quarta-feira, 24 de julho de 2013

"é quando cada um de nos esperamos que o outro comece é que nada acontece"


Hoje fui passear a Lisboa com o meu afilhado.
Andei a mostrar-lhe a cidade. O que o encantou mais foi o eletrico e o rio Tejo.

A mim foram algumas frases que li na estação do Saldanha/ Linha vermelha e num livro de um missionario cristão Abbé Pierre.
´´Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa - salvar a humanidade."´

Almada Negreiros

Dei por mim a reflectir no meu papel enquanto ser humano e no meu papel enquanto actor de um teatro meu...A pensar no meu papel para os outros e na minha vida.

Que parte de mim anda a adiar as coisas?
Que parte de mim entrega aos outros a responsabilidade social?

Porque olho um mendigo e não divido o pouco que tenho?
Porque acho que outros devem faze-lo e não eu?

E é ai que a primeira frase, que dá titulo a este post ganha cor. Se tivermos a espera que o outro começe então..............como se diz Nem o pai morre, nem a gente almoça.

Mas o mesmo ocorre na minha vida. Tenho a minha vida estagnada de duas formas - porque o pais esta parado e porque eu mesmo ando a espera de ir viajar e nao vou, mas fico a espera, mas ainda nao fui.......
Mais tarde peguei no livro de Abbé Pierre - Queria ser marinheiro, missionario ou vagabundo! - e curiosamente revi-me nalguns aspectos...especialmente no impeto de viajar, de me encontrar no deserto, de procurar o divino, de ser um asceta, de criar mudanças na sociedade, de FAZER algo por mim e pelos outros.

Sinto muitas vezes a vida a escorrer-me pelas maos como agua.
Sinto me de pouca utilidade, ate para mim mesmo.
Quanto perco com medo de perder.............

Mas de algum modo sinto que as coisas começam a mudar.
Abrem-se algumas janelas, algumas atitudes mudam, e eu mesmo tambem.......

Se tiver a espera, nada mudara.
Como diz Alexandra Solnado - ´´ se o amanha é a consequencia do meu hoje, se eu nao tou presente na minha vida, é obvio que o amanha vai ser mais do mesmo´´.

Creio que as palavras e o mundo não podem mudar, temos que mudar nos mesmos, ser a mudança que queremos ver no mundo.
Mas tambem estas palavras sao apenas dogmas, nao representam nada.....sao apenas promessas, a acção essa é que precisa ocorrer.

Mas essa continua a minha espera......


2 comentários:

  1. Concordo contigo, palavras são apenas promessas.

    Eu de certa forma até percebo as tuas aspirações a querer ser mais vagabundo. Eu próprio também o desejaria ser, bastante mais. O problema é quando se está demasiado agarrado à família...

    ResponderEliminar

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...