quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

2014 - Outros aspectos ( esotérico, exotérico, karma e arquétipo anual)












2014 como já referimos será o Ano do Bom Combate.

As Cartas Regentes são o 5 de Paus e o 7 de Paus.

No entanto númerologicamente existe outra carta muito importante. Se 2013 tinha como Arquétipo A Morte, 2014 tem como Arquétipo A Temperança.

É curioso porque a Temperança é sobre enfrentar os problemas com calma e júbilo...É ver os problemas através de Outra Perspectiva, de modo a combinar a aceitação com a luta, a derrota com a vitória, o problema com a solução!

A Temperança é uma carta muito atípica. Ela representa o equilíbrio, a saúde, a arte, a alquimia, a moderação, o renascer a partir das experiências, o tempo, o que se conserta com o tempo.

De algum modo simboliza uma Nova Vida após a experiência tremenda do processo chamado Morte, também por si um processo alquímico que permite que o Homem possa renascer. E esse renascer é a Temperança, na medida em que morreu em si a parte que se apegava aos resultados, que se apegava emocionalmente a tudo, que lutava por medo, que se assustava, para o Ser que transcende tudo isso - tem problemas, tem, mas vê-os com calma sem se imiscuir Neles.

Vale a pena referir que esta carta mostra também que 2014 é muito semelhante a 2013 na medida em que certas lutas persistem, dando a ideia que as lutas vão continuar porque apenas o Tempo as pode terminar....

Que 2014 seja uma verdadeira Temperança, na medida em que nos possa curar e ao mesmo tempo emanar a sua essência de calma, equilíbrio e jubilo no meio das nossas batalhas, do nosso bom combate.



O Regente Exotérico de 2014 é o 2 de Espadas.

O Regente exotérico é aquilo que podemos chamar do arquétipo, energia que rege a personalidade, o mais externo.
Assim como uma capela e uma religião formam algo externo, e a espiritualidade e uma ligação interna formam algo interno, o Regente Exotérico é a energia mais exterior, mais formal, mais passivel de mutação e mais visivel.

Para 2014 essa tarefa de modelar cabe ao 2 de Espadas.

Esta carta simboliza o fechar os olhos ás emoções, à verdade. Significa proteger-se da verdade, proteger-se de fazer escolhas, não fazer nada, estar preso ás suas concepções.

E ao fugir da verdade, ao manter-se neutra isso vai corroer a alma do ser. Parece quase oposto à ideia de não se imiscuir no mundo, não é ? Neste caso é uma fuga à realidade, uma fuga à sua Missão no mundo, o não querer ver, o fugir da Dor.
Assim podemos esperar aspectos tensos no ano que se aproxima. É um ano de continuidade como já reparámos, e esta carta pode demonstrar que o Homem ainda não consegue fazer as Escolhas da Sua Alma.
Em 2013 tal posição de Regente Exotérico cabia ao 9 de Paus que simbolizava estar na defensiva, controlar, achar-se superior...Aqui vemos algo Mais profundo - De algum modo o homem de 2013 já viu algo MAS agora fecha-se para não ver, não sentir, não perceber....


O Regente Esotérico de 2014 é :  O Carro

Alguns atribuem um atributo demasiado estereotipado ao Carro - o da formação do Ego, do quero, posso e mando.

Discordo, e além disso nesta posição o Carro tem uma visão completamente anti-Egoica. Aqui ele simboliza o triunfo, a vitória, a Vontade da ALMA.
Isto mostra que a sua alma este ano não se vai conformar com paninhos quentes e uma ou outra coisa que faça para compensar a sua desconexão com a Vida e com os planos Internos.
E esta pode ser a sua Verdadeira batalha - a sua fuga, a sua brincadeira de não querer ver, escolher e decidir contra a Força, a Vontade e os desígnios de acção da Alma.

Chegou a hora de viver....e doa por onde doer a sua Alma vai manifestar-se profundamente. Terá emoções estranhas, vai chorar ao som de uma música, vai sentir sensações, vai fazer coisas que a sua Razão vai dizer - Stop, pára, não...

E esta vai ser a batalha - ou segue a Alma e ruma com toda a força, deixando o peito brotar, as emoções sairem e viver o que tem de ser vivido, ou vai sofrer os maiores constrangimentos em si próprio e na vida...até porque os seus maiores Desafios e Medos vão estar espelhados nos outros e nos eventos da prórpia vida de modo a espicaca-lo a VIVER.


E o que dizer do Karma para 2014 ?

A Carta do Karma é .....................o 7 de Espadas.

Possivelmente a grande lição para o ano que vem é - Ou Resolva as situações ( problemas, indecisões, etc) ou Não faça nada porque não existem meios termos.

Tentar amenizar as coisas com panos quentes não é o propósito da Temperança, mas sim equilibrar a Vida Verdadeira, longe do apego. Aqui pelo contrario, temos o 7 de Espadas que vem fazer acções súbitas, ideias que acham que vão resolver alguma coisa e na verdade não resolvem nada, possivelmente até complicam.

É possível também que se sinta imensamente só durante o próximo ano e como tal pode ter que resolver assuntos relativos a sua vida Amorosa e ás suas amizades. 

Não fuja dos problemas, não fuja das situações, o que quer que surja é para você resolver.

Cuidado com a astúcia, com a ideia que pode enganar a sua Alma, tudo isso leva-lo-a a simplesmente ter uma congestão nervosa, além de acumular mais karma e pressão.



2014 é um ano de lutas...lutas na vida, lutas pelos sonhos, lutas entre o que queremos e o que podemos, lutas entre a nossa alma e o nosso ego, lutas para conciliar as coisas....Enfim um ano cansativo.
Como conselho deixo-lhe uns textos e um comentário pessoal -
Talvez chegou a hora de Viver a Vida, sem dramas, sem problemas, apenas libertando a sua Vontade mais interna....se a sua alma lhe manda ir viver para os Himalais, vá, se tem que deixar o marido, deixe, se quer experimentar coisas novas, experimente........porque Ninguém o Fará por SI.



Nenhum sistema ou escola pode fazer pelo ser humano o trabalho que ele tem de fazer por si mesmo.
Gurdjieff

Quantas coisas perdemos, por medo de perder.
Paulo Coelho

Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela.
O seu passado passou....viva o Agora.
Esqueça o que os outros lhe fizeram, porque se passar o tempo a pensar no que fez mal no passado ou no que lhe fizeram de mal voce esta a tirar responsabilidade á sua vida, bem como a não aproveitar o presente.
Realize os seus sonhos. Faça o seu coraçao vibrar.
Deixe a depressão ir embora tomando uma atitude activa em direcçao ao seu sonho no presente.
Só quem sonha vive. Se não sonha já de deixou abater pelo social, pelo futil, pela apatia.
Acorde.
Acorde da apatia.
Lute pelo que quer.
Lute pelos seus sonhos.
A sua vida é um caderno  quase em branco e voce tem apenas 2 opções : ou revê constantemente o que fez e lhe fizeram de mal no passado ou Constroi uma historia nova para si.

Paulo Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...