terça-feira, 19 de agosto de 2014

Preparando o caminho



Semanas complicadas estas.
Problemas de saúde inesperados, muito trabalho em família, muitas confusões e eu a preparar a viagem.
Curiosamente quanto mais me aproximo, mias percebo certas ilusões, mais o medo também se aproxima, mais a coragem luta para triunfar.

Começam a exacerbar-se as perguntas - onde vais? que vais fazer? que buscas?

Curiosamente percebo que provavelmente não sei a resposta para nenhuma delas. O medo invade-me e de repente um auxilio espiritual ou da essência surge - Não preciso de saber nada, vou em viagem, como uma pluma ao vento, conhecendo-me e conhecendo o mundo, descobrindo e fazendo o que dentro de mim me impele a fazer.

Alguém me disse - Isso é perigoso! se fosses com alguém....

Parte de mim sente-o e sabe-o. Mas existe um filme que me ensinou que só um pode andar perdido, dois vão sempre a algum lado... e eu quero perder-me.

A minha mestra disse que aprendeu isto com os anjos - ´´A própria impermanência nos torna livres.´´
Tento perceber e viver isso.
Viver o desapego, ver o nascer do sol, tomar banhos no mar, ouvir Satie ao observar uma rua em Paris, ou Alberto Iglesias num caminho da meseta espanhola.

Ao aproximar-me vejo os defeitos e ilusões do caminho - dor, apego, fome, problemas, incertezas...tudo isso me assusta obviamente. O silencio e a solidão, a fome e a miséria tomam conta de nós...

Talvez isso me ajude a perceber o meu rumo.

Tento não pensar em nada, antecipo os problemas ( até já tenho um antibiotico para levar), e preparo-me o melhor possivel....

E sei que quando tiver um caminho preparado, algo dentro de mim vai surgir e eu vou para uma aventura para um caminho despreparado....

Quando partires em direção a Ítaca,
que a tua jornada seja longa
repleta de aventuras, plena de conhecimento.

Não temas Laestrigones e Ciclopes nem o furioso Poseidon
não irás encontrá-los no caminho, se o pensamento estiver elevado,
se a emoção jamais abandonar o teu corpo e o teu espírito.
Laestrigones e Ciclopes e o furioso Poseidon
não estarão no teu caminho
se não os levares na tua alma,
se a tua alma não os colocar diante dos teus passos.

Espero que a tua estrada seja longa.
Que sejam muitas as manhãs de Verão,
que o prazer de ver os primeiros portos
traga alegria nunca vista.
Procura visitar os empórios da Fenícia
recolhe o que há de melhor.
Vai às cidades do Egipto,
aprende com o povo que tem tanto a ensinar.

Não percas Ítaca de vista,
pois chegar lá é o teu destino.
Mas não apresses os teus passos;
é melhor que a jornada dure muitos anos
e o teu barco só ancore na ilha
quando já estiveres enriquecido
com o que conheceste no caminho.

Não esperes que Ítaca te dê mais riquezas.
Ítaca já deu uma bela viagem;
sem Ítaca jamais terias partido.
Ela já te deu tudo, e nada mais te pode dar.

Se, no final, achares que Ítaca é pobre,
não penses que ela te enganou.
Porque te tornaste um sábio, viveste uma vida intensa,
e este é o significado de Ítaca.

Poema da autoria de Konstantinos Kavafis


Se fosses um grão de areia, para onde te levaria o vento? Se fosses um grão de areia, quando te diria o vento para parares? O que iria o vento fazer-te vivenciar? A vida tem um movimento próprio.

Os grãos de areia só se deixam levar pelo vento porque não têm «querer». Não têm julgamento. Não acham isto bom ou isto mau. Não querem ir para aqui ou ir para ali. Vão para onde o vento os levar.

Se fosses um grão de areia, serias tão leve, tão disponível, que irias aceitar a direcção proposta, e irias ter a outras paragens, viver outras experiências. Irias viver outras coisas, outras vezes.

E a tua vida seria infinitamente rica porque irias a todo o lado, porque serias livre e não irias achar que a vida que tens é má e repetitiva. Não irias achar que tudo te corre mal. Não irias achar que os outros te prejudicam. Estarias mais preocupado em perder densidade para ficares mais leve para acompanhar a direcção do vento cada vez mais longe, cada vez mais alto.

Se fosses um grão de areia, serias leve, serias intuitivo, serias móvel, serias autêntico. E a vida não teria o peso que tem. E as coisas seriam mais fáceis. E tudo estaria no seu lugar.
Jesus"

1 comentário:

  1. Vai-te fazer muito bem, acredita. Não ligues ao que os outros dizem, o que há a mais são opiniões.

    ResponderEliminar

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...