domingo, 10 de março de 2013

Sobre as amizades que se desfazem




''A amizade tem um valor reorganizador inestimavel. (...) Muitas vezes perdemos amigos de longa data, em relação aos quais a Lei da Atracção deixou de funcionar. Já não existe energia a unir-nos : não comemos a mesma comida, não lemos os mesmos livros, comportamo-nos como a Baleia e o Urso Polar, que habitam o mesmo planeta e nunca se encontram.''

in A Presença Invisivel, de Maria Lisete Soares


Este trecho que abri ao acaso no pequeno ''Grande'' livro de Lisete Soares, veio quase em sincronia com uma conversa com a minha amiga Verónica sobre amigos que perdemos ao longo do tempo.
Creio que neste momento tenho os amigos que devia ter.
Sempre fui justo para com todos os amigos ? Creio que não, houveram alturas em que o que Eu achava que era o melhor para eles, nem sempre o era, era o melhor para mim, para a minha solidão, para colmatar a falta ou opinar.
Com muitos outros foi precisamente o contrario, senti que quando eu estive presente eles deixaram de estar, quando eu ajudei, quando eu precisei desvaneceram-se.
Mas é assim a energia da Vida.

Como refere Lisete Soares um pouco mais á frente : '' O amigo quer sempre o melhor para mim, seja qual for a forma que isso tome: talvez ir para o estrangeiro e nunca mais nos vermos.''

Muitas vezes insisti em continuar amigo de muitas pessoas que interiormente já pouco me diziam, ou por pessoas que apesar de gostar delas já não havia verdadeira ligação. Muitas delas fiquei apenas com a marca de uma boa amizade num tempo que passou, com outras a magoa de terem deixado de funcionar.

Algumas amizades tiveram que ser extirpadas de mim - porque estava apenas a conservar uma amizade terminal ligada á maquina, ou porque me estavam a contaminar a mim mesmo, ou porque simplesmente percebi que não era um amigo mas alguém que como Judas nos traia.

De algumas pessoas ainda guardo algum rancor e raiva. Mas sou franco comigo mesmo e sei que no fundo tenho pena dessas amizades terem terminado assim.

Actualmente as minhas amizades mudaram, existem algumas que apesar de perenes dão se em cada vez menor numero, e outras que florescem.

A propria vida é mudança.
Há que aceitar isso.
E no final fica apenas o mais importante ...o Amor.
Porque no fundo nunca deixamos de amar ninguem....


Dedicado aos meus amigos do coração.
E tambem aos meus outros amigos que no fundo ainda continuam cá, por maior que seja a magoa, a raiva ou a distancia.
Obrigado a ambos pela lição!

1 comentário:

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...