sábado, 2 de julho de 2011

Espanha

Fields of  Castilla XXX - Toro, ZamoraA primeira vez que fui a Espanha, a primeira impressão que tive foi que as nuvens eram mais reais que as nossas, como puro algodão doce que se nos esticassemos um bocadinho podiamos tocar.


As planicies aridas da meseta espanhola eram encanto para mim.

Mais tarde, por outra ocasião atravessei a fronteira pelo rio Guadiana.
Espanha era do outro lado do rio. Uma vila calida ao fundo, um barco afundado na sua margem, uma fugaz capela que foi delirio das minhas historias.
E Ayamonte era perfeita naqueles dias. As praças enfeitadas, as ruas tapadas de lençois e flores, as lojas, os declives, as igrejas em silencio e um calor seco. Uma nova Évora para mim.

Conheci Córdova as 5h da manha dum expresso que me levava a Granada. Um jovem chinês vindo do Porto desembarcou sozinho, ali no meio do nada......
Cordova as 5h da manha, num canto de camionetas é um nada.

Granada foi para mim um experiencia inebriante. O calor  seco já habitual, as ruas cálidas de um rumor efervescente, um espirito de La movida com a tradiçao alentejana dum dolce fare niente.
Granada é um local cultural. Ate nas ruas sombrias do jardim botanico se sente a cultura, bem como nas ciganas que dao alecrim e lêem a mão... O Albaicin e o Alhambra sao duas joias preciosas, talvez as mais belas de Espanha.
O primeiro é um bairro lindissimo - ruas calmas, festas tradicionais, igrejas enormes e vazias, e uma vista do palacio do Alhambra que nos permite até ver a Sierra Nevada.

As dezenas de excursões que fui só me apresentaram uma Sevilha raiada de sangue.
Como uma pedra ópaca que chamava por mim, fazendo me rasgar a alma e sentir algo estranho....quase uma nacionalidade perdida.

E a música de Alberto Iglesias que me fazem prostrar na Praça de Espanha em Sevilha como se tivesse a te um éxtase ou um orgasmo da alma.

Madrid foi o local onde tive mais tempo até hoje - cerca de 3 meses.
Mas Madrid apesar de ser cosmopolita tem ainda esse ardor espanhol.
Tenho saudades de quando ia ter aulas e tinha que atravessar a cidade para ir até á periferia. Ver as caras, os locais....
Se fosse hoje teria ido ainda mais além.

A minha face mais materialista perdia-se horas na FNAC gigantesca, ou a deambular pelas ruas....

A Anabela acha que devo ter tido alguma vida passada em Espanha, pois só isso responde á minha sensibilidade por locais e temas espanhois.

Mas há mais para conhecer, mais sensações, mais emoções, que esperam por mim como o mar espera pelo rio.......porque fugi sem me despedir...


Accitania-Guadix - Guadix, Granada
reflections of the Alhambra - Granada, Granada
Agave and sheep - Las Negras, Almeria
Overview city Moguer - Moguer, Huelva
Ronda tour II - Ronda, Malaga
Church of the Salinas II - P.N. de Cabo de Gata-Nijar, Almeria
Colomares Castle IV - Benalmadena, Malaga
LONG AND WINDING ROAD - Ucles, Cuenca
''Eu quero que sejas, Peregrino um vivo modelo do homem de amanha...''

1 comentário:

  1. Eu axo k ela tem razao - deves ter uma alma espanhola.
    só tu para apaixonares pelas mesetas, por andares perdido, por veres locais e sentires os mesmos na tua alma.
    alma de escritor. isso ja sabes....

    Abraço e escreve....muito

    ResponderEliminar

25 de Abril

 Parece que Alzheimer invadiu a mente de grande de parte dos portugueses, tendo muitos repudiado o dia da Liberdade e aplaudindo ditadores e...