sábado, 19 de maio de 2012

Volver



A primeira vez que vi Volver, devo confessar que fiquei desapontado.
Após Tudo sobre a minha mãe, Fala com Ela e Má Educação, Volver era um filme tacanho.
Até a banda sonora de Alberto Iglesias me parecia mediocre.

Mas o tempo passa. E da segunda vez que vi Volver já o achei melhor, já sentia algum ''ardor'' pela meseta espanhola, pelos fantasmas do passado. E da Terceira vez ainda mais, até á quarta vez ontem á noite.

Devo confessar que me rendi ao filme e á sua banda sonora.
O filme é muito diferente dos 3 anteriores - é mais leve, mais ''colorido'', um drama com tons cómicos á la Movida Madrilena e conta com a presença absolutamente estonteante e fantasmagorica de Carmen Maura.

Almodovar considera Volver um regresso ás suas raizes, apos ter feito as pazes com o seu passado negro em Má educaçao.
E se em Má Educaçao ( que considero a melhor obra de Almodovar) ele se debruça sobre os abusos da Igreja, os seus amores e todo o seu percurso interno, em Volver voltamos literalmente a fazer as pazes com todo o passado, com a sua terra natal, como uma pacificação interna.

O plot de Volver ''volve'' a volta do relacionamento de um mae com uma filha, quer seja de Carmen Maura/ Irene com Penelope Cruz/ Raimunda ou da ultima com a ''filha'' Yohana Cobo/ Paula e de como muitas vezes o passado se repete.

É um filme sobre Fantasmas. Não sobre o paranormal, mas sobre os fantasmas que temos nas nossas vidas.






Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...