quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Time and Tide

Taste and smell of summer...in Spain.....**1✿A><MENTION OF HONOR 9-2011**....Sabor y perfume de verano en España........by Elena Belloso.départ pour la pêche

De vez em quando há uma especie de nostalgia misturada com desapontamento que nos torna um pouco mais amargos. Hoje foi o meu dia.

Talvez seja o fim do ano. Mais um.
Como se de repente a força dos numeros, os anos, tudo isso despertasse um sentimento de velhice e ao mesmo tempo de tristeza por tudo aquilo que o ano foi, mas em especial pelo que não foi.

Assim chegamos a uma semana mais nas nossas vidas, permeadas dos mais que caquécticos eventos do costume. Não me diz nada a passagem do ano!
Que sentido tem na minha vida?
Qual o sentido de abrir uma garrafa de champagne num dia que nao farei particularmente nada de especial?
Para celebrar o que?

Deixei as passas, os terços, os cristais, os rituais, as notas no bolso, o levantar com pé direito....
Os melhores anos que tive foram anos em que abandonei tudo isso, e passei a ser um pouco mais hedonista e a Viver mais.

Mais um ano se avizinha.
Cansei das tretas New Age, das conspirações reptilianas ou kafkianas, de inúmeras coisas pseudocientificas que continuam a pulular pelo Facebook. Cansei-me a politica, dos políticos de chinelo, das mudanças que queremos que o mundo faça sem mudarmos nós mesmos.

Talvez seja a maior de todas as verdades - Nada pode vir a ti se tu não te dispuseres a isso!

Obviamente a fé e alguma sorte são importantissimos. Mas tens que ser tu a desembainhar a espada, tens que ser tu a cortar as amarras, tens que ser tu a Criar a tua vida.

É aqui que aquiesce também  algum conhecimento.
Existem em mim duas forças, não me apetece chamá-las os nomes comuns.
Um representa a minha sombra, os meus desejos, a minha maldade, o meu desejo de riqueza, de poder, de vingança sobre quem me magoou, sobre até mim mesmo.
O outro representa tudo o que sonho, uma paixão definitiva, uma profissão de sucesso, poder e saude, estabilidade para a minha vida e todos os que amo.

São lindas, mas são falsas. São apenas o Ego, quer uma quer outra.
O Eu que se quer vingar e o Eu que quer sucesso são um e o mesmo.
São feitos de tecidos diferentes, mas o padrão qual espelho invertido por muito diferente que pareça é Igual.

Se formos por esta optica, os nossos sonhos, aquilo que Almejamos é uma falsidade.
Essencialmente porque grande parte deles não são sinceros, advéem da nossa historia, da nossa vida e em especial da nossa CARÊNCIA.

Bem no fundo de nós mesmos existe sim uma Verdade, bem mais desconfortavel que as razões que apregoamos - temos medo de mudar!
E bem abaixo disse existe a nossa Essência, que quer um sonho bem mais simples, que não quer nada, nem precisa do mundo, não precisa Exclusivamente dos outros sejam eles amores ou amizades. É uma sensação de estar completo, um sentido Real, mais real que as ilusões que nos enganamos diariamente.

O Tempo e o mar são alicerces dessa Realidade Eterna interna.
O tempo que nos mostra que um dia toda a forma cessa....e a propria missão tambem.
Um dia olharemos para trás com mágoa do que deixamos de fazer, do que tememos fazer, e até do que não amamos devidamente.
E o mar que é uma representação do Eterno mostra-nos que o essencial é invisível aos olhos, que sucessos virão no meio de desafios, e que cada dificuldade terá uma bonança.

Abandoned barque


Quando você partir, em direção a Ítaca,
que sua jornada seja longa
repleta de aventuras, plena de conhecimento.

Não tema Laestrigones e Cíclopes
nem o furioso Poseidon;
você não irá encontrá-los durante o caminho,
se você não carrega-los em sua alma,
se sua alma não os colocar diante de seus passos.

Espero que sua estrada seja longa.
Que sejam muitas as manhãs de verão,
e que o prazer de ver os primeiros portos
traga uma alegria nunca vista.
Procura visitar os empórios da Fenícia
e recolha o que há de melhor.
Vá as cidades do Egito,
e aprenda com um povo que tem tanto a ensinar.

Não perca Ítaca de vista,
pois chegar lá é o seu destino.
Mas não apresse os seus passos;
é melhor que a jornada demore muitos anos
e seu barco só ancore na ilha
quando você já estiver enriquecido
com o que conheceu no caminho.

Não espere que Ítaca lhe dê mais riquezas.
Ítaca já lhe deu uma bela viagem;
sem Ítaca, você jamais teria partido.
Ela já lhe deu tudo, e nada mais pode lhe dar.

Se, no final, você achar que Ítaca é pobre,
não pense que ela lhe enganou.
Porque você tornou-se um sábio, e viveu uma vida intensa,
e este é o significado de Ítaca.

Constantino Kavafis

Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...