
Existem algumas alternativas com beneficios - Oleo de peixe rico em omega3, Arroz vermelho fermentado, aumentar consumo de fibras, etc.

Já o uso de hipotensores também deveria ser racionado. Perder peso, deixar o tabaco, ter uma alimentação pobre em sal e rica em magnésio, potássio e vitaminas, pode logo conduzir a uma redução da tensão arterial.
Além disso existem muitas alternativas para ajudar a baixar a tensão arterial elevada - Oleo de peixe, Coenzima Q10, Vitamina C, Magnesio, Selenio, Potassio iodado, Nattokinase, uso de plantas como Cidreira, Crataegus, Strophantus, Videira Vermelha, Hamamelis, Oliveira, Alface, Camomila, Tilia, Visco Branco, Alho, Passiflora, Vidoeiro, etc.

Beber 1 copo de vinho tinto por dia pode ajudar, assim como beber diariamente sumo de romã.
Em pacientes com problemas já instalados, o uso de CoenzimaQ10 com Vitaminas pode ajudar.
E sem falar na homeopatia que existem imensas soluções.

Deixo aqui uma frase, para poderem pensar e repensar sobre os Mitos, seja eles quais forem... Talvez como o mito do colesterol, que aqui demonstramos que é um factor menor de risco e não o assassino que Sugerem na promoção de Estatinas e iogurtes para o colesterol.

''Cuidado com o mito, o mito é a mentira, disse o astrólogo.''
Maria Lisete Soares

ESTUDOS:
http://www.infarctcombat.org/AcidityTheory.pdf
http://www.reuters.com/article/idUSTRE64J7B820100520
http://fitnessfast.info/your-first-visit-1/health-and-fitness-articles/supplementation-that-addresses-health-issues/cholesterol-can-be-related-to-acidity-in-the-blood/
http://www.westonaprice.org/translations/benefits-of-high-cholesterol-italian-translation/
http://www.telegraph.co.uk/health/healthnews/10900296/Evidence-for-NHS-statins-advice-wholly-inadequate-says-expert.html
http://dsalud.com/index.php?pagina=articulo&c=1703
http://www.medicalnewstoday.com/articles/267834.php
http://www.eurekaselect.com/87496/article
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2496554
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10367605
http://www.medicalnewstoday.com/articles/278226.php
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22779765
http://www.spacedoc.net/cholesterol_friend_or_foe.html
http://circ.ahajournals.org/content/22/2/239
http://www.medicalnewstoday.com/articles/266445.php
http://www.bmj.com/content/347/bmj.f6340
http://articlesofhealth.blogspot.pt/2009/01/heart-attacks-and-strokes-caused-by.html
http://www.medicalnewstoday.com/articles/273528.php?nx
http://journal.publications.chestnet.org/article.aspx?articleID=1049095
http://www.sciencedaily.com/releases/2009/02/090223221430.htm
http://www.sciencedaily.com/releases/2010/06/100630121130.htm
http://dsalud.com/index.php?pagina=articulo&c=58
http://www.psychologytoday.com/blog/evolutionary-psychiatry/201103/low-cholesterol-and-suicide
http://dsalud.com/index.php?pagina=articulo&c=18
http://www.express.co.uk/news/health/482503/Cholesterol-drugs-statins-won-t-help-low-risk-heart-patients
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1569372
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24105017
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23722706
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21857385
http://blog.headache-treatment-options.com/stroke_doc/2012/07/low-cholesterol-may-increase-risk-of-hemorrhagic-stroke.html
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17824299
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2682928/
Margareta Kristenson, Bo Ziedén, et al. Antioxidant state and mortality from coronary heart disease in Lithuanian and Swedish men: concomitant cross sectional study of men aged 50. BMJ 1997;314:629–33
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4456713/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Saboteur

Na nossa vida, o maior de todos os sabotadores somos nós mesmos. Uma parte de nós deseja brilhar, ser quem é,  triunfar, mas outra parte tem...