segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Nightmare


Ver demasiadas séres de suspense têm o dom de me fazer assustadiço. Adicionem a isso um policial que estou a ler ao deitar.
Acordei esta noite assustado.
No meu sonho duas raparigas tinham desaparecido. Algures no passado isso já tinha sucedido também. Mas não havia nenhuma pista, nada.
Eis que as vejo numa rua (que passo de bike diariamente). Estão a um canto assustadas. Alguém as mantém ali, apenas a tortura-las à espera de as matar.
Ele.
As raparigas tremem de medo. Tremo com elas.
É uma presença horrivel que se aproxima. Se as pessoas soubessem como é este medo, este demónio. 
Está no escuro num canto da rua. Numa escuridão que não existe sequer.
E respiro ofegante. 
Conheço tão bem esta presença. Digamos que ele tem um rosto que personifica mas não tem nada a ver com o resto desse rosto. Apenas é uma máscara. A máscara pode causar alguma apreensão, mas o Medo é meu.
Acabo por antes de acordar dizer isto - É noite. E voltei a sonhar com ele.
Acordo.
Abro a luz ainda trémulo. Ainda estou numa mistura de sonho e realidade.
Há quantos anos esta personagem existe. Não tem nada a ver com televisão ou cinema. Isso como disse é apenas a máscara.
E ele, como um nome que nada diz, assim como eu ser Roberto ou João seria praticamente o mesmo, tem apenas o nome que me acostumei com um pouco do rosto que por vezes apresenta.
Bob.

domingo, 21 de setembro de 2014

A importância do Pensamento e Hábitos de Vida na Saúde

A Psiconeuroimunologia é uma disciplina cientifica que tem vindo a ganhar vigor e extensão nos últimos 30 anos. Debruça-se sobre o Efeito da Mente e das emoções ( bem como hábitos) no binómio Saúde/Doença.

Tornou-se rotina irmos ao médico e ele mandar exames e prescrever medicamentos. Formatou-se o trabalho do médico. Aliás as faculdades de Medicina, estranhamente não têm nos conteúdos Nutrição ou Psicologia, quanto mais Fitoterapia ou Hidroterapia.

Habituamos-nos a qualquer maleita, seja ela colesterol, depressão ou problema intestinal a que o médico nos dê um quimico que resolva e pronto. Se pensássemos que aquele químico, mesmo sendo quase isento de efeitos secundários, terá EFEITOS no nosso organismo talvez questionássemos a sua real necessidade.

Pior, não sabemos nada de como a maioria dos medicamentos interage com o nosso organismo. Veja-se o último estudo sobre os antidepressivos (aqui) . Esse estudo demonstrou que a arquitectura e conectividade dos neurónios foi dramaticamente alterada em apenas algumas horas com apenas uma dose de antidepressivo. Ou seja Tomamos medicamentos para algo que supostamente ( a teoria da depressão ainda não foi comprovada) nos possa curar, mas sem sabermos o que nos pode fazer.

O exemplo disso dezenas de medicamentos para o tratamento oncológico que têm sério risco de causar leucemias e outros cancros.

Os médicos Ignoram uma grande lei da Naturopatia - O corpo cura-se a si próprio! O corpo é dotado de inteligência.
O resultado disso é - damos um químico contra uma célula e ela arranja proteínas para expulsar o químico.
Não só, cortemos-nos num braço e o organismo imediatamente começa a regenerar-se.

Ao longo dos anos descobriu-se algo muito importante, talvez Fulcral - a Mente influencia a Cura ou Doença.

Os nervos estão por todo o corpo, regulam hormonas e citoquinas, têm um efeito no sistema endocrino, imunitario, digestivo, etc.

O Médico ignora o paciente muitas vezes, ele não se foca na Saúde!!! O  MÉDICO FOCA-SE NA DOENÇA.

Como diz o Dr.Serge Jurasunas, no seu livro Revolução na Saúde: '' Como é que podemos compreender o cancro se nos concentrarmos apenas no estudo microscópico de um tecido canceroso, menosprezando o corpo humano que o produz.''

Existem milhares de casos de pessoas com doenças graves que subitamente ficaram curadas, que viveram anos quando o prognóstico era de morte em poucos meses!
O que aconteceu?
O poder da mente é determinante.

O médico não pode menosprezar o paciente, a sua história, os seus traumas, a sua psicosomática, a sua alimentação, os seus hábitos de vida!!
A alimentação é muito importante, ela é como o nome diz o que alimenta o corpo. Como pode ser ignorada a favor de uma pastilha sintética?
A mente e o intestino estão interligados, e  é neste último que se formam ( em conjunto com o figado) grande parte dos neurotransmissores. Ou seja os alimentos e o estado Nutricional influenciam a actividade mental.

Muitas pessoas com carências nutricionais têm problemas e desordens emocionais e psicológicas.
Assim como muitos problemas psicológicos e emocionais causam desordens no corpo.

Stress, choques emocionais, todos já tivemos. Antes dos exames alguns tinham diarreia, enxaquecas, dor de estômago, dores de barriga. Um exemplo que a mente influencia o corpo.



O próprio Cancro é uma doença que tem uma base psicologica e emocional.
Muitas pessoas que tiveram grandes choques emocionais desenvolveram em questão de meses a anos, doenças oncológicas. 

Gostava de salientar  um exemplo que li num livro de Deepak Chopra. Ele conta que um amigo médico descobriu num rx que fez uma mancha no pulmão. A ansiedade e nervosismo foi tanto que ele foi perdendo peso, piorando a saúde e acabou por falecer.
Descobriram então nos registos médicos dele que 30 anos atrás num rx estava a mesma mancha, do mesmo tamanho!!!

O médico oncologista Carl Simonton afirma: A idéia de que o cancro devora vorazmente todo o corpo da vítima é totalmente errada.
As Células cancerígenas são tão frágeis que é quase impossível cultivá-las num tubo de ensaio. Se isso finalmente acontece, e o cientista acrescenta no recipiente glóbulos brancos; nunca se vê as células cancerígenas atacarem estes glóbulos. Ao contrário, são os glóbulos brancos que iniciam imediatamente o ataque.
O que quer dizer que um tumor maligno apenas consegue alastrar-se dentro do corpo humano sob condições específicas, as quais são criadas principalmente por emoções destrutivas, como raiva contida, medo e desesperança.


Ainda no caso do cancro, sabe-se actualmente que o Stress promove inflamação, que aumenta as Interleukinas 6, 8, TNF, bem como o nivel de cortisol, norepinefrina, levando a uma diminuição da imunidade, e a uma maior progressão tumoral. Sabe-se por exemplo, que o stress, através da epinefrina e norepinefrina levam a que o cancro de mama metastize para os ossos!

Alguns estudos epidemiologicos denotam que crianças vitimas de maus tratos e abusos sexuais estavam predispostos a um maior risco de cancro no futuro.

Alguns investigadores começam a vir a público denunciar que muitas drogas citotoxicas usadas na quimioterapia ( algumas delas usadas como armas quimicas), têm efeitos devastadores- não só atacam o tecido são, diminuem as defesas, causam problemas nutritivos gravissimos e geram stress, dor e ansiedade, além de eles mesmos causarem inflamação, levando a que o cancro não só possa resistir como o paciente morra antes de se curar.

Actualmente sabe-se que muitos tumores entram em remissão e esse Valor não melhora MINIMAMENTE a média de sobrevivência. Ou os pacientes acabam por morrer do binómio cura/doença, ou a doença volta com mais força. 

Actualmente outros investigadores, caso do Dr.Charles Serhan tem vindo a investigar de que forma os nossos hábitos alimentares e de vida não serão causadores de inflamação crónica ( uma das causas da depressão, cancro, diabetes,), bem como de influenciarem o modo como pensamos e nos emocionamos.

Basicamente podemos já verificar isto com duas hormonas por exemplo, a oxitocina e a testosterona.
Homens que tomam testosterona intramuscular denotam força, maior desejo sexual, bem como maior raiva e ira, que muitas vezes leva a conflitos.
Pelo contrário, sabe-se que a oxitocina estimula o bem estar, traz tanto aos homens como mulheres uma calma, e um aspecto mais materno de ser e de se expressar.

Isto significa essencialmente que somos um Todo. Pensamos no que comer, e o que comemos de algum modo ajuda a influenciar o que pensamos.

Curiosamente um estudo de pacientes com esquizofrenia foram tratados durante as crises psicóticas no hospital. A metade deles foi feita uma dieta sem gluten - sem farinhas, cereais (fora arroz).
A outra metade uma dieta normal.
Os que fizeram o regime normal o tempo médio de internamento foram 177 dias. Nos pacientes com dieta sem gluten 117.
Em média menos 60 dias que os pacientes em dietas normais. Demonstrando que de algum modo, a dieta influencia o estado mental.

A Cura e a Doença não são simples factos - eles são gerados e combatidos pelo que fazemos da vida. Não se espere que a cura venha de um medicamento. Não existem balas mágicas.
Mas existe :

  • Alimentação correcta e saudável
  • Pensamento e Emoções positivas
  • Hábitos de vida saudáveis

O Exercício físico melhora o poder da quimioterapia e reduz efeitos secundários.
A Meditação reduz stress, inflamação, e tem demonstrado ajudar em múltiplas doenças, desde desordens intestinais, depressões a atrasar a progressão da SIDA.

Pessoas ligadas á Espiritualidade, numa religião ou crença conseguem ter melhores taxas de cura que pacientes ateus ou não ligados a nada.

Já ouviram falar de caminhar pelo fogo? É feita uma passadeira de carvão em brasas, e as pessoas passam por cima delas sem o minimo escaldão e a minima queimadura.
Conheço pessoalmente duas pessoas que já o fizeram.
Para quem vê parece inacreditável, causa medo e ansiedade, mas libertando-nos disso, crendo, conseguimos.

A Crença é outro aliado essencial. Ou não.
Se a crença for positiva, se vier da Vontade, se se apoiar  nas boas emoções, na força da alma então pode arrancar uma pessoa das garras da morte, cair do alto do precipicio sem se aleijar ou derrotar uma doença degenerativa sem nada dizer.

Se a crença for negativa. Se acreditar que o corpo é debil, que não controla nada, se apenas tiver ansiedade, stress e negatividade, se a força da alma não estiver em si, então pode ser curada e a doença voltará, pode estar optima e morrer de repente, pode passar por coisas ligeiras como se fosse a pior tempestade.

Como dizem os grandes Mestres - Tudo está verdadeiramente, dentro de nós! 


LINKS:

http://www.medicalnewstoday.com/articles/282784.php
http://diariodasaude.com.br/news.php?article=alergias-vem-dentro&id=10051
http://diariodasaude.com.br/news.php?article=estresse-empatico&id=9695
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2868080/
http://diariodasaude.com.br/news.php?article=estresse-infancia-problemas-saude-futuro&id=5599
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/problemas_no_sistema_imunologico_pode_causar_depressao.html
http://www.oncoweb.net/doc.php?op=leer&id=3550
http://www.consejopsicologicoonline.com/cpo/autoayuda/monografias/manual-del-buen-pensar/metodo-simonton.html
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22510431
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1010359/pdf/annrheumd00211-0038.pdf
http://www.acmcb.es/files/425-4576-DOCUMENT/Perez-71-13Mar13.pdf
http://gc.nesda.com.br/Conteudo/Arquivos/Biblioteca/Artigos%20T%C3%A9cnicos/Artigos%20B%C3%A1sicos%20de%20Neuroimunomodula%C3%A7%C3%A3o/x.pdf

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

5 ANOS

Quem costuma vir ao blog tem notado que ultimamente não tenho escrito grandes textos ou grandes rascunhos científicos.
Não que não os comece, mas ando meio cansado.
A planear a minha viagem.
E curiosamente, quanto mais a planeio mais projectos novos começam a surgir, mais ideias tenho para o que fazer a seguir.

Falta muito pouco para ir viajar.
Quero deixar aqui, talvez domingo, uma reflexão para Outubro e um pequeno artigo sobre saúde.

Curioso não é? Quando estamos a mudar de vida, surgem muitas ideias, muitas coisas novas.
por isso mesmo esta viagem vai ser uma maneira de depurar, de compreender, de por ideias no sitio, de conhecer pessoas novas, locais novos, energias novas, experiências novas, etc.

E com isto tudo até me esqueci que o Iscador acabou de fazer 5 anos!!
5 Anos.

Quero agradecer a todos os leitores por me terem aturado, por terem aparecido, por tudo.
E pronto, por hoje é tudo.

Até amanha!



terça-feira, 16 de setembro de 2014

Dias de chuva = cinema e séries

Dias de chuva e refugio-me no pc a ver séries e filmes:

X-Men Dias de um futuro passado - muito bom, apesar de achar mais calmo que o anterior!
The Haunting - a versão de Robert Wise - foi dificil dormir à noite, soberbo!
Downtown Abbey - episódio piloto - gostei muito do rigor vitoriano, mas podia ser melhor.
The Killing - finalmente uma série interessante, muito Twin Peaks no mistério central, e a parte em que o pai descobre que a filha morreu no momento em que esta ao telefone com a esposa soou-me a cópia moderna. Mesmo assim... Great!
JLA DOOM - uma animação curiosa. Deu para passar o tempo, nada de especial.


E agora segue-se mais um episódio de The Killing e depois ou a Grande Ilusão de Jean Renoir ou um filme Miyazaki.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

breaking through


Choveu bastante esta noite. 
Boa noite, má noite. Adormecemos todos com  problemas - a minha mãe com dores de barriga, o Duarte com dor nos olhos e cabeça ( possivelmente cansaço) e eu com uma dor de cabeça que  não me deixava deitar a cabeça.
A Chuva caiu.
Permitiu que alguns medos e ilusões aparecessem e desaparecem respectivamente. 
Onde estarei quando a chuva cair?
Onde dormirei?

Percebo que não posso ter a minima expectativa, nem ir a ........ com a ilusão que vou dormir bem onde irei, nem sei se dormirei...
quem encontrarei no caminho?
de que me alimentarei?

E se a ilusão cessa, e algum medo surge, bem no fundo existe também uma Presença.
Talvez seja essa presença que não me faça desistir deste projecto louco e megalómano.

Ontem um amigo disse-me : - Má altura! Com a chuva a tenda não se aguenta, com a chuva é tudo mais complicado!
Fiquei em silêncio.
A minha vida tem aprendido que grandes lições surgem a todo o momento. 

Quanto pesará a mala?
E quando chover não terei o material todo molhado?

Como um espinho isso incomoda-me. Mas não me atrapalha.
Torna-me cauteloso, destrói ilusões mas não deixo de seguir o caminho.

Quando me perguntam por onde começo, há uma semana sabia dizê-lo...hoje não sei.
sinto que dos 3 pontos de partida, qualquer um pode ser.
E só saberei na hora, seguindo das instruções internas do Mestre.

Olho a chuva.
E a Presença surge....
Vou ter de ir ....e apesar do medo, do nervosismo, uma calma me invade.
Sei que terei noites de choro, noites de ansiedades e nervoso miudinho...
Nem tudo são rosas na vida.
E há que perceber que na Rosa que buscamos, um espinho escondido sempre lá estará.... mas não é assim em tudo?


Um video muito interessante:


Saboteur

Na nossa vida, o maior de todos os sabotadores somos nós mesmos. Uma parte de nós deseja brilhar, ser quem é,  triunfar, mas outra parte tem...