Por não terem ideais, os animais não são neuróticos, tornam-se com a 'ajuda' humana. Por não terem ideais, as árvores não são neuróticas. Elas não estão tentando se tornar algo diferente. Elas estão simplesmente desfrutando tudo o que elas são.
Você é você. Mas, em algum lugar, lá no fundo, você deseja se tornar alguém especial, um santo, um Buda ou um Jesus e, então, você fica girando em um círculo que nunca termina. Perceba o ponto: você é você. E o todo, ou a existência, deseja que você seja você.
É por isso que a existência o criou; se não, teria criado um modelo diferente. Ela quis que você estivesse aqui neste momento. Ela não quis que um santo, um Buda ou um Jesus estivesse aqui em seu lugar. E a existência sabe melhor, o todo sempre sabe melhor do que a parte.
Então, simplesmente, aceite-se como você é. Se você puder aceitar-se, aprenderá o maior segredo da vida e tudo o mais acontecerá por conta própria. Simplesmente seja você mesmo.Não há necessidade de se elevar às alturas; não há necessidade de estar em uma altura diferente daquela em que você já está; não há necessidade de ter uma outra face. Seja simplesmente como você é, em profunda aceitação e, então, acontecerá um florescimento e você se tornará cada vez mais você mesmo.
É isso que eu chamo de abandonar-se. O abandonar-se não é um esforço que você possa fazer. É uma compreensão de que eu sou eu e os outros são os outros, e é sem sentido tentar se tornar alguém diferente do que eu sou. Isso cria uma tensão na mente; isso cria preocupação.
Uma vez que você abandone a ideia de tornar-se alguém, não há mais tensão. De repente, toda a tensão desaparece. Você está aqui, luminoso, neste momento, e nada mais resta a fazer, exceto celebrar e desfrutar".
Osho
É óptimo de vez quando ler as palavras de Osho, para nos tranquilizarmos e (fundamentalmente) para confirmar o que é mais importante nesta vida.
ResponderEliminar