quinta-feira, 13 de maio de 2010

Ver o Papa




Devo confessar que nunca fui muito '' á bola'' com Bento XVI. Não só pela sua visão muito dogmática e conservadora, mas pelo ar de frieza que pareceu transmitir.
No entanto como cristão ele é o responsável da Igreja, e de algum modo encontra-se ligado ao mistério do Ressuscitado.

Quando o Papa chegou a Portugal, recebido por centenas de pessoas ao largo das avenidas, algo me chocou. Isso dar-se-á sempre quando uma manifestação emotiva em Massa ocorre.
Lembram-se do Euro2004, ou do Mundial de 2006, quase todos os portugueses, até as pessoas que não ligavam ao futebol, se sentiram conectados.
Quando este evento religioso surge - uma amalgama dessa conexão com a figura religiosa e todo o misterio espiritual - formaram uma Egrégora*.

Ou seja quando se dá uma manifestação em massa ( especialmente do cariz espiritual), e estamos incluídos nisso forma-se em nós uma sensação de Unidade

Ontem decidi ir ver o Papa. Devo dizer que fiquei muito mal impressionado - com os jornalistas e com muitas pessoas que estavam á espera.
Por um lado várias pessoas falavam de coisas sem nexo - o papa era bonito, uma mulher queria casar com ele, outro dizia que as mulheres eram histéricas. Quando os jornalistas começaram a ''cortar'' caminho, ficando com o melhor local, sem respeito por ninguém começou a festa! Foram muito rudes e antipáticos, especialmente os da Sic.
Várias pessoas conseguiram entrar na zona dos jornalistas, o que suscitou uma certa injustiça para os outros... Várias pessoas criticaram, mas as que estavam lá dentro diziam - que histéricas, que parvas! - no entanto elas é que estavam a ser injustas.
Como não se ia ver o Papa que se reunia com as famílias de militares e políticos, as pessoas começaram a gritar, pedindo que viesse á varanda.
Por detrás de mim uma mulher disse : - Coitado do homem, que falta de bom senso, o homem tá lá com convidados !!
Eu virei-me para trás e disse : A Igreja é para o povo, não é só para as elites!!
Curiosamente , e quebrando o protocolo o Pontifice veio a varando. Foi algo emocionante, uma mistura de alegria, com uma sensação de estarmos mais perto do Sublime!!

Tenho acompanhado esta visita. Tem sido emocionante, e penso que Bento XVI é diferente do que se pensava. É conservador, é . Mas não é o bloco de gelo que esperava, pelo contrário mostra-se afável e simpático.

Continuo a dizer que a Igreja tem de se renovar :
- tem de abandonar as elites e dirigir-se a maioria das pessoas
- tem de tentar se abrir ao Amor que falam e vive-lo, todos sabemos que com o exemplo é que se ensina
- tem que se pensar que a Igreja são milhões de padres, por isso não se pode apontar para o Papa e acusar de tudo
- tem que renovar o ecumenismo com os outros povos e ter um papel mais activo nas causas que aponta
- o sistema hierárquico tem que ser revisto, está muito ultrapassado
- o papel das mulheres tem que ser ampliado

De algum modo saíram daqui algumas frases importantes, em especial as feitas na capelinha das aparições ( mais intensa e mais emotiva é a frase que já publiquei). Acho que no fundo é nos feito um pedido, ou melhor, é nos re-lembrado : amem-se uns aos outros, e continuem a meditar e a orar por um mundo melhor!




*Egrégora, é como se denomina a entidade criada a partir do coletivo pertencente a uma assembléia.
Todos os agrupamentos humanos possuem seus egrégoros característicos: as empresas, clubes, igrejas, famílias, partidos etc., onde as energias dos indivíduos se unem formando uma entidade (espírito) autônomo e mais poderoso (o egrégoro), capaz de realizar no mundo visível as suas aspirações transmitidas ao mundo invisível pela coletividade geradora. Em miúdos, um egrégoro participa ativamente de qualquer meio, físico ou abstrato.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Egrégora

2 comentários:

  1. A mulher que queria casar com o Papa é absolutamente surreal.

    ResponderEliminar
  2. - Duarte viste o Papa na Televisao ???
    - quem o papinha ?

    Ainda n descobri quem é o papinha, mas ele la sabe................

    ResponderEliminar

Saboteur

Na nossa vida, o maior de todos os sabotadores somos nós mesmos. Uma parte de nós deseja brilhar, ser quem é,  triunfar, mas outra parte tem...