domingo, 22 de julho de 2012

Dramaturgia Inteligente



Ou seja, não é o caso da Ficção portuguesa.

Não falo apenas das novelas, mas também das series, telefilmes e programas. Existe um marasmo criativo tremendo. Shows de canções que se repetem desde Operações Triunfo, Idolos e programas de Dança, sem contar com a multitude de Big Brothers mascarados ( Quintas, Casas de Segredos, Circos...).
As Telenovelas, a materia prima por excelencia das televisoes portuguesas, são no mínimo deprimentes, feitas para o marketing e esssencialmente Aborrecidas e Previsíveis.

Episodios interminaveis, com metade do episodio sendo uma repetição do dia anterior, e mais de 300 capitulos numa novela, que é BEM LONGE dos 221 capitulos da INFINDAVEL novela brasileira Terra Nostra.
Mais de 1 ano de novelas, que esgota a paciencia de qualquer, por melhor que seja o escritor ou o guião. Essencialmente porque as novelas sao escritas como uma formula fechada - mal se inicia e já sabemos o desfecho dos protagonistas, revelando Mediocridade, e Previsibilidade Extrema.

A formula Morangos parece que se encerra. Ainda bem, porque apesar de mudarem as caras, aquilo era uma repetiçao do mesmo - marketing da puberdade americana, tabus que são falados mas que não sao compreendidos, roupas e acessorios com olho po marketing, etc.

As novelas da noite sao tambem minimamente enjoativas. Por um lado a culpa de alguns actores que são mediocres, mas tambem por representarem papeis muito proximos ao habitual - O Bonzinho, a Princesinha Boa, o Mau, a Má, os parolos....

As mudanças, os macguffins, os cliffhangers, o suspense, a surpresa, os twists sao na maior parte das vezes pouco usados, e quando são não Têm um papel preponderante na historia. O Bonzinho leva um tiro....mas o público já sabe que ele sobrevive.

As series são de meter dó. Existe nos EUA e em outros paises europeus, a cultura de haver series e filmes por temas - Terror, Comédia, Romance, Thriller, Animação, etc .....em Portugal não existe.

Podemos referir algumas obras interessantes - Ballet Rose, O Tal Canal, Residencial Tejo, etc, mas sem grande peso na ficção.

Ora quando vem o Director da TVI a dizer que a mesma faz muita ficção, só tenho vontade de rir.
Obviamente Tv decadente reflecte um povo mais ignorante, mas o papel da Tv devia ser tambem o de reforçar a aculturaçao popular, o que raramente acontece.

Rui Vilhena e Antonio Barreira têm sido alguns exemplos de uma ficção mais avançada, mas mesmo assim, não chega.
Ha que encurtar a duraçao das novelas. No Brasil ja nao ultrapassam os 9 meses.
Há que ser inovador e não ter medo de mexer nas personagens. O meu professor de guionismo dizia - Sin cambio, no hay ningun personaje, no hay pelicula!!

Não é que nos EUA a ficçao seja perfeita, mas consegue ser arrojada. Nem que seja nas primeiras temporadas, que o diga True Blood, Lost, Modern Family ou Miami Vice....



1 comentário:

  1. Escusado serám dizer que eu concordo com o que disseste. Um único senão é que nos EUA eles fazem séries a um nível industrial e com outros meios que aqui apenas podemos ter em sonhos.

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