quinta-feira, 15 de março de 2012

Microdose de Fluoxetina como tratamento de Depressão

Um Estudo clínico coordenado pela Universidade de Zacatecas, em pacientes com depressão ( Grau 2 - moderada) com microdoses de Fluoxetina foi publicado no fim de 2011.

60 pacientes cuja medicação anterior fora ineficaz ou pouco eficaz, foram divididos em 3 grupos - 25 pacientes fizeram microdoses de Fluoxetina (0,06 miligramas por dose), 4 x por dia.
20 pacientes com Fluoxetina 20 mg por dose 2x ao dia.
E 15 pacientes com placebo.

Apos 16 semanas houve uma melhoria em 32% dos pacientes a fazer Fluoxetina ( 6 pacientes de 20), 29%  nos pacientes a tomar placebo (4 pacientes de 15) e de 43% nos pacientes em microdoses ( 10 pacientes de 25).

7 dos pacientes no grupo Fluoxetina descontinuaram devido a efeitos secundarios ( dores de cabeça, impotencia, sonolencia, alteraçoes hepaticas), versus um paciente no grupo placebo ( relatou sonolencia excessiva) e um paciente no grupo microdoses (excitaçao exacerbada).

Provou-se que Microdoses são seguras e potencialmente mais eficazes que a dose padrao, alem de ter menos efeitos secundarios.
 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentario - achei curioso usarem a Fluoxetina em doses quase homeopaticas, e relatarem melhorias. Tecnicamente não sao grandes melhorias em termos estatisticos 10%.
Gostaria de potencialmente testar, ja que em Cuba e no Mexico ja usam essa metodologia ha bastante tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...