quarta-feira, 17 de julho de 2013

Existe o Mal ?




Desde tempos imemoriaveis que o Mal é muitas vezes personificado.
Alguns creem que não passa de um mito pre-medieval que ganhou força na Idade Média, para outros é uma força obscura mas que ajuda na evolução da humanidade, e para muitos muitos outros, é o responsavel de todo o negativo, de todo o mal que ocorre.
Encontram-se referencias ao Mal e ao Diabo em todos os povos, em todas as religiões, mesmo nas não judaico-cristãs. Satã, Satanás, Diabo, Demonio, Kasbel, Mara, Iblis, Ahriman, Asuras, Daemones, Lucifer, Principe deste mundo, velha Serpente, Shaitan, entre muitos outros são nomes atribuidos a esse ser malefico.

Existem muitos mitos, historias, passagens biblicas que parecem tecer uma historia deste ser tenebroso.
Alguns dizem que ele foi a Estrela da Manha, um dos maiores anjos, que tentou ser maior que o proprio Criador e com isso se perdeu, sendo condenado ao abismo. Outros textos referem que ao ver o Ser humano a subir nas alturas, ele decidiu tentar o homem de modo a mostrar a Deus, que o ser humano, sua obra magnifica podia ser corruptível.

O opositor então passou a querer ''derrotar'' Deus a um nivel moral. 
A liturgia cristã mostra contudo que o proprio Deus, omnisciente e omnipotente ja tinha um plano traçado desde o inicio - atraves do Filho do Homem.
O Filho do Homem seria a propria manifestaçao divina, que passaria a ser homem, para poder conduzir os outros seres humanos a luz com o seu exemplo, e conduzir a alma do ser humano directamente ao divino atraves de uma expiaçao de todos os erros cometidos pela humanidade.
Assim a falta de amor do homem seria para sempre apagada naquele ser, que inocente se imola numa cruz, cujo sacrificio perpetuo mostraria que o ser humano é participante da Vida Eterna e os seus erros são apagados.

Nos nossos dias, o Mal não tem uma conotação tão literal como na idade media. Fogo, tridentes, pessoas com cornos....tudo isso são apenas metaforas para o Mal.
Considera-se por quem cre, que o mal é uma força cosmica, um poder horrivel de sofrimento, tristeza, angustia e depressao. 
Ele leva o ser humano ao mal, a corromper-se, a matar, a pecar, a não se amar e respeitar nem aos outros, leva ao materialismo egoista, as ideias dogmaticas, a maldade pura.

Se assim é, temo em dizer, que Satã domina actualmente.
Temos uma sociedade que vive para o lucro e esquece a alma humana, temos milhoes a morrer de fome enquanto alguns passeiam de jacto ou ferraris, temos pessoas que mais facilmente  iam a lua que atravessam a rua para cumprimentar um vizinho ou fazer as pazes.

Se o Mal esta aqui como o podemos purgar?
Queima de incensos, uso de agua benta, confessar-se a um padre e comungar, usar pagelas, medalhas e orações, uso do sal grosso e arruda podem ajudar, mas para a Verdadeira purga o Ser Humano tem que mudar a sua conduta.
Tem de ser BOM....

Bom até para ele mesmo, confiar em si, ter FÉ.....

Como dizia a Virgem Maria, no Garabandal :  “ Temos de fazer muitos sacrifícios, muita penitência, visitar o Santíssimo Sacramento com frequência ,mas antes temos de ser muito bons e se não o fizermos, virá sobre nós um castigo . A taça está a encher-se e se não mudarmos virá sobre nós um castigo muito grande.”

Ou como dizia Jesus :

"Se, pois, quando apresentardes vossa oferenda ao altar, vós vos lembrardes que vosso irmão tem alguma coisa contra vós, deixai vossa dádiva aí ao pé do altar, e ide antes reconciliar-vos com vosso irmão, e depois voltai para oferecer vossa dádiva". (Mateus, 5, 23 e 24.)

Contra o Mal só o Bem triunfa.


Como diz um velho livro que encontrei :

''Se acha que esta a sofrer, vá a uma igreja, confesse-se, faças as pazes com quem lhe fez mal e peça perdão a quem magoou, plante uma arvore, mude a maneira de viver a vida. Depois vá comungar...
Em casa queime arruda e eucalipto e acenda uma vela pedindo ao Arcanjo Miguel, a Nossa Senhora e a S.Cipriano que lhe limpem a casa de todo o mal e reze um terço por quem lhe fez mal.''

É com o Bem que se vence o mal.........



''São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, sede a nossa guarda contra as maldades e ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. E vós, Príncipe das Milícias Celestes, com esse poder divino, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das almas. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...