domingo, 2 de janeiro de 2011

Resistencia a medicaçao pode nao ser o que se esperava



Um novo estudo vem por luz no caso de resistencia/ failure da medicação oral, em especial anti-depressivos, antibioticos, anticoagulantes, etc.....

Em camundongos admnistraram alimentos de forma a criar prisao de ventre cronica ( com menos de uma dejecção diaria). Apos isso deram aos mesmos medicaçao anticoagulante. Apos uma hora o medicamento teve um pico de absorçao ( 25%) vs (20%) no grupo normal.

No entanto com o tempo, apos 12 semanas os ratos tratados de forma a ter prisao de ventre apresentavam um ratio de absorçao de 10% vs 30% no grupo controle.

O estudo voltou a testar o mesmo com medicaçao antidepressiva. Aos ratos com obstipação a medicaçao que a inicio era eficaz em 58% dos mesmos, tornava-se eficaz em apenas 15% deles.

Ao mudarem a dieta dos mesmos, e fazerem desintoxicação do figado/intestino, os ratos tratados com a medicaçao antidepressiva obteram uma absorçao e eficacia de 40%, ou seja uma melhoria de 25%!!

Num estudo com humanos com obstipação e/ou doença do intestino inflamado, que tomavam antidepressivos, apesar de mostrarem ao momento da ingestao uma absorçao de 37%, caiam para 20% na segunda hora e 10% nas horas restantes ( absorçao total de 67%)
Num grupo controle sem problemas intestinais ou de figado, no momento da ingestao houve uma absorçao de 30%, seguida 1 hora depois para 29%, e 25% nas horas restantes  ( absorçao total de 84%)

No entanto no fim do estudo 40% pacientes do estudo apresentavam resistencia/falhanço da medicaçao antidepressiva, mesmo tendo mudado de medicaçao, ao contrario de 19% dos pacientes controle.

Isto pode significar que muitos casos de resistencia/ falhanço nao se devem apenas a resistencia dos orgaos-alvo,mas tambem a ma absorçao da medicaçao, que chega em doses baixas...

O Intestino é um orgão responsavel pela absorção dos nutrientes e outras substancias, como por exemplo medicamentos. Deve conter muitas fibras, bacterias beneficas e agua para poder funcionar bem.
Para desintoxicar o orgao podem-se usar enemas de camomila ou café, e uma dieta rica em vegetais, frutas e sementes.

O Figado é o grande Metabolizador do organismo, recebendo os nutrientes e substancias que o intestino lhe entrega ( alguns ja metabolizados por enzimas digestivas), e transformando-as de modo a serem bem assimiladas e nao causarem dano ao organismo.
 Nao é so o alcool que sobrecarrega o Figado, mas tambem substancias quimicas medicamentosas, certos alimentos em exagero, etc .
Os enemas de cafe podem ajudar, mas o ideal é uma dieta saudavel com muita alcachofra e cenoura, bem como tisanas ou extractos de Cardo Mariano, Alcachofra ou Borututu.

Quem sabe se podemos aumentar a eficacia da medicaçao ao desintoxicarmos o organismo. Creio que depois de uma desintoxicação, todo o corpo sente melhorias, maiores ate que a medicaçao!

Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...